6 de abr. de 2020
Sonho de Talita
A Cartilha é apenas um roteiro para que o professor não se perca em sua alfabetização.
Ela pode perfeitamente se adequar aos projetos sugeridos pela Direção e aos projetos trabalhados na escola se tornando assim algo atual e dinâmico.
Ela é formada de histórias que trabalham o imaginário da criança e estas histórias podem ser criadas por você e sua turma trabalhando sempre com os personagens da cartilha em diferentes histórias e momentos por que passa a escola (festas, movimentos e projetos)
Sonho de Talita
Era uma vez uma menina muito esperta, ( aqui você acrescenta as características que você achar necessárias para trabalhar com seus alunos: levada, obediente etc.)
Ela gostava muito de brincar com sua boneca que se chamava Dadá.
Corria de cá para lá sempre levando sua boneca (pode comparar com a Mônica e seu coelhinho).
Um dia ela foi brincar perto de uma árvore no quintal e sentou à sombra da árvore e depois de um tempo adormeceu.
de repente ela foi acordada por uma agitação enorme vendo 5 coelhinhos que pulavam cheios de alegria. Ela deu um salto e os coelhinhos pulavam e giravam e perguntavam quem era ela.
Ela se assustou por ver um coelhinho falando e eles explicaram que ela estava no Mundo Encantado dos Bichinhos e lá todos falavam e começaram a se apresentar.
Coelhinho A: Sou esperto e fico sempre de boca aberta e tenho uma orelhinha caída aaaaa - o professor deve enfatizar o movimento da boca e mostrar que para falar seu nome preciso ficar com a boca aberta.
Coelhinha E: Ela é uma coelhinha bem vaidosa, tem sempre um laço no pescoço e os outros coelhinhos ficam sempre dizendo: Ela é bonita ou não é? e os outros respondiam: é...- O professor enfatiza da forma que achar necessário e segue apresentando as outras vogais:
Coelhinho I: está sempre assustado e receoso diz sempre iiiiii
Coelhinho O: Sempre guloso e redondo e admirado: OOOO
Coelhinho U: Sempre assustado e choroso, chora sempre: uuuuuu
Assim o professor enfatiza diversas atividades com seus alunos. Eu costumava fazer o cartaz com estes desenhos e dizia a uma criança para ficar perto do A, perto do E e assim por diante sempre visando a fixação. Fica a critério do professor passar as diversas formas da escrita: cursiva, maiúscula, minúscula. Eu dizia que assim como temos várias roupas: de ficar em casa e de sair para festa, assim também os coelhinhos e apresentava suas diferentes formas.
Não precisamos demorar nesta fase pois a cartilha trabalha primeiro apresentando as consoantes com A, o que facilita a assimilação.
Logo depois os coelhinhos verificam que a boneca da Talita não fala e perguntam a Talita porquê. Ela diz que "boneca não fala" mas os coelhinhos dizem que no "Mundo encantado dos bichinhos" todos podem falar e vão chamar a fada.
A fada chega toda iluminada e brilhante e olha para Dadá e sopra sua varinha mágica saindo estrelinhas que vão repousar na bonequinha. Ela sopra fuuuuuuu ( o professor enfatiza o f de fada no sopro para que o aluno assimile que a letra da fada sopra assim ffffuuuuu). Cada professor vai agir como desejar visando a assimilação pelo aluno do som inicial da letra do personagem.
Dadá começa a se espreguiçar e se mexer. Talita fica admirada mas como ela é uma bonequinha de pano molinha e frágil ela fica sem força e começa a falar o nome da Talita mas só consegue dizer Ta, para dizer o nome da Fada ela diz apenas Fa e para dizer o seu nome ela diz Da. - O professor vai trabalhar a sílaba inicial das palavras: TALITA - DADÁ E FADA - TA - DA e FA.
Logo depois aparece ao longe uma agitação e os coelhinhos falam que já vem a Macaca com sua irmã menor a Nanica.
Elas se aproximam e os coelhinhos apresentam a macaca e a nanica para Talita. Elas estão carregando uma saca enorme de bananas e falam com entusiasmo sobre a festa que vai acontecer.
Vocês não sabem? pergunta a macaca, estamos carregando esta saca para a casa do lago para prepararmos a festa que vai haver no Mundo encantado dos bichinhos.
Como a saca estava muito pesada os coelhinhos oferecem ajuda e falam que Talita e Dadá podem ajudar a levar a saca.
O professor deve enfatizar que a saca estava pesada e a Nanica era pequena e não conseguia puxar a saca direito e a saca ia fazendo curvas no caminho (que correspondem a letra S).
Na casa do lago que era muito bonita com uma paisagem linda havia perto um lago onde crescia uma planta bem alta (relacionar esta planta a letra L do lago e como a árvore era bem grande esta letra (para falar o nome dela) precisamos colocar a língua bem no alto da boca.
O professor vai trabalhar todas as consoantes com a: MA, NA, SA, BA, CA, LA
Exercícios diversos precisam ser feitos.
A brincadeira é que a Dadá ainda estava começando a falar e para incentivá-la os coelhinhos brincavam com ela: colocavam perto da casa e ela falava CA, perto do lago ela falava LA e assim por diante.
O professor deve ter sempre o mural para apoio visual com os personagens destacando as sílabas iniciais que irão apresentar as consoantes sempre com A.
O professor não deve demorar muito, depois de fixar bem as sílabas passará para a formação de palavras e escrita sempre enfatizando a história e dizendo a característica de cada personagem:
a Macaca é maior por isso sua letra tem 3 voltinhas.
a nanica é menor por isso só duas voltinhas.
o lago tem uma planta bem alta e colocamos a língua bem no alto da boca
a casa tem uma janela diferente que traça o formato da letra C.
a saca estava pesada e faz curvas na estrada como a letra da saca S
e assim por diante o professor trabalha com seus alunos sempre de forma divertida e agradável.O professor pode adaptar as festividades da escola com os personagens, carnaval, Páscoa, etc sempre colocando os personagens neste cenário inventando histórias divertidas e alegres.
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