13 de jun. de 2018

Como melhorar os comportamentos?


Hoje recebi uma mensagem a perguntar se tinha algumas dicas de como melhorar o comportamento dos alunos. Ora aqui está uma pergunta à qual não é fácil responder porque depende muito das turmas que temos à nossa frente. O que resulta com uns alunos poderá não resultar com outros. Por esta razão, o que aqui partilho serão apenas dicas de como fazer para melhorar os comportamentos dos nossos alunos.Para começar é sempre importante haver regras na sala de aula, isto para as crianças terem sempre uma base daquilo que é delas esperado. Na minha opinião, as mesmas deverão ser bem abrangentes, de modo a conseguir incluir nelas todos os tipos de comportamentos, dentro e fora da sala, individualmente e socialmente. Fica aqui o exemplo das regras que tenho vindo a usar, este ano com o tema dos monstrinhos:




Regras disponíveis na *loja do Cantinho*
Tendo as regras bem definidas, o passo seguinte é mostrar às crianças que tudo é melhor se houver bons comportamentos. Como o podemos fazer? Conversando com eles, mostrando que sempre que se portam bem, temos vontade e, sobretudo "tempo", para fazer atividades diferentes como jogos, concursos e outras atividades lúdicas de que tanto gostam. Numa sala de aula, é muito importante o diálogo com os alunos, eles saberem bem o que se espera deles e o que ganham na qualidade do seu dia-a-dia na escola se forem alunos bem comportados.Como eu considero importante realçar os bons comportamentos e corrigir os menos bons, precisamos consciencializar os alunos do seu comportamento. Todos os dias, avalio, em conjunto com eles, o comportamento do dia. Para o fazer, uso o painel dos comportamentos, recorrendo a 5 cores para avaliar como se comportaram ao longo do dia: azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.




Painel do comportamento disponível na *loja do Cantinho*
O procedimento é simples: utilizam-se molas personalizadas com o nome dos alunos que se vão mudando de cor, consoante o comportamento do momento. No início do dia, todos os alunos estão na cor azul. Caso se portem bem o dia todo, mantêm-se no azul. Consoante as ações do aluno ao longo dia, como conversar, distrair-se do trabalho, magoar ou desrespeitar alguém, vão-se baixando as molas. Dependendo da gravidade, poderá baixar-se diretamente para o vermelho. No final do dia, regista-se a cor final do aluno. Tendo em atenção o comportamento geral do dia, ainda podemos alterar a cor se considerarmos que o comportamento que fez baixar a cor foi pouco significativo e pontual. Depois é tudo uma questão de bom senso :)Continuando este trabalho de reforçar os comportamentos corretos e tentar corrigir os errados, o registo do comportamento é uma forma eficaz de mostrar aos nossos alunos como avaliar o seu comportamento. Após a utilização do painel dos comportamentos, no fim do dia, os alunos fazem o registo da cor final no calendário mensal em que pintam o dia de acordo com a cor do comportamento.


Também eu registo as suas cores no meu registo, diariamente.





E finalmente, como forma de incentivar os alunos a tentar ter o azul que é mesmo para o comportamento exemplar, preparei uns cartões individuais para cada aluno. Neste cartão do tema dos monstrinhos, por cada 3 dias de comportamento "azul", os alunos ganham um furinho numa estrelinha. Há várias imagens nos cartões e eles têm adorado ver o seu furinho como recompensa do bom comportamento. Quando o cartão estiver completo, os alunos ganham um miminho (uns autocolantes bem bonitos, um lápis personalizado,..., e ainda um diploma de bom comportamento.) É, sem qualquer dúvida, uma forma de recompensar quem se porta bem e merece ter o seu comportamento realçado.





Todos estes ficheiros (registos e cartões, encontram-se disponíveis na Unidade do comportamento, na loja do cantinho.
Também quero partilhar mais uma ferramenta muito boa: a app ClassDojo.



Trata-se de uma aplicação que podem usar no computador, no tablet ou até mesmo no telemóvel.que, para quem usar o computador diariamente, ou o tablet, pode facilitar bastante a gestão dos comportamentos na sala de aula. Funciona da seguinte forma: sempre que um aluno tiver uma atitude positiva que consideramos digna de ser registada, recompensamo-lo com 1 ponto e se for caso de uma atitude negativa a registar, atribui-se um ponto negativo. E tudo isto apenas com um clique! 




Podemos nós mesmos adequar os comportamentos conforme os que quisermos usar nos nossos registos. 
Já assim, a aplicação é de louvar mas ainda há mais benefícios na sua utilização. Podemos facultar tanto aos pais como aos alunos códigos com os quais eles podem aceder ao relatório do comportamento do aluno, estando lá todos os comportamentos registados, permitindo ainda colocar notas para os pais (não sei se o inverso é possível pois ainda não experimentei). 
Somando a todas estas potencialidades da aplicação, ainda podemos fazer um "jornal" da turma, publicando fotos e pequenas notícias da turma para os pais poderem ver e comentar.
Por último, e com muita sorte, o tema da App é... os monstrinhos! Cada aluno pode configurar o seu monstrinho ao seu gosto na aplicação para alunos! Podemos no entanto, adicionar outras imagens ao nosso gosto. Eu no ano passado inseri os piratas, pois era o meu tema.

E o que fazer quando lidamos com comportamentos pouco agradáveis com um colega mas que talvez não justifique castigo. Penso que todos já se depararam com situações destas. Nem sempre sabia o que poderia fazer nestas situações, arranjando sempre ideias um pouco em cima do joelho. Decidi pôr mãos à obra e ver se conseguia descobrir por aí uma ideia que pudesse ser o meu recurso nestas situações. E encontrei num site que sigo, http://kindertastic.blogspot.pt/2011/12/light-em-up-random-act-of-kindness-for.html, uma ideia fantástica: o "Cria sorrisos"!




A ideia consiste num frasquinho dentro do qual estão várias ideias de atos de bondade para o aluno realizar e "corrigir" a sua atitude menos adequada. Achei a ideia fantástica e é mais uma forma de apelar aos bons comportamentos.
Aqui ficam os links para quem quiser fazer o download:

Nota: Para quem quiser alterar o ficheiro word, terá de fazer o download da letra Peax Handwriting light (link: http://www.dafont.com/peax-handwriting.font)



Fonte: http://cantinhodoprimeirociclo.blogspot.com/2017/10/como-melhorar-os-comportamentos.html?m=1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves