27 de out. de 2016

Avaliação Descritiva - Modelo


Porque avaliar? Para que avaliar? O que avaliar? Como faço para avaliar?


Essas são perguntas frequentes e por vezes um bicho de sete cabeças para muitos professores e principalmente iniciantes na área da educação.

Bom, para início de conversa a avaliação na educação infantil é fundamental, ela serve para diagnósticar e também para descrever o aluno de acordo com a sua idade e sua evolução dentro das atividades e habilidades em sala de aula, seja atividades individual como recortar, colar, ou em grupo, como participar e interagir nas brincadeiras e atividades de rotina. O professor nesse processo é parte fundamental para uma boa avaliação dos seus alunos, por isso é tão importante conhecer o aluno e também os seus pais, para que durante seu desenvolvimento ensino/aprendizagem seja crescente e gradativa.



Não devemos nos ater a conteúdos metodológicos e provas sistemáticas, afinal, estamos ensinando crianças! O olhar do professor deve estar voltado ao desempenho e ao bem estar da criança durante suas atividades lúdicas e psico motoras.


O professor deve estar atento a todos os detalhes do desenvolvimento da criança, se segura a tesoura com firmeza, trabalha melhor a mão esquerda, todos os detalhes são importantes durante a avaliação descritiva, assim, ao final de cada bimestre, semestre, ou ano, o professor terá uma visão geral do desenvolvimento do seu aluno e os pais terão noção de seu crescimento social, motor e individual durante todo o ano letivo.


Hoje em dia, todas as escolas de Educação Infantil fazem a avaliação descritiva, é a maneira mais segura e concreta de avaliar o aluno quanto ao seu social, emocional e psico. A partir de nossas avaliações podemos também ter uma visão geral do desenvolvimento da criança dentro do âmbito escolar e desenvolver novas atividades para auxiliar a criança a melhorar e aprimorar suas habiliades ainda não tão bem dominadas, como por exemplo, sua coordenação motora, ou suas habilidades artisticas, ou sua lateralidade.



Fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br




Abaixo deixo para vocês um modelos de avaliação descritiva para o professor. 
Esses modelos não são de minha autoria, foi enviada ao meu email e os créditos são de Simone Helen de Andrade, seu blog:http://simonehelendrumond.blogspot.com/


[clique na imagem para ampliar]
















2 comentários:

  1. obrigada por me oferecer um modelo completo de parecer de aluno de AEE. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante desse material apresentado por vc, é de grande valia ajudando muito na descrição do caso e serve de exemplo para vários outros. Parabéns

    ResponderExcluir

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves