16 de jan. de 2020

PARLENDAS, PROVÉRBIOS E CANTIGAS


As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças. Muitas parlendas são usadas em jogos para melhorar o relacionamento entre os participantes ou apenas por diversão. Muitas parlendas são antigas e, algunas delas, foram criadas, há décadas. Elas fazem parte do folclore brasileiro, pois representam uma importante tradição cultural do nosso povo.Nós escolhemos trabalhar uma parlenda muito conhecida das crianças utilizada para a escolha de alguém pra participar de uma atividade. 


UNI-DUNI-TÊ-SALA-ME-MIN-GUÊ
UM SORVETE COLORIDO,
O ESCOLHIDO FOI VOCÊ!




Ainda trabalhando as lendas também, a professora Sônia, que é nossa professora de projetos (ates e literatura) confeccionou com os alunos esse cartaz sobre a lenda do Boto Rosa, utilizando a técnica de mosaico. Eu achei que ficou maravilhoso!!!


Trabalhamos também a música Se essa rua fosse minha... depois os alunos fizeram atividade de recorte (com tesoura) e colagem...ficou fofo!

Se essa rua, se essa rua, fosse minha.
Eu mandava, eu mandava ladrilhar.
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante,
só pra ver, só pra ver, meu bem passar.



Trabalhando o provérbio
CÃO QUE LATE NÃO MORDE.


Cantamos a música A CARROCINHA, trabalhamos a questão do cuidado com os animais, recitamos o provérbio e fizemos a dobradura do cachorro.






Trabalhamos a música Atirei o pau no gato e sua versão politicamente correta (rsrs) Não atire o pau no gato. Além de trabalhar a cantiga, os cuidados com animais, o folclore, estamos introduzindo também a letra G. Em seguida as crianças fizeram a dobradura do gato e desenharam o rosto e corpo do gato, fizemos também a escrita dirigida da palavra gato... Eu achei que ficou super fofo!!! Tanto o gato quanto a letra linda dos meus pequenos...















Trabalhamos a música carneirinho, carneirão.




Fizemos um livro de Cantigas Folclóricas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário