Como eu não conheço meus alunos e essa é a primeira vez deles na escola, eu confeccionei os crachás para eles. Primeiro, porque é fundamental criar um vínculo afetivo com as crianças nos primeiros dias de aula. E, depois, o trabalho com o nome é meu ponto de partida para o processo de alfabetização.
Eu costumo fazer diversas atividades com o crachá e confecciono diversos durante o ano, dependendo do período e dos objetivos. Esse primeiro é de papel e terá um cordão para pendurar no pescoço.
Na primeira semana de aula eu pretendo apresentar os crachás, ler o nome da criança e cantar uma canção ao entregar:
"BOA TARDE ...(nome da criança) COMO VAI? (2x)
FAREMOS O POSSÍVEL PARA SERMOS BONS AMIGOS
BOA TARDE ...(nome da criança) COMO VAI?"
Depois que eles já reconhecerem seus nomes eu apenas mostrarei o crachá e cantaremos a canção enquanto o dono vai buscá-lo.
VARIAÇÃO:
>> O ajudante do dia pode entregar os crachás durante a música.
>> Os crachás ficam distribuídos sobre uma mesa e ao ser chamado durante a música o respectivo aluno vai buscá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário