8 de jul. de 2015

O uso do ALINHAVO na prática Psicopedagógica


O alinhavo é um recurso muito utilizado na Clínica Psicopedagógica por ter como objetivo desenvolver a coordenação motora fina e coordenação viso-motora por sua exigência bimanual, estimular a orientação espacial e a lateralidade melhorando o tônus muscular.

Recomendada para crianças com dificuldades de concentração, atenção e coordenação viso-motora, um trabalho direcionado à habilidade cognitiva da atenção. Estimula a criatividade e auxilia no aprendizado.
A atividade pode ser desenvolvida de forma tradicional com figuras impressas no papel cartão ou pranchas em madeira, em figuras desenhadas pela própria criança, plastificadas e perfuradas no seu contorno ou adaptadas à materiais diversos como caixas vazadas, peneiras, escorredores, tornando a atividade mais desafiadora e criativa.

Inicialmente, recomenda-se trabalhar o alinhavo de forma orientada e, aos poucos, variar na forma e ampliação dos desafios, alternando o material. De acordo com o objetivo da proposta de trabalho com a criança e suas necessidades, é possível trabalhar o alinhavo associando a outros conhecimentos como: formas geométricas, números, letras, animais, meios de transporte.

 


A atividade também auxilia na reabilitação de adultos com dificuldades de concentração e coordenação viso-motora.

                                                    Patrícia Oliveira

                                                                             Psicopedagoga Clínica e Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário