Rotina: fundamental para o desenvolvimento
da autonomia da criança
A rotina, acredite, é de suma importância na vida de uma criança. Quando bem estruturada, ou seja, organizada em uma sequência de atividades, incluindo direitos e deveres, ela cria vínculos afetivos, transmite segurança, garante saúde e educação, incorpora ganhos psíquicos fundamentais para a aquisição da autonomia, base para a vida.
Quando os pais ou responsáveis pela criança criam essa rotina, na verdade estão ajudando-a a aprender a dividir o tempo, estabelecendo prazos e horários para as atividades diárias como: horário das refeições, hora de acordar e dormir, tomar banho, estudar, brincar entre outras.
Assim, os pais oferecem tranquilidade e confiança e a criança não se sente tão ansiosa, pois para ela o tempo é algo complexo e abstrato. Através da sua rotina ela antecipa o que irá acontecer e adapta o seu comportamento à tarefa seguinte, como por exemplo: sabe que antes do jantar deve tomar banho ou que ao acordar deve tomar café da manhã e depois estudar.
Sem dúvida, uma contribuição valiosa para o desenvolvimento emocional da criança.
A rotina auxilia também a desenvolver a organização. A criança externamente organizada, conseguirá também se organizar internamente. Portanto, quanto mais nova, maior importância se faz estabelecer os rituais rotineiros.
Uma família desorganizada, com horários irregulares, onde as refeições são servidas em horários diferentes, o banho e a hora de dormir não seguem nenhuma regra; forma crianças inseguras e desorientadas.
A criança não se alimenta direito, dorme a hora que quer, deixa de tomar o seu banho e de escovar os seus dentes, o que pode levar a problemas de saúde como desnutrição e obesidade. A criança fica irritada, chata e se porta inconvenientemente. Saber o que tem para fazer fará com que a criança cumpra suas obrigações sem que os adultos precisem lembrar de fazê-lo, torna-se habitual, automático.
A rotina é um dos aspectos principais para o desenvolvimento da autonomia da criança, já que torna-a mais segura de si e propicia um espaço saudável para o crescimento de uma sólida autoestima. Neste cenário, é importante que ela possa ter autonomia para escolher o que quer fazer, eventualmente, dentro da própria rotina. A medida que ela vai amadurecendo, deve ser estimulada e concedida cada vez mais autonomia.
Desta forma, pais e responsáveis estarão contribuindo na formação de cidadãos responsáveis e confiantes, do contrário, jovens e adultos com excesso de atividades, mais expostos ao estresse, inseguros e ansiosos, porque não tiveram a oportunidade de aprender a coordenar e administrar a vida.
Pode não parecer ou a criança não consegue muitas vezes expressar de forma clara, mas ela adora manter uma rotina estruturada, pois representa segurança!
A rotina pode e deve ser quebrada: quando?
Da mesma forma que a rotina é saudável por oferecer segurança para a criança, a quebra na rotina também o é, desde que a família comunique a criança o que mudou e o real motivo pelo qual está fazendo algo diferente do habitual e que ela entenda essa mudança de planos. Uma viagem, visita ou compromisso podem justificar essa quebra na rotina.
Esta flexibilidade é importante, pois auxilia na construção da tolerância e frustração, mas não deve virar regra, lembrando que o objetivo de se estabelecer uma rotina é gerar segurança e previsibilidade para a criança.
No período de férias escolares a rotina dos horários de refeições, banho, acordar e dormir deve ser mantida justamente para a manutenção externa e interna da organização da criança. Porém, com a ausência das atividades escolares, outras atividades podem ser combinadas e organizadas junto com a criança, como: dia da pintura, filme, brincadeiras, música, visita a feira livre, parques entre outras.
Não é difícil. Seja persistente com a criança e consigo mesmo. Em pouco tempo os benefícios serão visíveis e a criança mais tranquila, segura e feliz.
Patrícia Maria de Oliveira
Psicopedagoga Clínica e Escolar
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