26 de mai de 2018

Consciência Fonológica Alfabetização e Consciência Fonológica+Atividades


A alfabetização exige recursos e caminhos para nossas crianças se apropriarem e desenvolverem as habilidades de percepção, discriminação auditiva, bem como a composição gráfica de grafema=fonema.
Há algumas crianças que exigem mais tempo, mais treino, mais observação, mais contato com material de estimulação manual, visual e de letramento.
Deste modo no processo de alfabetização nos anos iniciais requer que a consciência fonológica seja trabalhada de forma lúdica para que favoreça o desenvolvimento no indivíduo das habilidades de percepção e manipulação da estrutura sonora das palavras. Por não ser algo homogêneo, a consciência fonológica apresenta diferentes níveis, ou seja, o nível da consciência de palavras que formam a frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente, a consciência de fonemas. Cada um deles pode contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da escrita. Existem muitas maneiras de estimular a consciência fonológica, mas, se o processo for lúdico, o resultado será mais satisfatório.



Jogos com rimas


A sensibilidade às rimas surge com bastante facilidade para a maioria das crianças. Por isso, os jogos com rimas são uma excelente iniciação à criação da consciência fonológica. Por direcionar a atenção das crianças às semelhanças e diferenças entre sons das palavras, esses jogos são uma forma útil de desenvolver a percepção de que a língua não tem apenas significado e mensagem, mas também uma forma física.

Enfatizando a rima por meio do movimento
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Concentrar a atenção das crianças na rima


O jogo multissensorial é, em geral, um meio valioso de atrair a atenção de crianças pequenas. A tradicional música infantil oferece uma base excelente para experimentar movimentos físicos no ritmo da rima.
Confira:
1. As crianças sentam-se em círculo com as duas mãos fechadas à frente.
2. Enquanto todas cantam a música, a pessoa que é a "escolhida" movimentase em torno do círculo e, suavemente, marca com batidas as palavras, primeiro na mão direita, depois na esquerda de cada criança.
3. Uma criança cuja mão seja batida na última palavra, ou na palavra que rime, de cada verso (ou seja, em uma das palavras "mágicas") deve colocar essa mão nas costas. Assim que esconder ambas as mãos, a criança estará fora.
4. A última que permanecer com uma das mãos ainda à frente, torna-se "a escolhida". Por exemplo: em O sapo não lava o pé, as palavras "mágicas" estão em negrito.

O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
porque não quer
mas que chulé!
Variação:
Amplie o jogo com outras rimas presentes em parlendas e músicas como Uni, duni, tê, Um, dois, feijão com arroz, Cai, cai, balão, Marcha soldado, entre outras.


Este navio está levando um (a)...
Materiais:
★ Bola ou saquinho com grãos para atirar.

Objetivos:
★ Ensinar as crianças a responder rapidamente

1. Peça que as crianças sentem-se em círculo.
2. Para começar o jogo, diga: "O navio está levando um melão".
3. A seguir, jogue a bola para alguma criança do círculo. Ela deverá pensar em outra carga para o navio levar e que rime com melão, como "o navio estão levando um botão", e jogar a bola de volta para você.
4. Repetindo sua rima original (o navio está levando um melão), jogue a bola para outra criança, a qual deverá pensar em uma terceira carga (pão, por exemplo).
5. Continue o jogo até que as crianças não tenham mais rimas. Então recomece com uma nova rima.
6. Quando as crianças estiverem boas nas rimas, cada uma pode atirar a bola para outra em vez de atirá-la de volta para você.
Jogos com consciência silábica

A existência e a natureza das sílabas são introduzidas pedindo-se às crianças que batam palmas e contem as pulsações de seus próprios nomes. Estendendo esse desafio a uma série de palavras diferentes, o conceito de sílaba é fortalecido e enriquecido nas crianças.
Batendo palmas para os nomes
Objetivos:

★ Apresentar às crianças a natureza das sílabas, fazendo com que batam palmas enquanto contam as sílabas de seus próprios nomes:

1. Quando introduzir essa atividade pela primeira vez, demonstre-a usando vários nomes de tamanhos contrastantes. Pronuncie o primeiro nome de uma das crianças na sala de aula, sílaba por sílaba, enquanto bate palmas, por exemplo, A-na.
2. Convide as crianças a dizer outros nomes e a bater palmas com você.
3. Depois de bater palmas para cada nome, pergunte: "Quantas palmas vocês ouviram para esse nome?". Quando as crianças tiverem compreendido, peça que cada uma bata as palmas para o seu próprio nome.
Dica esperta!
Essa atividade pode ser feita com um canto rítmico, como: "Tome, tome, tome / Qual é seu nome?"
A caixa das sílabas
Materiais:
★ Uma caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos
Objetivos:
★ Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas

1. Junte uma série de objetos em uma caixa. Certifique-se de que haja objetos cujos nomes tenham diferentes números de sílabas.
2. Convide um aluno a fechar os olhos, escolher um objeto e, de olhos abertos, nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis".
3. Todas as crianças deverão repetir o nome do objeto escolhido enquanto acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis.
4. Pergunte quantas sílabas foram ouvidas, cuidando para que ninguém fale rápido demais, antes dos outros.
Variação:
★ Depois que as crianças dominarem bem o jogo, você pode ampliá-lo:
★ Usando a linha superior de um pequeno quadro, escreva os números 1, 2, 3, 4 e 5, da esquerda para a direita.
★ Peça que uma criança tire uma figura da caixa e, usando o mesmo procedimento dos objetos, bata palmas e conte o número de sílabas.
★ A seguir, a criança deve colocar o cartão com a figura abaixo do número correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura do lápis deverá ser colocada na coluna com o número 2.
Papo de ogro
Materiais:
★ Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★ Reforçar a capacidade dos alunos de sintetizar palavras a partir de sílabas separadas.



1. Convide todos a sentar em círculo e envolva-os em uma história:
Era uma vez um ogro gentil e pequenino, que adorava das presentes às pessoas. O único problema é que o ogro sempre queria que as pessoas soubessem qual era o presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha uma maneira muito estranha de falar. Se ele fosse falar à criança que o presente era uma bicicleta, ele dizia "bi-ci-cle-ta". Só quando a criança adivinhasse qual era o presente é que ele ficava completamente feliz.
1. Agora, finja ser o ogro e caminhe pela sala, dando um "presente" a cada criança, pronunciando o nome do presente sílaba por sílaba.
2. Quando a criança adivinhar a palavra, ela deve indicar outra criança para ganhar um presente.Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/




Professores e profissionais na área de alfabetização já devem estar cientes da importância e do enfoque atual voltado à Consciência Fonológica principalmente para o processo inicial de leitura e de escrita.
Já disponibilizo material sobre o tema neste blog. Adapto e aplico com meus aprendizes na sala de Apoio pedagógico no contra turno com ritmo diferenciado da maioria dos colegas de classe.
Com planejamento, confecção de material apropriado e usando muita criatividade, muito podemos auxiliar as crianças que demandam de mais tempo para compreensão e significado da leitura e da escrita.
Encontrei este material sucinto, esclarecedor e prático que pode auxiliar muito sobre o tema CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA.
Bom proveito e sucesso! (Rosangela Vali)
Fonte:
http://de.slideshare.net/anthonielly/conscincia-fonolgica-revistoabril2013



Consciência Fonológica



Abaixo seguem alguns exemplos de atividades que estimulam o desenvolvimento da consciência fonológica em vários níveis (palavra, sílaba, rima, aliteração e fonema).



Consciência de Palavras: substituir uma pseudopalavra por uma palavra correta.


1 – Uma mesa tem quatro mecas.


2 – O menino comeu telos.


Consciência silábica: categorizar figuras conforme a sílaba inicial de seus nomes.



bolo+boneca
casa+cabide
maçã+mágico


Rimas:


exemplo 1 - Diga:
um animal que termina com /to/ [gato, pato, rato].
um animal que termina com /co/ [macaco, porco, marreco]


exemplo 2 - Categorização de cartas de acordo com o som final.





Aliterações: colorir figuras que iniciam com o mesmo som da figura alvo – BONECA – /b/







Atividade de manipulação silábica (adição e subtração de sílabas):


a) Vamos formar palavras novas. Vamos usar essas formas geométricas aqui e vamos dizer como ficam as palavras se nós colocarmos ou tirarmos as partes. Por exemplo, esse círculo aqui é /meu/. [Colocar o círculo].

Fica /comeu/. Vocês viram! Nós formamos uma palavra diferente.


Identidade Fonêmica: teatro de fantoches em que uma das personagens fala algumas palavras “bobas”, trocando os fonemas.
” … Mas eu não gosto de Cutebol, eu gosto mais de Fôlei. Tinha umas meninas brincando de Goneca…”


Consciência fonêmica: adição de fonemas.



Ensino das correspondências letra-som:


Exemplo de atividade:




Letra inicial:
classificar por imagens ou palavras a cada letra





Fala e ampliação de vocabulário-
identificação de sons diferentes:



- Realização do jogo
“Bingo dos Sons”







Trabalhar a letra inicial e pode adaptar para
o bingo da sílaba inicial:







Diversas pesquisas revelam que “a consciência fonêmica é o melhor preditor para a aquisição da leitura e escrita, devendo, durante a alfabetização, ser treinada, uma vez que não surge espontaneamente nas crianças” (JARDINI E SOUZA, 2006). De acordo com pesquisas de GOMES, CAMPOS, NASCIMENTO e NOGUEIRA (2006) seguindo-se as realizações de atividades de consciência fonológica foi constatado que as “crianças evoluíram na escrita, produções de texto e leituras, demonstrando um melhor desempenho na leitura e compreensão de histórias ou enunciados de atividades”. Certificando que o trabalho com consciência fonológica contribui de forma significativa no aprendizado dos educandos.

ALFABETIZAÇÃO
Os sons da línguaAntes da alfabetização, é muito importante despertar a consciência fonológica nas crianças


Objetivos:

★ Refletir sobre o sistema alfabético
★ Estimular o desenvolvimento da consciência fonológica
★ Reconhecer e distinguir sons

Faixa etária: 4 a 6 anos


Antes que possa ter qualquer compreensão do princípio alfabético, as crianças devem entender que aqueles sons associados às letras são os mesmos sons da fala. Para quem já sabe ler e escrever, essa compreensão parece muito básica, quase transparente. No entanto, as pesquisas demonstram que a própria noção de que a linguagem falada é composta de sequências desses pequenos sons não surge de forma natural ou fácil em seres humanos.
As pequenas unidades da fala que correspondem a letras de um sistema de escrita alfabética são chamadas de fonemas. Sendo assim, a consciência de que a língua é composta desses pequenos sons se chama consciência fonológica. Pesquisas indicam que, sem apoio de uma instrução direta, a consciência fonológica escapa a cerca de 25% das crianças em fase de alfabetização, que acabam apresentando sérias dificuldades para aprender a ler e escrever.


Dica de leitura!
• Consciência Fonológica em Crianças Pequenas Autores: Marilyn J. Adams, Bárbara Foorman, Ingvar Lundberg, Terri Beeler Editora: Artmed Editora Preço: R$ 52,00 Onde encontrar: www.artmed.com.br
• Alfabetização: Método Fônico Autores: Alessandra Capovilla e Fernando Capovilla Editora: Memnon Edições Científicas Preço: R$ 98,30 Onde encontrar:www.memmon.com.br

É necessário, portanto, encontrar formas de fazer com que as crianças notem os fonemas, descubram sua existência e possibilidade de separá-los, para ajudá-las a desenvolver a consciência fonológica. As atividades a seguir são jogos em que as crianças precisam escutar as semelhanças, diferenças, quantidades e ordem dos sons na fala, e são importantes para que, posteriormente, elas possam discriminar os sons das letras, sílabas e palavras.
Os sons da línguaAntes da alfabetização, é muito importante despertar a consciência fonológica nas crianças


Objetivos:

★ Possibilitar que as crianças explorem seu poder de escuta e pratiquem sua atenção em determinados sons de seu interesse

Materiais:
• Gravações de diversos sons
• Aparelho de som
Nosso mundo é cheio de sons. Com esse jogo, as crianças irão descobrir que, se escutarem atentamente, podem ouvir sons da rua, dentro de casa e até dentro delas mesmas.
1. Antes de começar, fale sobre as diferenças entre escutar com os olhos fechados e abertos. A seguir, peça às crianças que se sentem de olhos fechados e somente escutem por alguns instantes.
2. Depois de alguns minutos, convide-as para citar alguns sons que tenham ouvido. Entre os sons que poderão ser ouvidos, estão os seguintes:
• ato de engolir
• pássaros
• ruído da copa das árvores
• passos
• batimentos cardíacos
• vento
• ventilador
• pingos de chuva
• caminhões
• carros
• relógios
• vozes
• latido de cães
• respiração
• zumbido de insetos
Variação: ouvindo sequência de sons
Reproduza dois sons, um após outro. As crianças devem apontar quais são os dois sons em sequência, dizendo: "Havia dois sons, primeiro ouvimos_________ e depois ouvimos_________". Quando as crianças estiverem à vontade nos pares de sons, vá aumentando a série.


Objetivos:

★ Estimular a disposição das crianças para escuta de forma sensível e atenta



O gato mia


1. Peça que as crianças se sentem, em círculo. Uma delas, de olhos vendados, deve sentar-se no centro do círculo (ou deitar, fingindo estar dormindo). Enquanto isso, peça que outra criança faça o papel de "gato".
2. O "gato" vai a uma parte qualquer da sala e mia.
3. A criança que está no centro do círculo deve tentar apontar para o "gato". Além disso, deve tentar dizer em que parte está o "gato" e qual é a sua posição - se está, por exemplo, deitado no chão ou sentado em uma cadeira. O objetivo é indicar de que parte da sala o som está vindo.
4. Quando a criança no meio do círculo tiver descoberto de onde vem o som, a que estiver se escondendo vai para o meio da sala e, então, é escolhido um novo "gato".


Sem sentido
Materiais:
• Livros de histórias ou poemas conhecidos


1. Convide as crianças a sentar e fechar os olhos, de modo que possam se concentrar naquilo que ouvem.
2. A seguir, conte uma história ou recite uma poesia conhecida em voz alta para as crianças, mas, de vez em quando, troque suas palavras ou frases, mudando seu significado para algo sem sentido.
3. O desafio para as crianças é detectar tais mudanças sempre que ocorrerem. Quando o fizerem, estimule-as a explicar o que está errado. À medida que o jogo for sendo jogado, inclua variações mais sutis ao longo do ano.
4. Pode-se alterar qualquer texto de maneira mais ou menos sutil, em uma série de níveis diferentes, incluindo fonemas, palavras, gramática e significado. Nas primeiras vezes em que se joga, é importante que as mudanças resultem em violações do significado e da organização do texto que sejam relativamente óbvias. Veja alguns exemplos de coisas "sem sentido" que podem ser criadas com poemas e rimas conhecidos:



Dica esperta!
Não se esqueça de alternar, de surpresa, pedindo ora para todo o grupo, ora pra uma criança só responder.






¨Um bom domínio da linguagem oral e um certo nível de consciência fonológica constituem não só pré-requisitos para a iniciação à leitura e à escrita mas também factores promotores da formação de bons leitores.

•O treino fonológico tem efeitos positivos no nível de consciência fonológica e na iniciação à leitura e à escrita em crianças com diferentes níveis de desempenho na aprendizagem.
http://pnep-tavora.blogspot.com.br



Algumas sugestões de atividades:

A palavra é....
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor (a) diz a palavra e discute com os alunos o seu significado,
inclusive utilizando o dicionário)
_ O representante do grupo deve acrescentar uma consoante antes da vogal que
forma a primeira sílaba e formar uma outra palavra. Não se esqueça, esta é
uma atividade oral.
_ Exemplo 1: A palavra é... ato. Possíveis palavras que podem ser formadas:
fato, gato, bato, lato, mato, pato, rato, tato, chato, etc
_ Exemplo 2: A palavra é...ela. Possíveis palavras que podem ser formadas:
nela, vela, mela, pela, gela, bela, etc


Imitando o Cebolinha (turma da Mônica):
_ Antes de desenvolver esta atividade deve se trabalhar o
gênero história em quadrinhos, utilizando, inclusive, a revistinha
Turma da Mônica.
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) propõe que falará palavras como se fosse o Cebolinha e o
representante do grupo deve corrigi-la, pronunciando a palavra corretamente.
_ Cebolinha fala: glaça. O representante corrige: Cebolinha, a palavra é graça.
_ Outras palavras: flaca, blanca, Flança, blinca, etc
_ Perguntar aos alunos qual é a letra que o Cebolinha troca.
Cebolinha ao contrário (Segunda versão da brincadeira “Imitando o
Cebolinha”)
_ O(a) professor(a) fala as palavras certas e o representante do grupo fala
imitando o Cebolinha.

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA OU VALOR POSICIONAL DAS LETRAS
Mais uma letra
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) diz uma palavra e o representante do grupo deve transformá-la,
utilizando o R na primeira sílaba, independente se antes ou depois da
vogal..
_ Exemplo 1: Professor(a): pato - Aluno: prato ou parto
_ Exemplo 2: Professor: ala - Aluno: rala
_ Exemplo 3: Professor: caro – Aluno: carro.
_ Trocar a utilização do R por L, M, N.
_ Em outro momento essas atividades podem ser trabalhadas utilizando
alfabeto móvel e ou escrita, para trabalhar a capacidade de relacionar o
fonema com o grafema.


RELAÇÃO FONEMA/GRAFEMA
Qual é a letra? (trabalhar sílabas não canônicas)
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) apresenta uma ficha com a palavra completa e a palavra
incompleta para o aluno completá-la formando outra palavra.
_ Exemplo 1: ficha com as palavras
PATO
VIRA
P....ATO
PACA
VIRA
P....ACA
POTE
VIRA
PO....TE

COMPREENSÃO DA NATUREZA ALFABÉTICA DO NOSSO SISTEMA DE ESCRITA
Só mais duas:
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta.
_ O(a) professor(a) apresenta uma palavra no quadro e desafia os grupos a
formarem mais palavras obedecendo as regras seguintes:
_ A nova palavra formada deve conter todas as letras da palavra original.
_ Além das letras da palavra original a nova palavra deve ter mais duas
letras diferentes.
_ Exemplo 1 :Apresentar a palavra copa.
Analisar com os alunos onúmero de letras e sílabas da palavra. Os alunos, utilizando o alfabeto móvel,deverão forma outras palavras, seguindo a regra acima: capado – pecado –picado – pipoca – tapioca, etc.
_ Analisar com os alunos se aumentando 2 letras, aumentou o número
de sílabas ou não.

Brincando de detetive:
_ Dividir a turma em grupos (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta
_ A professora apresenta uma palavra “embaralhada” para o grupo descobrir
qual é a palavra, obedecendo o tempo dado por ele. (comece com um tempo
maior e vá diminuindo à medida que os alunos desenvolvam).
_ Apresentar para o grupo A: bosmar (sombra) – grupo B: nafasamt (fantasma)
Grupo C: meseten (semente), etc.

LEITURA
Saber ler reconhecendo globalmente as palavras
Qual é a frase?
_ Dividir a turma em grupo (alunos com níveis de aprendizagem diferenciados).
_ Em cada momento um aluno será o representante do grupo, até que todos
tenham participado.
_ O grupo pode cochichar com seu representante, no sentido de ajudá-lo a
elaborar a resposta
_ Colocar uma frase escrita em cartões (cada palavra num cartão) colados no
quadro, virados.
A menina caiu da bicicleta e quebrou a perna.
_ Dar a vez ao representante de cada grupo falar uma possível palavra da frase,
de acordo com as dicas do(a) professor(a).
_ Professora para o grupo 1:
_ A frase fala de uma pessoa que ainda não cresceu.
_ O grupo tem 2 chances para dizer menina se não disser outro grupo pode
dizer, se acertar ganha o ponto
_ Professor para o grupo 2:
_ A frase fala de um acidente que a menina sofreu.
_ Professora para o grupo 3:
_ A frase fala de onde ela caiu.
_ Professora para o grupo 4:
_ A frase nos conta o que aconteceu quando a menina caiu da bicicleta..
_ O grupo deve ler a frase toda. Ganha um ponto se ler corretamente.
_ Saber decodificar palavras e textos escritos
_ Pedir ao representante de cada grupo para ler a frase.
_ Fazer a leitura coletiva (turma) da frase.
_ Formar frases menores e pedir aos representantes dos grupos que as leiam:
A menina caiu. - A menina caiu da bicicleta. - A menina quebrou a perna. - A
menina quebrou a bicicleta. - A bicicleta caiu. - etc

Monta\desmonta
Construir a compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando
informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.
_ Dividir a turma em 12 grupos (duplas de alunos com níveis de aprendizagem
diferenciados).
_ O(a) professor (a) deve dizer aos alunos que trouxe um texto (gênero híbrido:
história em forma de poesia) todo cortado em fichas para que pudessem
deixar exposto, enfeitando a sala, mas que quando chegava na escola
aconteceu um acidente: o vento soprou tão forte que todas as fichas voaram.
Agora ela precisava da ajuda dos alunos para montá-lo novamente.
Ela irá distribuir o texto xerocado e ler, na ordem certa, pelo menos 3 vezes.
O(a) professor(a) deverá distribuir o texto fatiado, entre os grupos dos alunos. Pedir as partes do texto e o grupo que estiver com a ficha correspondente deve fixá-la no quadro, na ordem certa. Vale consultar o texto xerocado.
1) Tragam a ficha que apresenta o personagem principal,
2) a ficha que fala o que ela era antes de ser menina,
3) a ficha que fala de como ela vivia,.
4) a ficha que fala onde ela vivia,
5) a ficha que fala do tipo do acidente ocorrido,
6) a fichas que fala de quem provocou o acidente,
7) a ficha que fala do lugar onde a fada Rebeca guardava a varinha mágica,
8) a ficha que fala sobre o que caiu de cima do armário.
9) a ficha que fala de como a varinha caiu de cima do armário
10) a fichas que fala o que veio voando.
11) a ficha que fala em quem a varinha de condão bateu.
12) a ficha que conta que a varinha bateu muito de leve na boneca.
13) a ficha que conta o que aconteceu quando a varinha bateu na boneca.
14) Leitura coletiva do texto todo, utilizando as fichas e possíveis leituras individuais.
15) Valendo 3 pontos: por que na última estrofe da poesia o autor chama a boneca
de pobre? “Bateu na pobre boneca...”
16) Valendo 3 pontos: Quem sabe dizer qual foi a transformação que aconteceu.
17) Valendo 5 pontos: Cada grupo cria um título para o texto. A turma convida a
especialista da escola para escolher o melhor título. O grupo, criador do título
escolhido ganha 5 pontos.
_ Quem fizer mais pontos ganha o jogo.

O texto:
Era uma vez uma menina
Que um dia foi boneca.
Vivia sozinha, esquecida
Na casa da fada Rebeca.
Foi um acidente fatal.
A borboleta Formosa
Derrubou de cima do armário
A varinha poderosa.
Veio voando no ar
A varinha de condão.
Bateu na pobre boneca
Feito nuvem de algodão
BUM! Que transformação!




Definição: CF = (Consciência Fonológica)
Capacidade metalinguística que permite analisar e refletir, de forma consciente, sobre a estrutura fonológica da linguagem oral.


Características do desenvolvimento:

Inicia-se desde cedo.

Desenvolvimento progressivo ao longo da infância.
Depende de:
- Experiências linguísticas.
- Desenvolvimento cognitivo da criança.
-Características específicas de diferentes capacidades de CF.
- Exposição formal ao sistema alfabético, com a aquisição de leitura e escrita.
Apesar deste desenvolvimento nem sempre ocorrer na mesma ordem, os estudos são unânimes quando referem que o nível mais complexo de CF e, portanto, a última capacidade a surgir, é a consciência fonêmica.
Desenvolvimento fonológico
1 – 2 meses
- Distinção dos sons com base no fonema.
30 meses
- Detecção de eventuais erros na produção do seu enunciado ou no dos outros interlocutores (auto-correcções).
36 meses
- Distinção de todos os sons da sua língua materna, pelo que consegue distinguir as cadeias sonoras aceitáveis na sua língua, corrigindo as não passíveis.
3 - 4 anos

- Sensibilidade às regras fonológicas da sua língua.
- Manifestam capacidades de CF: reconhecem rimas e aliterações, identificando as primeiras.
- Prazer lúdico com as rimas através de jogos de sons e de palavras, nas quais a criança faz deturpações voluntárias, criando palavras novas (aldrabão/trapalhão – traldrabão).
- A produção de rimas é uma tarefa mais fácil, comparativamente à de segmentação de sons ou de identificação fonêmica.
- Dificuldades em identificar a palavra no contínuo sonoro, competência que é consolidada ao longo do percurso escolar.

4 anos
-Maiores dificuldades em tarefas de consciência fonêmica quando comparada à silábica.
- Capacidade de segmentar silabicamente unidades lexicais compostas por duas sílabas.
- Maiores dificuldades na segmentação de palavras polissilábicas e/ou monossilábicas.
5 anos
- Capacidades metafonológicas ao nível do fonema e do traço distintivo, desde que as tarefas sejam adaptadas à realidade linguística e cognitiva da criança.
6 anos
- Domínio, quase total, da capacidade de segmentação silábica.
- Maiores dificuldades nas tarefas relativas à consciência fonêmica pois ainda não há o apoio da escrita. No entanto, com a aprendizagem da leitura há conhecimento adicional sobre a estrutura linguística.
- A CF vai-se complexificando, sendo necessário receber instruções formais que explicitem as regras de correspondência dos sons da fala na escrita alfabética (relações fonema/grafema).
- Desenvolvimento da consciência fonêmica.
A partir dos 6 anos- Maior desenvolvimento das capacidades metafonológicas, devido à aquisição da escrita.- Domínio de todos os níveis de CF.

Relação entre a consciência fonológica e a
leitura e escrita




A escrita alfabética da língua portuguesa é, essencialmente, fonêmica a qual se estabelece através do princípio alfabético da escrita: a unidade escrita (grafema) é relacionada à unidade sonora da palavra (fonemas) (Gathercole & Bradedeley, 1993 cit. por Freitas, 2004) através da reflexão acerca dos sons da fala e sua relação com os grafemas, o que, por sua vez, requer o acesso à CF (Freitas, 2004; Teles, 2004).




Desenvolver estratégias adequadas para o processamento da aprendizagem da consciência fonológica não significa equivocar-se transformando as hipóteses da construção da escrita, desenvolvidas nas pesquisas de Ferreiro (2010), em atividades de sala de aula. O professor precisa traçar estratégias que combine, nas atividades de sala de aula, o domínio da decodificação com o trabalho de construção de significado (Capovilla & Capovilla, 2007).


Essas estratégias provavelmente não serão facilmente compreendidas pelo educador, devido a sua forte formação tecnicista, que o conduz às atividades pontuais, mas também por exigir intervenções pedagógicas, “mediação” na construção dessa aprendizagem. Sem dúvida, esse processo construtivo exige a formação de um educador reflexivo capaz de aplicar o seu conhecimento no monitoramento atencioso e cuidadoso.


Portanto, não basta selecionar algumas estratégias de ensino de consciência fonológica e transpô-las para a prática. Na medida em que o educador avance no conhecimento da linguística, especialmente da fonologia, e das psicologias modernas é que poderá pensar numa prática interdisciplinar e intervir conscientemente na aprendizagem dos alunos.


O que o educador precisa saber sobre consciência fonológica.


A linguística, especialmente a fonologia, pode colaborar com a formação do educador acerca do conhecimento da estrutura da língua, esse conhecimento inclui a apreensão do conceito de consciência fonológica.


Para Martins (2008), a consciência fonológica pode ser compreendida como sendo um processo em que o aluno toma consciência dos sons que compõem a fala.


Adams et al (2006) fazem uma distinção entre os termos "Consciência Fonológica" e "Consciência Fonêmica", embora esses termos muitas vezes sejam aplicados de forma generalizada. Para esses autores, o termo "Consciência Fonológica" é mais amplo, abrange todos os tipos de consciência dos sons que compõem o sistema de certa língua. Segundo eles, a consciência fonológica é composta por diferentes níveis: consciência fonêmica, consciência silábica e consciência intra-silábica.
Já o termo “Consciência Fonêmica" refere-se ao nível do fonema. Segundo os autores, a consciência fonêmica pode ser definida como a consciência de que a língua é composta por pequenos sons que são representados por letras de uma escrita alfabética chamados de fonemas.


Ainda segundo Adams et al (2006), compreender como funciona o princípio alfabético depende de se entender que todas as palavras são compostas por sequências de fonemas.


Isso não é muito diferente de entender que as frases são compostas de sequências de palavras, e estas, por sua vez, de sílabas. (p. 103).


Para Adams et al (2006), uma outra distinção importante que deve ser conhecida pelos educadores é o uso de fonema e fone. O fonema é uma abstração que faz parte da língua, do sistema fonológico, mas não é pronunciado. Já o fone é concreto, são as produções dos falantes. Esses conhecimentos são importantes na prática dos educadores,
pois, todas as vezes que estiverem trabalhando com a pronúncia de um som, estarão trabalhando com fones. Por exemplo: a professora, ao ensinar "faca" e "vaca", fará o contraste entre os dois fonemas /f/ e /v/v para que os alunos possam perceber as diferenças entre os sons de [f] e [v]. A percepção das diferenças entre os sons é que permitirá aos
alunos construírem e distinguirem o significado de "faca" e de "vaca".
A consciência fonêmica desenvolve nos alunos a consciência de que a língua é composta por pequenos sons e que essas pequenas unidades da fala correspondem às letras de um sistema de escrita alfabética.


Lemle (2007) chama a atenção como esta análise é sutil. O aluno deve ter consciência dos pedacinhos que compõem a corrente de fala e perceber as diferenças de som pertinentes à diferença de letras.


Se as letras simbolizam sons da fala, é preciso ouvir diferenças linguisticamente relevantes entre esses sons, de modo que possa escolher a letra certa para simbolizar cada som. A diferença sonora entre pé e fé, por exemplo, está apenas na qualidade da consoante inicial: o [p] é uma consoante oclusiva, enquanto o [f] é fricativa. Já as palavras toca e doca, tia e dia distinguem-se por outra característica de suas consoantes iniciais: a consoante [t] é enunciada sem voz, enquanto a consoante [d] é enunciada com voz. As palavras vim e vi têm como única diferença de pronúncia o traço de nasalidade da vogal (LEMLE,2007, p. 9).


Para Adams et al (2006), apesar de essas diferenças serem sutis, podem sinalizar distinções profundas de significado. Isso ocorre entre "bote" e "bode", "tia" e "dia", por exemplo. As estratégias de consciência fonêmica podem favorecer o leitor em desenvolvimento a aprender a separar esses sons um do outro e a categorizá-los de forma que consigam compreender como as palavras são escritas. “Esse tipo de conhecimento explícito e reflexivo é que denominamos de consciência fonêmica” (ADAMS et al, 2006, p. 22). 6


Martins (2008) apresenta outra análise nas relações entre sons e letras em função do ambiente fonológico e indica que os alunos enfrentam muita dificuldade no processo construtivo: existem mais sons na fala do que letras para representá-los; a correspondência entre letras e fonemas não é unívoca, mas equívoca. O autor sugere que os educadores interessados em alfabetizar conheçam melhor a fonologia da língua materna, como propõe nos quadros abaixo.



Quadro 1
Classificação das Consoantes
Critério:
Modo de articulação: forma pela qual as consoantes são articuladas.
Classificação:
a) Oclusivas: há bloqueio total do ar
b) Constritivas: há bloqueio parcial do ar

Critério:
Ponto de articulação: local onde a corrente de ar é articulada.
Classificação:
a) Bilabiais: ambos os lábios
b) Labiodentais: lábios e dentes superiores
c) Linguodentais: língua e dentes superiores
d) Alveolares: lábios e alvéolo dos dentes
e) Palatais: dorso da língua e céu da boca (palato)
f) Velares: parte superior da língua e palato mole

Critério:
Função das cordas vocais
Classificação:
a) Sonora: as cordas vocais vibram.
b) Surda: as cordas vocais não vibram

Critério:
Função das cavidades bucal e nasal
Classificação:
a) Orais: o ar sai somente pela boca
b) Nasais: o ar sai pela boca e pelo nariz
Fonte: Martins (2008)



Quadro 2
Conhecendo melhor alguns aspectos da estrutura da língua, o educador poderá diagnosticar dificuldades, como a troca de fonemas como /p/ e /b/, ambos oclusivos, para intervir de forma mais eficiente.


Estratégias de consciência fonêmica, como rimas, ritmos, atividades de escuta, discriminação de sons, podem ajudar os alunos a encontrar semelhanças, diferenças, quantidades e ordem dos sons da fala, contribuindo para a construção do princípio alfabético. Também poderão ser desenvolvidas estratégias que ampliem a capacidade de os
alunos analisarem as palavras em uma sequência de fonemas isolados, separando-os e sistematizando-os. Essas estratégias de análise e síntese, quando aplicadas, ampliam a consciência da palavra e da sílaba.


Consciência da palavra e de frases


Lemle (2007) define "palavras" como os acasalamentos de sons e sentido que utilizamos como "tijolos" na expressão dos nossos pensamentos. Para a autora, os alunos que vão aprender a escrever devem saber isolar, na corrente da fala, as unidades que são palavras, pois essas unidades deverão ser escritas entre dois espaços em branco. Pode-se compreender que assim se constrói a consciência da palavra para a autora.


Para a literatura em geral, a consciência sintática representa a capacidade de segmentar a frase em palavras e, além disso, perceber a relação entre elas e organizá-las numa sequência que dê sentido.

Adams et al (2006, p. 65) definem três propriedades básicas da frase:


• As frases são cadeias linguísticas pelas quais transmitimos nossos pensamentos.


• As frases são, por outro lado, compostas de sequências de palavras com significado, passíveis de serem faladas.


• A presença ou ausência de significado em uma frase depende das palavras que ela venha a conter, bem como da ordem específica dessas palavras.


Cagliari (2002) elenca várias dificuldades que um aluno pode apresentar de escrita quando não constrói a consciência da palavra. Algumas delas podem ser analisadas em sintonia com as observações de Lemle (2007). Ambos observam que na fala não existe a separação de palavras, a não ser quando marcada pela entonação do falante. Isso levará o aluno a produzir escrita do tipo "eraumaveis" ("era uma vez") - juntura intervocabular, ou segmentação indevida, como "a gora" ("agora"), "a fundou" ("afundou") ou ainda "minha miga" ao invés de "minha amiga".


Consciência silábica
Nas atividades de análise das palavras em unidades menores, sílabas, uma estratégia eficaz é solicitar que os alunos batam palmas escandindo as sílabas. Podem iniciar com seus próprios nomes, sussurrando e repetindo apenas com os lábios. As atividades devem ser ampliadas progressivamente, de acordo com a capacidade deles de analisar palavras em sílabas, utilizando-se de palavras diferentes, mas conhecidas e familiares para eles.


Outras estratégias darão sequência nesse processo: determinar o número de sílabas sem bater palmas, organizar sílabas em fichas para compor palavras, contar quantas sílabas tem a palavra, contar quantas letras foram necessárias para formar a sílaba e quantas sílabas para formar a palavra.


Atividades de análise e síntese são fundamentais na construção do princípio alfabético.
Os linguistas e fonoaudiólogos orientam para a necessidade de ajudar o aluno a ouvir e a perceber os fones nas palavras, utilizando atividades como pronunciar os sons de uma palavra de forma muito clara e vagarosa, ou pedir aos alunos que pronunciem as palavras e sons em voz alta, para favorecer a construção da aprendizagem. Adams et al (2006) observam que essas atividades de análise precedem as atividades de síntese por exigirem um exercício cognitivo menos complexo.
Os mesmos autores observam que os alunos, ao construírem a consciência silábica, estarão descobrindo que algumas palavras podem ser divididas em partes menores, isto é, em sílabas. Os alunos, compreendendo que as sílabas são unidades compostas por fonemas e que cada fonema é representado por um signo, as letras, sentir-se-ão competentes para criarem novas palavras a partir da construção da consciência silábica.


Os mesmos autores desenvolvem várias estratégias como jogos de palavras, fichas, blocos ou cubos coloridos para favorecer esta construção. Observam a importância de pronunciar as palavras com clareza, mas sem distorcê-las levando em conta a ortografia.
Por exemplo, a palavra "massa" deve ser pronunciada como "ma-ssa", e não "mas-sa" (ADAMS et al, 2006, p. 35).9


Sistematizando, as estratégias para desenvolver a consciência fonológica nos alunos seguem a linha cronológica do princípio alfabético. Segundo Adams et al (2006), os alunos aos poucos são levados a observar que as histórias são construídas a partir de frases, as frases a partir de palavras, e as palavras, de sílabas, as quais por sua vez são construídas de fonemas. Para orientar o trabalho do professor, os autores apresentam uma série de objetivos que nortearam a aplicação das atividades, são eles (ADAMS et al, 2006, p. 34):


• Jogos de escuta: estimular a habilidade das crianças de prestarem atenção a sons de forma seletiva;


• Jogos com rimas: usar rimas para a introdução dos sons das palavras às crianças;


• Consciência das palavras e frases: desenvolver a consciência das crianças de que a fala é constituída por uma seqüência de palavras;


• Consciência silábica: desenvolver a capacidade de analisar as palavras em sílabas, separando-as e sistematizando-as;


• Introduzindo fonemas iniciais e finais: mostrar a existência de fonemas nas palavras e como o sentido da palavra muda de acordo com a mudança do fonema;


• Introduzindo as letras e a escrita: introduzir a relação entre grafemas e sons da fala;


• Consciência fonêmica: demonstrar a existência de uma seqüência fonêmica nas palavras;


• Avaliando a consciência fonológica: atividades que auxiliam na avaliação do nível geral de consciência fonológica.


Vários autores afirmam que as estratégias que envolvem a consciência fonêmica só fazem sentido se os alunos já souberem distinguir com segurança uma letra da outra. É importante ressaltar que as estratégias propostas, ao serem aplicadas, precisam ser contextualizadas à realidade de cada turma e monitoradas pelo professor.


Para Klein (1990), a alfabetização caracteriza-se pelo fato de desenvolver a textualidade e também os conteúdos pertinentes à codificação e decodificação. A alfabetização, nesse sentido, diferencia-se dos demais momentos da língua devido a essa especificidade: o ensino do código, seus elementos, valores e relações. Há, portanto, conteúdos de ensino da língua escrita que são permanentes em todo o transcurso da escolarização, mas há conteúdos que, uma vez aprendidos, estarão na produção do aluno. A alfabetização, ao cuidar da sistematização dos princípios organizadores da linguagem (codificação e decodificação) e das habilidades da linguagem (ouvir, falar, ler e escrever),
estará construindo nos alunos conhecimentos prévios que nos anos subsequentes ao Ensino Fundamental darão condições para o letramento.
Fontes:
www.cpgls.ucg.br
http://cfonologica.blogspot.com.br/



Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

"Régua" Girafa 1° ano história e geografia. 1°ano Matemática. 10 maneiras para acompanhar seu filho no aprendizado 100 Atividades para trabalhar com Produção de Textos 118 atividades de alfabetização - Livro Para Casa ou para Sala? 120 atividades - Nível silábico 121 atividades - Nível pré-silábico 125 atividades nível silábico-alfabético 17 Jeitos Divertidos de Reciclar Garrafa Pet 18 livros de literatura infantil para baixar 1º ANO - AVALIAÇÕES 20 dicas para resolver a indisciplina 2º e 3º ano do Governo do RJ – Versão 2017 3 LINDAS COLEÇÕES PARA MATERNAL/ PRÉ ESCOLA/ FASE 1- 3 LINDAS COLEÇÕES PARA MATERNAL/ PRÉ ESCOLA/ FASE 1- BAIXE AGORA!!! 3° anos 365 histórias para Crianças 38 e 39 4 ESTRATÉGIAS PARA FAZER OS ALUNOS TE ESCUTAREM 4º e 5º ano prontos para imprimir 4º e 5º Anos 4o e 5o anos. 6 APOSTILAS DO MATERNAL E DO BERÇÁRIO 60 planos para alfabetização completos 93 livros infantis gratuitos A ARTE DE EDUCAR EM FAMÍLIA A Bonequinha Preta . A caligrafia de dona Sofia A CORRIDA DAS PALAVRAS A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar A Escola A HISTÓRIA DA DONA BARATINHA RETIRADA DA REVISTA CIÊNCIAS HOJE PARA CRIANÇAS. A História da Independência do Brasil A HISTÓRIA DO QUADRADINHO AGORA COLORIDA. A importância das bonecas na formação das crianças A lagarta... A mágica das letras para o Ciclo Interdisciplinar- 1º ao 3º ano do Ens. Fund l pág.273 até 293 A mágica das letras para o Ciclo Interdisciplinar- 1º ao 3º ano do Ens. Fund l pág.492 até 520 A Ovelha Rosa da Dona Rosa A REFORMA ORTOGRÁFICA EM VERSINHOS - TURMA DA MÔNICA A Roleta ABA e Autismo: "História Social": O que é isto??? Abaixo vocês Especialistas em Educação encontrarão diversos materiais que servirão de suporte no desempenho de sua função ABC E OUTROS BICHOS ACOMPANHAMENTO PEDAGOGICO Acompanhamento por disciplina ACROSTICO ADAPTAÇÕES CURRICULARES Adição adição inicial ADIVINHAS ADIVINHAS COM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO Afinal Agenda de Feltro Agenda do Professor Agenda do Professor 2 Agradecimento Album de animais.. Álbum de Figurinhas Album de figurinhas Alfabeto ALBUM DE FIGURINHAS DAS VOGAIS álbum de figurinhas silábico Álbum de figurinhas sobre animais Alegria Alegria de Saber - Livro de Alfabetização. alfabetário turma da monica colorido ALFABETIAÇÃO EM CARTILHA VOL 3 ALFABETIZAÇÃO Alfabetização - Técnicas Alfabetização - um processo em construção. Alfabetização 1º ano - Letras B e C ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA VOLUME 2 Alfabetização e Letramento ALFABETIZAÇÃO EM CARTILHA VOL 1 ALFABETIZAÇÃO EM CARTILHA VOL 2 ALFABETIZAÇÃO EM CARTILHA VOL 3 ALFABETIZAÇÃO EM CARTILHA VOL 4 Alfabetização letras M / L ALFABETIZAÇÃO LINGUA PORTUGUESA Alfabetizacao lúdica ALFABETIZAÇÃO LÚDICA -1 Alfabetização matematica Alfabetização PNAIC - Trabalhando com adivinhas Alfabetização segundo método da Abelhinha Alfabetizacao silábica Alfabetização Silábica Alfabetização: como ensinar a ler e a escrever com método fônico Alfabetizando com textos alfabetizar criancas ALFABETIZAR LETRANDO Alfabeto Alfabeto - atividades ALFABETO - RECORTE E MONTE ALFABETO 4 LETRAS INCLUINDO "LIBRAS" SÉRIES INICIAIS Alfabeto Alimentos do Mundo (Português) Alfabeto Animado Colorido Alfabeto Atividade de Bastão ALFABETO BASTÃO PONTILHADO Alfabeto centopeia ALFABETO COLORIDO Alfabeto Colorido arte na escola ALFABETO COM ANIMAIS Alfabeto com animais coloridos fofos ALFABETO COM BOQUINHAS Alfabeto com histórias. Alfabeto com Música Alfabeto com rimas ALFABETO COM RÓTULOS CONHECIDOS ALFABETO COM TAMPINHAS DE GARRAFAS PET Alfabeto Concreto Alfabeto Copo Descartáveis. Alfabeto corporal Alfabeto da Centopéia ALFABETO DAS FRUTAS Alfabeto de Anjinho Alfabeto de bolsos e Painel de Gêneros Textuais Alfabeto de Brincadeiras ALFABETO DE PAREDE - DE A -Z ALFABETO DE PAREDE 2 - 4 FORMAS ALFABETO DE PAREDE 3. Alfabeto Divertido ALFABETO DIVERTIDO. Alfabeto do Circo para colorir e imprimir Alfabeto dobradura - Alfabeto origami das letras com os modelos Alfabeto dos animais ALFABETO ILUSTRADO Alfabeto ilustrado em libras Alfabeto Ilustrado em Libras. ALFABETO ILUSTRADO- SÍTIO DO PICAPAU AMARELO ALFABETO LETRA CURSIVA Alfabeto Letras Natalinas Alfabeto libras Ilustrado Alfabeto maiúscula e minuscula - letra cursiva Alfabeto móvel ALFABETO MÓVEL PARA COLOCAR EM TAMPINHAS DE GARRAFAS Alfabeto para cantar. ALFABETO PONTILHADO Alfabeto pontilhado - letra cursiva ALFABETO TEXTO Alfabeto: ABC com a turma da Mônica Algarismos romanos e palitos de fósforo Algoritmo da Divisão Algumas Atividades para trabalhar Método Fônico Algumas coisas feitas para a Festa Junina... ALGUMAS COISAS SOBRE O MEIO AMBIENTE Alguns tipos de ditado Alimentação Alinhavo com formas geométricas ** Educação Infantil ALMANAQUE INFANTIL SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Altas habilidades Anexos para o professor de alfabetização - letras móveis anfíbios ANIMAIS ( COMO NASCEM / VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS) - 1°ano ANIMAIS EM EXTINÇÃO Animais feitos com prato descartável Animais vertebrados e invertebrados. ANIMALFABETO - ANIMAIS COM AS LETRAS DO ALFABETO Antecessor e Sucessor Antes de ler e escrever Ao Pé da Letra Aplicativos que ajudam na higiene! apostila com os moldes das imagens das olimpiadas Rio 2016.(moldes adaptados ) APOSTILA ALFABETIZAÇÃO-SĪLABAS APOSTILA COM PRODUÇÃO DE TEXTO DO 1º AO 5º ANO APOSTILA COMPLETA DE MATEMÁTICA Apostila de atividades Apostila de Atividades Pedagógicas em Libras Apostila de Jogos Apostila de jogos do PNAIC: Alfabetização Matemática..1º ano EF Apostila de matemática com diversas atividades para o dia a dia e para avaliações Apostila para alfabetização baseada no Método das 28 palavras Apostila sobre Dislexia Apostilas com atividades de informática prontas e dicionário de termos de informática para baixar. Aprenda o alfabeto brincando com letrinhas coloridas Aprendendo a formar palavras Aprendendo a ler conhecendo as letras APRENDENDO ATRÁVES DA MUSICA - CAI CAI BALÃO APRENDENDO ATRÁVES DA MUSICA - MEU PINTINHO AMARELINHO APRENDENDO ATRÁVES DA MUSICA - NÃO ATIREI O PAU NO GATO APRENDENDO ATRÁVES DA MUSICA - O CRAVO E A ROSA APRENDENDO ATRÁVES DA MUSICA - O SAPO NÃO LAVA O PÉ APRENDENDO ATRÁVES DA MUSICA - SE EU FOSSE UM PEIXINHO Aprendendo com LEGO Aprendendo os Sinais em Libras Aprendendo Sempre APRENDIZAGEM DIVERTIDA - 1 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL Ar ARCA LITERÁRIA - ATIVIDADES PARA 3ºAO 5º ANO Artes com maos pes e tinta guache educação infantil ARTES COM SUCATA Artes Festa junina todos os níveis ARTES NA ESCOLA - PROJETO PARA O ENSINO DE ARTES Artesanato infantil com papelão para fazer atividade de Dia das Crianças Artesanato para crianças com rolinhos de papel higienico Artigos e Substantivos As 10 melhores brincadeiras juninas. É divertido demais AS COISAS QUE A GENTE FALA As Consoantes 1º ano Ens. Fundamental. as frutas amigas As hipóteses da escrita + mapa para sondagem ou avaliação das hipóteses dos alunos sobre o sistema de escrita ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO • AEE Ativ. Diversa matematica.3º ano Atividade - Alfabeto letra cursiva Atividade com Alfabeto (libras) Atividade de Caligrafia com as vogais Atividade de Caligrafia com o alfabeto Atividade de Caligrafia com o alfabeto minusculo Atividade de Coordenação Motora com a pintura Atividade de Ensino Religioso - Simplicidade Atividade de Ensino Religioso - Trabalho Atividade de Ensino Religioso Tolerância atividade de leitura com banco de dados Atividade de Matemática- Vamos Contar Atividade de Português - Aumentativo e Diminutivo Atividade Diagnóstica para 1° ano: Atividade matemática para criança com Autismo aprender o conceito de números Atividade musical: Aquarela Atividade para Estimular o Tato com Balões ATIVIDADE PARA INICIO DE ANO LETIVO Atividade para todo dia Ciencias volume 1 Atividade para trabalhar as horas com a música Tumbalacatumba! Atividade para trabalhar expressões faciais ATIVIDADE PONTILHADA - SIGA OS NUMEROS ATIVIDADE PONTILHADA 1 - SIGA OS NUMEROS ATIVIDADE SOBRE AMIZADE Atividade sobre Identidade ATIVIDADE TIPO CARTA ENIGMÁTICA 2 E 3 ANO FOLCLORE atividade: Família Atividade: numerais com lego - contagem - quantidades Atividade: Quantidades ATIVIDADES - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA ATIVIDADES - CIÊNCIAS ATIVIDADES - FESTA JUNINA Atividades - Os 5 sentidos Atividades "AS VOGAIS" 1º ano Ens. Fundamental. Atividades "LEITURA" 1º ano Ens. Fundamental Atividades "O NOSSO ALFABETO" 1º ano ens.Fundamental. ATIVIDADES ALFABETIZAÇÃO Atividades alfabetização Parte 01 Atividades alfabetização: Nomes e desenhos ATIVIDADES ALFABETO Atividades alfabeto de rótulos Atividades alfabeto para contar. atividades caligrafia atividades caligrafia alfabeto Atividades caligrafia com alfabeto maiusculo ATIVIDADES COM A MÚSICA - A BARATA Atividades com acrósticos Atividades com Adivinhas Atividades com Alfabeto atividades com alfabeto-1 atividades com alfabeto-2 Atividades com as consoantes e as suas famílias! Atividades com as formas geométricas ATIVIDADES COM AS LETRAS DO ALFABETO Atividades Com as Vogais Atividades com as vogais para Educação Infantil Atividades com dezenas Atividades com leituras recreativas e funcionais Atividades com letras iniciais do alfabeto. ATIVIDADES COM LISTAS Atividades com músicas do alfabeto! ATIVIDADES COM MUSICAS PARA CANTAR E APRENDER - EDUCAÇÃO INFANTIL ATIVIDADES COM MUSICAS PARA CANTAR E APRENDER - EDUCAÇÃO INFANTIL(01) ATIVIDADES COM MUSICAS PARA CANTAR E APRENDER - EDUCAÇÃO INFANTIL(02) ATIVIDADES COM MUSICAS PARA CANTAR E APRENDER - EDUCAÇÃO INFANTIL(03) Atividades com numerais até 9 ATIVIDADES COM NUMERAIS- EDUCAÇÃO INFANTIL Atividades com números ATIVIDADES COM NÚMEROS 1 A 10 ATIVIDADES COM O ALFABETO. ATIVIDADES COM ÓRGÃOS DOS SENTIDOS Atividades com os dias da semana Atividades com quadrinhas populares. atividades com verbos 3°ano ATIVIDADES COM VOGAIS Atividades coordenação motora alfabetização Atividades coordenação motora alfabeto atividades coordenação motora tracejados/pontilhados Atividades coordenação motora vogais ATIVIDADES DE 1º AO 3 º ANO FESTA JUNINA Atividades de 3º e 4º Ano Atividades de Alfabetização Atividades de Alfabetização para imprimir Atividades de alfabetização! Atividades de Artes - Artes com as Palavras ATIVIDADES DE ARTES 1° AO 3° ANO ENS FUNDAMENTAL EXERCÍCIOS E DESENHOS COLORIR IMPRIMIR ATIVIDADES DE ARTES 1° AO 3° ANO ENS FUNDAMENTAL EXERCÍCIOS E DESENHOS COLORIR IMPRIMIR I Atividades de artes plásticas... trabalhos variados!!! Atividades de Ciências 3º Atividades de Coordenação Motora Atividades de Coordenação Motora - Recorte e Colagem! ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA – RECORTE E COLAGEM! Atividades de coordenação motora com os numerais de 1 a 9 Atividades de Coordenação Motora para Educação Infantil Atividades de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Alfabetização ATIVIDADES DE ESCRITA : FORMAR PALAVRAS E PRODUÇÃO DE TEXTO Atividades de escrita 1 ano Atividades de Informática ATIVIDADES DE LEITURA DE NOMES PRÓPRIOS Atividades de leitura e interpretação família silábica S 2 ° ano ATIVIDADES DE LETRAMENTO Atividades de matemática com dezena Atividades de Matemática em PDF Atividades de Matemática para 2º ano Atividades De Matemática Para Todos Os Dias – 1° Ao 5° Ano Atividades de Matemática por Conteúdos – 2° Ano ATIVIDADES DE NATAL EDUCAÇÃO INFANTIL ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO VISUAL Atividades de Pontuação Atividades de português Atividades de Português 3º Atividades de Reforço de Matemática – 1° ao 9° Ano Atividades de reforço. Atividades de traçados - Coordenação Motora ATIVIDADES DE TRAÇADOS – COORDENAÇÃO MOTORA ATIVIDADES DESTINADAS AOS ALUNOS ALFABÉTICOS ATIVIDADES DESTINADAS AOS ALUNOS SILÁBICOS SEM VALOR SONORO Atividades Dia da Bandeira Atividades Dia do Amigo ATIVIDADES DIA E NOITE Atividades didáticas-Dez sacizinhos Atividades Diversas de Língua Portuguesa Atividades diversas... ATIVIDADES DIVERTIDAS - HORA DO RECREIO Atividades e Exercícios de Ciências para o 3º Atividades e Exercícios de Português para o 5º ano prontas para imprimir Atividades e ideias para bercário. ATIVIDADES E LEMBRANÇA PARA PÁSCOA ATIVIDADES E MOLDES COM SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. ATIVIDADES EDUCATIVAS- FAZENDO UM BONECO ESQUIANDO! Atividades EJA vol.1 2 3 ATIVIDADES EM CÍRCULOS Atividades festa junina - 1º e 2º anos atividades formação de frases Atividades igual/diferente ATIVIDADES INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Atividades juninas Atividades Juninas - Alfabetização. atividades linguagem escrita por meio de cantigas Atividades lúdicas corpo humano/sentidos/esquema corporal ATIVIDADES MATEMÁTICA 3° ANO FUNDAMENTAL EXERCÍCIOS IMPRIMIR Atividades Matemática 3º atividades movimento corporal/música educação infantil Atividades Música/Movimento Atividades ortográficas P e B 2 ano Atividades para 1º ano do fundamental ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO 1 E 2 ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL(01) ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO 1 E 2 ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL(02) Atividades Para Alunos Com Nível da Escrita Alfabético Atividades para aula de informática Atividades para aula de informática - parte II Atividades para Berçario Atividades para Berçário - Linguagem ATIVIDADES PARA CADERNO ATIVIDADES PARA COLAR NO CADERNO ATIVIDADES PARA MEIO AMBIENTE Atividades para montar um livrinho de receitas (projeto alimentação) atividades para o Dia da Bandeira Atividades para o Inverno Atividades para o Maternal Atividades para Páscoa Atividades Para Trabalhar as Letras o Alfabeto Atividades para trabalhar cores e conceitos de números. Atividades para treinar letra cursiva para crianças Atividades passa tempo para volta ás aulas Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para TGD ATIVIDADES PONTILHADAS - CONSOANTES ATIVIDADES SENSORIAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Atividades Sobre Alimentação Atividades sobre o Meio Ambiente Atividades sobre seres vivos e seres que não possuem vida Atividades Tradicionais de Alfabetização atividades vogais Atividades: substântivo masculino e feminino Atividades: substântivo próprio e comum ATLAS ESCOLAR DO CORPO HUMANO Aulas de Informática Semanário Ensino Fundamental I e Educação Infantil Autismo - Livro para Escola Autismo: Atividades Nivel II Autismo: Estrategias para mudar comportamentos indesejados Autismo: vencendo esse desafio Auto ditado avaliação de atitudes-semanal Avaliação de ciências Avaliação de leitura 2 ano AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS 2º ANO 2º B Avaliação Descritiva - Modelo Avaliação Diagnóstica Avaliação diagnóstica - Matemática 2º Ano Avaliação Diagnóstica Inicial - 1º Ano AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA 1º ANO Avaliação geografia e história. Avaliação símples de Língua Portuguesa AVALIAÇÕES 2º ANO Avaliações de Historia – Sugestões Editora Moderna Avaliações diversas - 2 ano Bahia Baixar apostila do Berçário 1 - Grátis BAIXAR O LIVRO ADIVINHE O QUE É... FOLCLORE BAIXE E IMPRIMA GRÁTIS O JOGO DOMINÓ DA TABUADA BAIXE EM WORD - LIVROS DO PNAIC Baixe gratuitamente o material voltado para Educação Infantil Banco de palavras para 1 ano Baralho da ordem alfabética Baralho do Alfabeto Baralho: Substântivo masculino e feminino Batalha de Palavras BATATA - QUENTE BAÚ DO PROFESSOR 3 E 4 ANOS BAÚ DO PROFESSOR VOLUME 3 - 7 E 8 ANOS BEM ME QUER VOL 2 MATEMATICA Bichinhos com tubo de papelão Bichinhos de Feltro Bicho Carpinteiro BINGO ALFABÉTICO BINGO DA HIGIENE PESSOAL. Bingo das figuras Bingo das Figuras. BINGO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS Bingo das Frutas BINGO DE ANIMAIS BINGO DE CONTAS Bingo de São João Bingo do Depois BINGO DO RESULTADO BINGO LEITURINHAS SIMPLES BINGO PARA ALUNOS PRÉ-SILÁBICOS binóculo e carrinhos de corrida feitos com rolo de papel higiênico Boas Maneiras BOAS MANEIRAS NO DIA A DIA DO ALUNO NA ESCOLINHA Boas maneiras para nossos alunos. Boliche de lata Boliche romano e Bingo romano BONECO CABELUDO Boneco ecológico na caixa de ovos... Bonequinha negra feita com pirulito Bonequinhas de feltro Bons hábitos. Borboletas confeccionadas com rolinhos de papel e filtros de café (reutilizados) Borboletrando 1° parte Borboletrando 2° parte Borboletrando 3° parte Bordas pedagogicas Brincadeiras BRINCADEIRAS EDUCATIVAS COM ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO BRINCADEIRAS INFANTIS Brincadeiras Juninas Brincadeiras para festa junina Brincadeiras parte 2 Brincadeiras tradicionais. JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS Brincando a criança aprende BRINCANDO COM AS PALAVRAS BRINCANDO COM OS PEDACINHOS Brincando de motorista Brincando de ser cozinheiro com alimentos saudáveis e nutritivos Brinquedo reciclado – tartaruguinha feita com garrafa PET Brinquedos com Material Reciclável! Brinquedos de sucata: polvo Brinquedos e Brincadeiras BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE CRECHE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS. Brinquedos educativos Cachorrinho com Chocolate Cachorrinhos com pote de danone Caderninho para Colagem Caderno de Alfabetizacao - Projeto Conseguir Caderno de Atividades 5° Ano – Saberes da Infância CADERNO DE ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA ATIVA (MEC) CADERNO DE ATIVIDADES MATEMATICA 2ºANO Caderno de atividades PRE II Caderno de Formação - Educação Inclusiva Caderno de Formação 4 Caderno de Jogos Caderno de jogos do livro de alfabetização Alegria do Saber Caderno do futuro - geografia 5°ano Caderno do futuro - matemática 5° ano Caderno do professor EJA 2016 CADERNO PEDAGÓGICO 1º ANO INTEGRADO Caderno_port2 Coletanea de Textos Cadernos De Alfabetização Projeto Conseguir Cadernos de Apoio e Aprendizagem Cadernos de Atividades do 3° ao 6° Ano Cadernos de Formação 1º Ano Cadernos de Formação 2º Ano Cadernos de Formação 3º Ano Cadernos de Formação Educação do Campo Cadernos do Futuro Ciências e História CADERNOS DO PNAIC 2015 Cadernos PNAIC Cadernos PNAIC 2015 Caixa de Luz para Contar Histórias CAIXINHA COM NOMES Caixinha de palavras Caderno de grafismos Caixinhas de lápis para colorir CAIXINHAS DE LETRAS CAIXINHAS NUMERADAS Calendário 2017 (mensal) - tema: Crianças Calendário 2017. Calendario Agosto 2016. Calendário com temas mensais CALENDARIOS CALENDÁRIOS ILUSTRADOS CALIGRAFANDO - ALFABETO CAIXA ALTA caligrafia das silabas e letras do alfabeto 1 ao 3 ano Caligrafia Pré-escolar Camilão o Comilão atividades 2° Camisa dia dos Pais ( cartão) CAMISA DOS NÚMEROS ATE 40 Capa avaliação olimpíadas Rio 2016 Capa para caderno ( Para Casa) Capa para Caderno de Planejamento ( ursinho) Capa para cadernos (Bebês) CAPAS PARA CADERNOS Capas para Cadernos de Planejamento CAPAS PARA PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA CAPAS PORTIFÓLIOS CAPINHAS DE CADERNO Capinhas para cadernos Caracol Alfabético Características Da Leitura e Escrita Careca e cabeludo Carimbos para educação infantil de EVA Cartão colorido para fazer com crianças passo a passo Cartaz Alfabeto Smilinguido Cartaz Aniversariantes do Mês do Smilinguido Cartaz dos números para sala de aula de 0 a 9. Cartaz dos Números Smilinguido Cartaz para parede: alfabeto com 4 formas de escrita CARTAZES - ALFABETO COLORIDO - ANIMAIS CARTAZES - COMO ESTÁ O TEMPO HOJE? CARTAZES - FORMAS GEOMÉTRICAS CARTAZES - SINAIS DE PONTUAÇÃO CARTAZES ALFABETO TURMA DA MÔNICA Cartazes com as vogais Cartazes com Numerais divertidos coloridos de 1 a 9! CARTAZES DE NÚMEROS DE 0 A 20 CARTAZES DE PAREDE - UNIDADE E DEZENA Cartazes educativos Alfabeto de rótulos para alfabetização cartazes especiais de rotinas de sala de aula CARTAZES PARA COLORIR - OS CINCO SENTIDOS CARTAZES PARA IMPRIMIR - O NASCIMENTO DA BORBOLETINHA CARTAZES PARA IMPRIMIR E CONTAR A HISTÓRIA DE JOÃO E MARIA CARTAZES PARA TRABALHAR JUNÇÕES DE VOGAIS Cartazes pontuação Cartela Silábica: CARTELAS DE JOGOS - APRENDENDO A SOMAR Cartelas de jogos para download CARTELAS DE PALAVRAS Cartilha - O BATALHÃO DAS LETRAS - Mario Quintana. Cartilha a festa das letras. Cartilha das crianças. Cartilha de Alfabetização "Eu gosto de Português" - 06 anos Cartilha de leitura 1 ao 4 ano CARTILHA ÓTIMA PARA ALFABETIZAR Cartilha Pirulito - Alfabetização em PDF CARTILHA PIRULITO. Cartilha Porta de Papel Cartilha Trilha do Conhecimento - Educação Infantil Cartilha Viva Vida Alfabetização! Cartilha Viva Vida Alfabetização! Baixar Cartilha - Viva a vida.rar CARTILHA- VIVA A VIDA ALFABETIZAÇÃO CARTINHAS PARA O PAPAI NOEL OU CARTÕES DE NATAL... cartões para reunião de pais CD Alfabeclicando 1 CD TOQUINHO NO MUNDO DA CRIANÇA Centopéia Alfabética: Centopéia dos Números CERTIFICADO DE DESEMPENHO PARA ALUNOS POR BIMESTRE (TODAS AS SÉRIES) Certificados Dia dos Pais Chamadinha feita com papel 40 Chamadinhas EBD Ifantil Chapeu de animais Chapeu de soldado Chapeuzinho Vermelho - Varal de história e atividades Chocalho com potinho de danone Chocalho de material reciclado CIDADANIA E ÉTICA COM A TURMA DA MÔNICA Ciências divertida - Sistema urinário modelo feito com massinha de modelar. Ciências: Água. COLA DE LEITE Colação algodão Doce Maternal Colagem de nomes com palitos de fosforos. Coleção - 1001 Maneiras de Alfabetizar Coleção - Alegria Coleção - Alfabetização e Construindo Coleção - Alfabetização Sem Segredo De Marré de Si Coleção - Atividades para Sala de Aula - Ensino Funadamental Coleção - Diversidade Coleção - Matemática da Minha Vida Coleção - Novos Caminhos Coleção - Primeiras Letras com a Turma da Mônica Coleção - Primeiros Passos Coleção - Vai começar a Brincadeira Coleção “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar” coleção “Formação em Atendimento Educacional Especializado” COLEÇÃO ADOLETRA 6 e 7 ANOS - DATAS COMEMORATIVAS COLEÇÃO ADOLETRA VOLUME 3 EM PDF COLEÇÃO ALFABETIZAÇÃO LÚDICA VOL 1 COLEÇÃO ALFABETIZAÇÃO LÚDICA VOL 2 COLEÇÃO ALFABETIZAÇÃO LÚDICA VOL 4 COLEÇÃO ALFABETIZAÇÃO LÚDICA VOL3 Coleção Amarelinha 4 anos Linguangem Coleção Amarelinha 4 anos Natureza e Sociedade Coleção Amarelinha Matemática - 3 Anos Coleção Amarelinha Matematica - 4 Anos Coleção Amarelinha Natureza e Sociedade - 3 Anos Coleção at. de português: sinônimo e antônimo Coleção Baú do professor - vol. 1 Coleção Baú do professor - vol. 3 Coleção Bem-Me-Quer COLEÇÃO BORBOLETRANDO Coleção com 12 livrinhos matemática COLEÇÃO COMEMORANDO COM ARTE COLEÇÃO COMPLETA ALFABETIZAÇÃO LÚDICA Coleção de Olho Futuro Coleção Disquinho Coleção Enigma: Branca de Neve COLEÇÃO LÁPIS NA MÃO - ALFABETIZAÇÃO Coleção Lápis na mão 2 Coleção Ler COLEÇÃO NA PONTA DO LÁPIS PARA BAIXAR Coleção Piadinhas - Livro 10 Coleção Piadinhas - Livro 2 Coleção Piadinhas - Livro 3 Coleção Piadinhas - Livro 4 Coleção Piadinhas - Livro 5 Coleção Piadinhas - Livro 6 Coleção Piadinhas - Livro 7 Coleção Piadinhas - Livro 8 Coleção Piadinhas - Livro 9 COLEÇÃO PIADINHAS - O porquê das coisas 2 COLEÇÃO SABE TUDO - Adivinhas 1 COLEÇÃO SABE TUDO - Adivinhas 2 COLEÇÃO SABE TUDO - Charadas 1 COLEÇÃO SABE TUDO - Charadas 2 COLEÇÃO SABE TUDO - Curiosidades 1 COLEÇÃO SABE TUDO - Curiosidades 2 COLEÇÃO SABE TUDO - Invenções 1 COLEÇÃO SABE TUDO - Invenções 2 coleção sabe tudo invenções 01 coleção sabe tudo invenções 02 coleção sabe tudo o porquê das coisas Coleção Tic-Tac - Alfabetização COLEÇÃO TINDOLELÊ -5. Coleção Tindolelê – Dificuldades Ortográficas COLEÇÃO TINDOLELE GRAMATICA E LETRAMENTO COLETÂNEA DE ALFABETIZAÇÃO Coloque em ordem alfabética Colorindo o alfabeto COLORIR E COLAR NUM PALITO DE PICOLÉ Combinados e Regras Combinados para sala de aula Combinados perfeitos!!! COMO ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS. COMO FAZER FANTOCHES PASSO A PASSO Como Fazer Reciclagem De Potes De Iogurte! Faça Agora Mesmo Como fazer um domino numérico reciclado Como Fazer um Plano de Aula Para Educação Infantil Como inserir várias atividades no word para aproveitar a folha como matar mosquitos de forma ecologicamente correta Como organizar um bom plano de aula Como Participar da vida escolar de seus filhos? Como preparar massinha de modelar Como reaproveitar Latas de Leite ou Nescau passo a passo Como remover manchas em folhas digitalizadas e imprimir com qualidade Como se fosse dinheiro - Eu Gosto - página 37 Como usar histórias sociais completa Completando o alfabeto COMPLETAR QUANTIDADES COMPREENDENDO O SEU FILHO. CONSERVAÇÃO E SEQUÊNCIA CONSTRUÇÕES COM SUCATAS.. "OS DENTINHOS E SUAS QUERIDAS ESCOVINHAS" Construindo um futuro PDf CONTAGEM DE 1 a 9 contexto e saberes dos alunos Contos clássicos com a Turma da Mônica: A polegarzinha Contos clássicos com a Turma da Mônica: A roupa nova do rei Contos clássicos com a Turma da Mônica: Branca de neve Contos clássicos com a Turma da Mônica: Chapeuzinho vermelho Contos clássicos com a Turma da Mônica: Cinderela Contos clássicos com a Turma da Mônica: O gato de botas Contos clássicos com a Turma da Mônica: O Patinho feio Contos clássicos com a Turma da Mônica: O pequeno polegar Contos clássicos com a Turma da Mônica: O príncipe sapo Contos clássicos com a Turma da Mônica: O soldadinho de chumbo Contos clássicos com a Turma da Mônica: Rapunzel CONTOS EDUCAÇÃO INFANTIL Coordenação Motora Coordenação motora em linha reta Para maternal COORDENAÇÃO MOTORA FINA Coordenação visomotora e espacial Cores primárias cores secundárias e cores neutras! Corpo Corpo Humano - Ciências 1ª série. Correio de Palavras CORRIDA COM OBSTÁCULOS - PARA IMPRIMIR Corrida das Joaninhas Corrida de Patins CORRIDA DOS ANIMAIS. Crachás Coloridos Crachás Coloridos Para Imprimir (Menino e Menina) Crachás coloridos. CRACHÁS MOVÉL EDITÁVEIS. Crachás Para Imprimir criança e legislação Crianças de 2 e 3 anos (maternal) crustáceos. Cruzadão Cruzadinha com algarismos romanos Cruzadinha das vogais para trabalhar alfabetização CRUZADINHAS Cubo das Sílabas: Alfabetização de forma lúdica. Cubo decorativo feito com caixa de leite e feltro. CUBOS DA INCLUSÃO CUIDANDO BEM DO NOSSO PLANETA Cuidando do Corpo CURIOSIDADES SOBRE ANIMAIS CURSO PROINFANTIL DO MEC PARA BAIXAR Cursos Gratuitos com Certificado Grátis Cursos onlines gratis para educadores. DA LETRA IMPRENSA A LETRA CURSIVA Dado alfabético Dado Alfabetico. DADOS PARA CONTAR HISTÓRIA De olho no tempo - atividade Horas. Decifre o código animais vertebrados e invertebrados Dedoches - Animais Descobrindo Palavras Desenhando animais passo a passo Desenhando na areia Desenhando quadro a quadro Desenho Desenhos para Colorir : Inverno Desenvolvimento da leitura Dez Sacizinhos DIA DO ESTUDANTE 11 AGO ATIVIDADES E DESENHOS PARA COLORIR . Dia do Soldado Diagnóstica Mensal diagnóstico 1º ano para início do ano DIAGNÓSTICO DE LEITURA DO ALUNO Diagnóstico inicial: como ajudar o professor a realizá-lo Diário de Comportamento DIÁRIO DE UM BANANA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL Dica para reaproveitar sobras de giz de cera Dica super fácil para fazer 1 Tambor com lata de leite Dicas e Atividades para Reforço Escolar DICIONARIO DE INVENÇÕES Dicionário de Libras do Estado do Paraná!! Dicionário Ilustrado com as vogais DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE A a Z Dificuldades Ortográficas Dinâmica do Peixe DINÂMICA: ABRAÇOS DE URSO Dinâmica! Com que cara estou chegando… DINÂMICAS DINAMICAS DE GRUPO TROCANDO OS CRACHÁS Dinâmicas para divisão de grupos de alunos para jogos ou trabalhos. DIPLOMAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. Dislexia Ditado mágico Ditado mudo para diagnóstico somente sílabas simples DITADO RECORTADO PARA 1º E 2º ANO DITADO VISUAL POR ORDEM ALFABÉTICA - PARA IMPRIMIR ditados populares ilustrados DITOS POPULARES ILUSTRADOS - FOLCLORE - PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 1 AO 5 ANO ADAPTÁVEL DIVERSAS IDEIAS COM CDs... (Aqui personagens dos contos de fadas) Diversas Atividades com os Números - Educação Infantil DIVERSAS ATIVIDADES PARA DOWNLOADS: Diversas dinamicas para 1°dia de aula. Dobradura - Jardim. DOMINÓ - ANIMAIS / PALAVRAS Dominó de Coletivos DOMINÓ DE FRAÇÕES - PARA IMPRIMIR DownEx DOWNLOAD Cadernos de Atividades de Alfabetização para 1º DOWNLOAD Cadernos de Atividades para alunos da EDUCAÇÃO INFANTIL Download do material pedagógico do projeto RESPEITAR É PRECISO DOWNLOAD GRATUITO Dificuldades de comunicação e sinalização - Deficiência Visual e Projeto Prosa ED.INFANTIL-SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DA HISTÓRIA GATO XADREZ Editáveis e Fotocopiáveis Para Recados de Agendas Escolares Educação da Criança de 0 a 3 anos em espaço coletivo EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDUCAÇÃO INCLUSIVA -MUSICA: O SAPO NÃO LAVA O PÉ -APRENDENDO ATRAVÉS DA MUSICA Educação Infantil - Pré-escola - 4 e 5 anos Importância do registro feito pelo professor para repensar a prática EDUCAÇÃO INFANTIL - projeto auto estima Educação Infantil e Tecnologia EDUCAÇÃO INFANTIL: MURAL DAS TAREFAS Elogios em ordem de desenvolvimento Embalagem para garrafa Emparelhamento ou Pareamento Encaixe de Palavras Encontro de Vogais 1º ano Ens.Fundamental. ENCONTROS VOCÁLICOS Enfeites para sala de aula Ensinando a ler e escrever. ENSINE ÀS CRIANÇAS O VALOR DAS COISAS Entendendo o Autismo envelopes Escala de preensão de lápis e giz de cera Escola Ativa Alfabetizacao1 Escrevendo o meu nome - Alfabetização Escrita de palavras com as Letras do Alfabeto Escrita espontânea ESPECIFICIDADES DE CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS Essas mãozinhas vão longe!! Estações do Ano - Espantalho Estimulação Sensória - Motora Berçário - Atividades para Planejamento. estudando Frases e palavras com quebra cabeça Estudando o alfabeto maiúsculo e minúsculo ETIQUETAS PARA CADERNO DE CASA Etiquetas para cadernos etiquetas para caixas de materiais etiquetas para uso escolar - pastas Etiquetas Prontas para Cadernos EU ADORO ESSE ALFABETO.... Eu gosto matemática 4º e 5º ano Exercícios de Caligrafias com Numerais Experiências de Ciências para Crianças Experimentos para o ensino de Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais. Experimentos para o ensino de Ciências na Educação Infantil e Séries Iniciais. Parte 2 Explorando os numerais: sequência e quantidades Fábula- 2 ano FAÇA UM QUIET BOOK (LIVRO DE TECIDO) PARA SEUS ALUNOS Falando de emoções - Alfabetização FALTANDO VOGAIS Família silábica ilustrada FAMILIA.....UM TESOURO! Famílias Silábicas FANTOCHES DE LETRAS PARA IMPRIMIR FANTOCHES DE PAPEL FASES DA ESCRITA FESTA JUNINA - ATIVIDADES JUNINAS FESTA JUNINA CHEGANDO FICHA DE LEITURA COM FIGURAS PARA EDUCAÇÃO INFANIL BAIXE EM PDF Ficha do Alfabeto ficha para avaliação da leitura e da escrita: Ficha para avaliação da leitura e escrita Ficha para treino FICHA TECNICA ANIMAIS DO PANTANAL Fichas com números de 0 a 9 Fichas das famílias numéricas das dezenas para imprimir Fichas De Avaliação De Matemática Fichas de Avaliação do 1° ao 4° ano – Matemática Fichas de avaliacao mensal 2°ano. Fichas de Avaliação mensal 3°ano Fichas de leitura FICHAS DE LEITURA – Livro Alfabético com Sílabas Simples Fichas de Leitura com Letras Cursivas FICHAS DE LEITURA EM PDF. Fichas de leitura para as letras do alfabeto FICHAS DE LEITURA PARA IMPRIMIR FICHAS EM LIBRAS - ALIMENTOS. FICHAS EM LIBRAS - BRINQUEDOS. FICHAS EM LIBRAS - DATAS COMEMORATIVAS. FICHAS EM LIBRAS - FAMÍLIA. Fichas para desenvolver a atenção- nível médio Fichas para ditado Fichas para trabalhar percepção visual/atenção Fichas silábicas para sala de aula FICHINHAS DE LEITURA INICIAL Fichinhas para Dados Pessoais FIGURAS PARA AUTO DITADO Filho único Flor de garrafa plastica Pet Flor de JUJUBA para lembrancinha FLORES FEITAS COM CAIXINHA DE OVO FOFURA PARA DITADOS Folclore brasileiro livro completo turma da monica FOLCLORE_PARLENDA: CORRE CUTIA Formação de valores Formando palavras formas e números Pdf. Formas geométricas Formas Geométricas: atividades para o 1º ano e Educação Infantil. Formas Geométricas... Frango feito com pote de iogurte Garrafinhas Sensoriais - Modelos extraídos da WEB Gelatina criativa Gênero textual: Convite (produção de texto) Geografia 5ºano atividades diversificadas Geometria para o 4º ano GIBI TURMA DA MÔNICA - VIVA AS DIFERENÇAS Girafa com molde Gráfico e Tabelas gráficos GRAVURAS DE AÇÕES PARA A ESTIMULAÇÃO DA LINGUAGEM Gravuras x Palavras. Guia do Alfabetizador - 1º Bim Guia do Alfabetizador - 2º Bim Guia do Alfabetizador - 3º Bim Guia do Alfabetizador - 4º Bim há muito para fazer Habilidades: cores do jogo Habilidades: Fold por número HIGIENE-SAUDE - Historinha Joca Porquinho e Néco Urubu em o BANHO. HINO NACIONAL ILUSTRADO Hist. do Lápis História - Alfabeto HISTÓRIA .....Trabalhando a Identidade História Antiga dos 3 porquinhos. História da Tocha Olímpica História: Festa do dentes História: Festa dos dentes Histórias e Oficinas pedagógicas - A galinha ruiva Historinha - Tempo para Tudo Histórinha: As vogais HOMENAGEM AO DIA DO ESTUDANTE Homenagem aos pedagogos (a) HORA DE CONSTRUIR Hora de Experiencia a água e a vida - Ciências 1ª série. Hora de Experiencia com Feijão - Ciências 1ª série. Hora de Experiencia Sabor dos alimentos- Ciências 1ª série. Hora de Experiencia Sentindo os cheiros - Ciências 1ª série. Hora de Experiencia Tocando os objetos - Ciências 1ª série. Hora do Conto - O macaco e o colho - Sequência Didática - 1º e 2º ano HORA DO JOGO - NA TRILHA DOS NOMES horas horas II Horta suspensa hortinha suspensa - reciclagem IDÉIA NOVA PARA PALAVRAS Ideia para 1 ao 5 ano.como escrever um texto IDEIAS PARA TRABALHAR O SISTEMA SOLAR Identidade - Quem sou? Igual ou Diferente Imagens de numero 1 ao 10 para colorir IMPRESSÕES ESPECIAIS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO Imprima quebra-cabeça com faces para trabalhar emoções IMPRIMIR Incentivos Incentivos meio ambiente Incentivos para o aluno Incentivos para os alunos INCLUSÃO - ALFABETO EM LIBRAS INCLUSÃO - PROCURANDO DORY INCLUSÃO - PROCURANDO DORY DEDOCHE INCLUSÃO - REZANDO O PAI NOSSO EM LIBRAS INCLUSÃO ALFABETO - PROCURANDO DORY INCLUSÃO NÚMEROS - PROCURANDO DORY DEDOCHE INCLUSÃO: CÁLCULOS DE SUBTRAÇÃO INCLUSÃO: MARCA A PALAVRA CORRETA INCLUSÃO: MONTE AS PALAVRAS – PARTE 1 INCLUSÃO: MONTE AS PALAVRAS – PARTE 3 INFORMATICA NA PRATICA insetos Inventando Histórias invertebrados João Jogo o que é JOGO - BORBOLETA JOGO - FORMANDO NOMES Jogo - Trilhas Silábica Jogo "O que é Jogo A PALAVRA É... Jogo alfabetizacao Jogo Americano Para Fazer de Lembrancinha de Dia Das Mães JOGO BOLA NA CAIXA Jogo boole - séries iniciais JOGO BRINCANDO COM AS VOGAIS PARA IMPRIMIR Jogo caminho com obstaculos Jogo Chinelo na aranha Jogo da letra inicial JOGO DA MEMÓRIA JOGO DA MEMÓRIA - ANIMAIS JOGO DA MEMÓRIA ALFABETO E GRAVURA JOGO DA MEMÓRIA COM LACRES DE LEITE JOGO DA MEMÓRIA COM RIMAS Jogo da memória das dezenas Jogo da memória das vogais: Jogo da memória do alfabeto: JOGO DA MEMÓRIA DOS SUBSTANTIVOS PRIMITIVOS E DERIVADOS JOGO DA MEMORIA MEIOS DE TRANSPORTE jogo da memória-alfabeto Jogo da memória: letra bastão e letra cursiva Jogo da memória: sílabas JOGO DA SOMBRA. jogo da subtração JOGO DA TABUADA COM MATERIAL RECICLADO JOGO DA VELHA Jogo da velha inteligente Jogo das Abelhas JOGO DAS PALAVRAS Jogo das Palavras. JOGO DAS SÍLABAS Jogo das Vogais Jogo das vogais iniciais Jogo das Vogais. Jogo de argolas JOGO DE CUBOS Jogo de Encaixe Jogo de equilíbrio com garrafa pet JOGO DE LEITURA Jogo de Números e Quantidades com Frutas e Legumes (do 0 ao 15) Jogo de palavras e frases. Jogo de Sílabas Móveis - Formando palavras com as sílabas Jogo do Alfabeto Jogo do Alfabeto para Alfabetização: Jogo do Alfabeto para Imprimir. JOGO DO COLETIVO JOGO DO CORPO HUMANO. Jogo do Mico das sílabas Jogo do Prato - Adição e Subtração Jogo do rolo Jogo do Sim e do Não JOGO DOMINÓ DAS PALAVRAS JOGO DOS 5 SENTIDOS Jogo dos 5 sentidos para 3o Jogo dos Balões JOGO DOS DÍGRAFOS Jogo em libras + ficha de leitura: Festa no ceu Jogo formar palavras Jogo lúdico para trabalhar leitura Jogo Mata-mosca Jogo Mercadinho das Letras. JOGO NÃO TEM HORA - ALFABETIZAÇÃO JOGO NOSSO ALFABETO Jogo O que é JOGO PERCURSO: ALFABETIZAÇÃO Jogo puxa palavra. Jogo quarteto do alfabeto - Bom para crianças em fases de aprendizado da leitura e da escrita Jogo Trilha das Palavras para imprimir jogo trilha dos coelhos Jogo UNO das Frações JOGO VAMOS BRINCAR COM AS SÍLABAS? Jogo: Baralho da alfabetização! Jogo: Calculando as quantidades JOGO: CORRIDA DOS CAVALINHOS (td com sucatas) Jogo: formando nomes Jogos – Desafios Diversos Jogos - Educação Física JOGOS ALFABETIZAÇÃO Jogos com balões Jogos com palavras Jogos Cooperativos Jogos das Sombras Jogos de Alfabetização JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO ALEGRIA DE SABER jogos de alfabetização etc Jogos de alfabetização para praticar a leitura Jogos de Criações Jogos do Projeto Trilhas JOGOS E ATIVIDADES DIVERSAS Jogos e brincadeiras Jogos e brincadeiras na Creche JOGOS E DINAMICAS PARA INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS Jogos educativos com EVA Jogos na Alfabetização - Baralho Fonológico Jogos na Alfabetização - Bingo da Letra Inicial Jogos na Alfabetização - Caça Letras Jogos na Alfabetização - Duas Palavras Jogos na Alfabetização - Letras Atrapalhadas Jogos na Alfabetização - Mais Uma Jogos na Alfabetização - Palavra dentro da Palavra Jogos na Alfabetização - Quem escreve sou Eu Jogos na Alfabetização - Trilha de Figuras Jogos na Alfabetização - Troca Letras JOGOS NA INCLUSÃO – Crianças com Autismo e Dificuldade na Aprendizagem Discalculia JOGOS PALAVRA E DESENHO Jogos para alfabetização JOGOS PEDAGÓGICOS Jogos Pedagógicos – Quais Letrinhas estão faltando? joguinho com letras móveis joguinho da memória Joguinho do Alfabeto JUNÇÕES - INCLUSÃO - PROCURANDO DORY Kit Escovação KIT FAMILIAR PARA REUNIÃO DE PAIS Kit para banheiro feito com garrafas PET L.P- 3º ANO - GRAMATICA LAGARTA COLORIDA FEITA COM CAIXA DE OVO LÁPIS COLORIDOS COM AS LETRAS DO ALFABETO PARA IMPRIMIR E TRABALHAR CORES E ALFABETO lateralidade e direcionalidade para Escrita Lego + Direcionamento= Trabalhando números e quantidades. LEITURA ALFABETIZADORA Leituras para Alfabetização Leiturinhas para o 1º ano Lembrancinha Festa Junina lembrancinha junina passo a passo Lembrancinha Para Páscoa - Cestinha para Ovos de Páscoa LEMBRANCINHAS DO DIA DOS PAIS COM MOLDE - CELULAR LEMBRANCINHAS E ATIVIDADES DE NATAL... LEMBRANCINHAS PARA O MEIO AMBIENTE lendo e copiando numerais lendo e copiando o alfabeto Letra LETRA BONITA Letra cursiva entendimentos Letramento Divertido - Livro 1 Letramento Divertido - Livro 2 Letramento Divertido - Livro 3 Letramento Divertido - Livro 4 LETRAMENTO DIVERTIDO VOL 1 LÍNGUA PORTUGUESA LETRAMENTO DIVERTIDO VOL 2 LETRAS DO ALFABETO COM TEXTO E INTERPRETAÇÃO-TM LETRAS IMANTADAS LIÇÃO DE FÉRIAS 2016 Ligue vogais Língua Portuguesa - Uso do Dicionário (2ºAno) Linguagem Oral LISTA COM ALFABETO lista com alfabeto/continuação LIVRÃO DAS PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUAS Livrinho - Natal Livrinho a Cigarra e a Formiga Livrinho Colorido Para as Crianças Preencherem Sobre Elas Livrinho da água 2 LIVRINHO DE ADIÇÃO DA MÔNICA Livrinho de formatura para Educação infantil Livrinho dia da água LIVRINHO DIA DAS MÃES - SEGREDINHOS!!! LIVRINHO DO ALFABETO LIVRINHO FOLCLORE Livrinho hospital das letras 3 e 4 ano Livrinho meio ambiente Pré II Livrinho produção de texto. Livro Bom dia Livro : A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel Livro A bruxinha que voava numa escova de dentes LIVRO A CAIXA MALUCA Livro A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel Livro a velhinha que dava o nome as coisas LIVRO ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA Livro Armazém de textos V4 (8anos) Livro Até as princesas soltam pum LIVRO BICHODÁRIO Livro Chá das dez Livro com histórias mês agosto Livro das Cantigas Patai e Patata Livro De Alfabetização - Alegria De Saber LIVRO DE BOAS MANEIRAS - DESCULPE-ME Livro de Matemática livro de papelão - reciclagem Livro Desculpe-me Livro Diversidade Pdf. Livro Divertido Livro do nome para montar com a turminha Livro do professor inclusão e solidariedade. Livro Elmer o elefante xadrez Livro em pdf o homem que calculava Livro Festa das Palavras! Atividades para o 3° ano ou antiga 2ª série LIVRO INFANTIL: Você troca? - Eva Furnari Livro João Feijão LIVRO JOÃO PRESTE ATENÇÃO Livro Meninas Negras + Atividades LIVRO MINHA FAMILIA É COLORIDA LIVRO OS DEZ AMIGOS - ZIRALDO Livro Os Símbolos da Páscoa Livro palavras muitas palavras Pdf. LIVRO PARA PINTAR "A FAMÍLIA DE QUADRADOS" LIVRO PARA TRABALHAR AS FORMAS GEOMÉTRICAS Livro Porta de Papel LIVRO TECO TELECO - VOGAIS PARA BAIXAR Livro Você Gostaria de Conhecer Jesus? Pdf. Livro: Alfabeto LIVRO: CAMILÃO LIVRO: EU TENHO A TI E TU TENS A MIM Livro: O aniversário do seu Alfabeto. livro:O JARDIM-Brincando com Dobraduras Livros digitalizados . Livros e Títulos sobre o tema Autismo LIVROS INFANTIS PARA BAIXAR Livros para Baixar - Gratuitos Livros turma da monica cores LIXO: UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS NÓS! Mafalda maior/menor... Mais caras para imprimir! Mais de 100 capas para provinhas Mais formas geométricas Mala Viajante Manual de Portfolio - Como montar um portfolio passo a passo Mapa da classe para sondagem inicial Mapa desenvolvimento da escrita Marca texto com mensagem marca texto com mensagem Marcação: Quadrilha MARCADORES DE PÁGINA Máscara de coelho da áscoa com pratos de papel Massinha de modelar caseira Massinha de modelar com gelatina MATEMÁTICA - GRÁFICO ANIVERSARIANTES Matemática - Números Naturais MATEMÁTICA 5º ANO: sistema de medidas MATEMÁTICA ATIVIDADES PARA TODO DIA 2º ANO Matemática Com Jogos E Atividades Matemática: posição e lateralidade Materiais autismo inicio alfabetização materiais para reflexão sobre o processo de alfabetização e letramento. MATERIAL ADAPTADO Material para Coordenador Pedagógico MEC disponibiliza 62 títulos grátis da Coleção Educadores MEC disponibiliza materiais para professores da EDUCAÇÃO INFANTIL MEC disponibiliza material de apoio à Educação Inclusiva para download Medalha-Crachá Para o Primeiro Dia de Aula MEDALHAS PARA O DIA DOS PAIS - BERÇÁRIO II MEDIDAS DE COMPRIMENTO Meio Ambiente meio ambiente - o Planetinha Meio ambiente Atividades com a turma da Mônica - Você sabia? Meio Ambiente com Qualidade! MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM LIBRAS. Memoria de palavras menos/mais Mensagens para agendas Método Fônico - Famílias Silábicas Métodos de alfabetização MEU AMIGO DINOSSAURO Meu caderno de redação e criação - volume 1 MICO DE SINÔNIMOS E ANTÔNIMOS Minha agenda telefônica educação infantil Minha Família é colorida... Minha vida 1 e 2 ano Mini livros: Lilo e Leila Mini livros: Mimi Misturou tudo... Modelo de calendarios. Modelo de ficha de avaliação de comportamentos e atitudes modelo de fichas dados da criança Modelo de Plano Semanal para Creche 2 anos MODELO DE RELATÓRIO - EDUCAÇÃO INFANTIL Modelo de Relatório de Avaliação! MODELO DE RELATÓRIO EDUCAÇÃO INFANTIL Modelos de Atividades de Matemática Modelos de Fantoches de Animais Modelos de Plano de Aula para Educação Infantil. Molde cartaz Centopeia de parede com numerais Molde de Coelhinho da Páscoa de EVA MOLDE PRESENTE - LINDINHA MOLDE PRESENTE - PLACA MENINAS ALEGRES Moldes E.V.A de Coelhinhos e Orelhinhas retirados do livro "comemorando com arte vol I" MONTANDO UM SUPERMERCADO ATIVIDADES ALFABETIZAÇÃO. MONTE AS PALAVRAS – PARTE 1 MONTE AS PALAVRAS – PARTE 2 MOSQUITO DA DENGUE DE GARRAFA PET Muitas Brincadeiras!!!!! Muitos livros infantis para baixar gratuitamente - legalmente Multiplicação com os dedos Mural dos Sentimentos - Alfabetização. Música Infantil ilustrada para colorir Musicas infantis MÚSICAS INFANTIS PARA BAIXAR musiquinhas infantis que fofura!!! Na creche na hora certa NA PONTA DO LÁPIS Não acabem com a caligrafia: escrever à mão desenvolve o cérebro. NÃO O PREÇO. nasce um novo dentinho Natal Tio Patinhas... Ninguém é igual a ninguém - projeto identidade. NIVEIS SILÁBICOS nível de conhecimento NIVEL SILÁBICO COM VALOR SONORO NO MUNDO DA ALFABETIZAÇÃO - COMPLETO Nome Nomes e Números - Matemática. Novas Regrinhas de convivência. Nove maneiras de ajudar uma criança a aprender a ler Numerais até 20 NUMERAIS COM HISTORINHA NUMERAIS DE 1 A 10 COM TEXTOS - EDUCAÇÃO INFANTIL Numerais educação infantil. NUMERAIS PARA CARTAZES E RECORTES Numeral para imprimir Número x numeral Números Números de 0 a 9 fofuchos Números e quantidades Números Ordinais - Matemática. Números pares e Ímpares- Matemática. O ANIVERSÁRIO DO SENHOR ALFABETO O BATALHÃO DAS LETRAS O Carnaval na floresta O coelho que não era de páscoa - Ruth Rocha O COMILÃO O LIVRO DA ESCRITA O menino que viu uma coisa O que é o que é um Portfolio? O que é? o que é?" o que fazer na hora do choro? O que fazer para resolver mordidas? O QUE TEM NA CASA? O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE - LIVRO Objetivos de aprendizagem Oferta e demanda de Educação Infantil no Campo OFICINA - PROALFA E PROEB OFICINA DE LITERATURA Olimpíadas - Ed. Infantil OLIMPÍADAS PROJETO 2016 ORDEM ALFABETICA Ordem crescente e decrescente Organizando Órgão especialista em alfabetização da UFMG oferece coleções de materiais para download Órgãos dos sentidos e Higiene Orientações e roteiros de atividades para alfabetização ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA - ALFABETIZAÇÃO Origami Origami e lenda do Boto Origami: A arca de Noé Os numerais Os números para Educação Infantil Outras sugestões para divisão de alunos para jogos e equipes de trabalho. Outros modelos de lembrancinhas de Festa Junina. OVELHA DE CONTONETES - PASSO A PASSO. Ovo em forma de coração ou de pintinho? pá: sem som não dá pra brincar PAI NOSSO INFANTIL PAI NOSSO-ilustrado PAINEL COM SENTIDOS Palavra Palavra Secreta Palavra secreta. Palavras complexas PALAVRAS CRUZADAS MÓVEIS Palavras embaralhadas Palhaço de rolinho de papel higiênico Palitoches de Bichinhos (com molde) Papel no lixo - Meio Ambiente Par ou impar Para baixar - Um Pequeno Natal. PARA BAIXAR E IMPRIMIR - CADERNO DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CASA OU PARA SALA VOL2 PARA CASA OU PARA SALA VOL3 PARA CASA-LIVRO Para reunião de Pais... Para trabalhar letras cursivas Parlendas PARLENDAS ILUSTRADAS participação etc. Páscoa - Livrinho de atividades para imprimir. Passatempo"DOMINÓ DOS MAMÍFEROS" alfabetização Passo a passo de carimbos de EVA Passo a Passo de cartão para o Dia dos Pais Passo a passo de coelhinho com molde das mãos PAULO FREIRE ESSENCIAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PDF PECS Pequenas leiturinhas para alfabetizar. PERDE - GANHA Peteca Peteca de EVA Piadas infantis Pinóquio - Varal de história Pintando o arco-íris. PINTE SÍLABAS Pintura para treino movimentos isolados dos dedos Pipoca de sagu Placa para banheiro Planejamento Anual 3°ano ensino fundamental I Planejamento Semanal Pronto para Berçário Planejamento: Objetivos Específicos e Conteúdos para o Maternal Plano de ação. PNE Plano de aula - Self-service mirim Plano de aula Ed. Infantil-respeitando as diferenças. Plano de trabalho Hora da chamada Planos de Aula /Projetos - Preconceito Plaquinhas - Alfabeto plaquinhas de banheiro Plaquinhas Ecológicas PLAQUINHAS PARA BANHEIRO PLAQUINHAS PARA PORTA - MENINOS E MENINAS plim PNAIC - Alfabetização Matemática Pnaic - Caixa de Matemática Pnaic Matemática Pnaic Matemática - Livro para download: Aritmética da Emília PNLD : Oferece para download livros do Projeto Buriti Poema: Meses do Ano Poemas com interpretação 1° e 2° ano POESIA DAS CORES POESIA EM ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO POESIAS PARA CRIANÇAS Polvo com rolo de papel Higiênico ponteira de lápis e molde PONTILHADO COM AS LETRINHAS DO ALFABETO TURMA DA MÔNICA Pontuação: aprendendo os acentos Pontuando... Por que jogos em grupo? Porque devemos celebrar o Dia Nacional da Educação Infantil Porque usar letra de forma no início da alfabetização? Porquinhos de copos descartáveis Porta Lápis com caixa de leite Porta-caneta de EVA Porta-lápis reciclado Porta-trecos com eva Português - Avaliação (tema festa junina)-2° ano tirado da net Português apoio aluno 1- Coletânea de textos Praler Preensão do lápis Pregadores de EVA PREGUICINHA Preguicinha Oral Preste atenção! - livro gratuito sobre Dislexia Primeiras Letras Turma da Monica PRIMEIRO DIA DE AULA - BRINCADEIRAS E DINÂMICAS - ATIVIDADES E DESENHOS Pró-Letramento Probleminhas Adição Produção de Texto PRODUÇÃO DE TEXTO 1º ano ens.Fundamental. Produção de texto 3anos produção de texto: Anuncios Profa PROFESSORA SIM Profissões - Cartazes Coloridos PROGRAMA ALFABETIZAR EM TEMPO 1º CICLO Programa Escola Segura Programa Nacional do Livro Didático: PNLD 2011 - 2012 - 2013 Livros Didáticos adaptados para o Sistema Braille Programa Nacional do Livro Didático: PNLD 2013 - 2014 - 2015 Livros Didáticos adaptados para o Sistema Braille PROGRAMA PRIMEIROS SABERES NA INFÂNCIA PROJETO - CONTE UMA HISTÓRIA Projeto 2: Minha Escola PROJETO ALIMENTAÇÃO PROJETO ARTE CULINÁRIA NA ESCOLA PROJETO CABE NA MALA PROJETO CIRCO PROJETO CONSEGUIR Atividades de Matemática e Língua Portuguesa 4º e 5º anos Projeto conseguir - matemática e língua portuguesa 5°ano. Projeto de artes com a poesia "Leilão de um Jardim" para educação infantil Projeto Dia dos Pais PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL - OLIMPÍADAS 2016 Projeto Escrita do Nome Projeto eu e a dengue Projeto Eu Nas Festas Juninas Projeto Festa Junina Projeto Formatura Projeto Geometria Projeto Higiene PROJETO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL PROJETO INDISCIPLINA NA ESCOLA Projeto Interdisciplinar _ LIBRAS Projeto Inverno - Atividade para Educacao Infantil Projeto Medo de Que? Projeto Meio ambiente Projeto Meios de Comunicação Projeto Minha Cidade Projeto Minha Escola Projeto Natureza Projeto Os Cinco Sentidos Projeto Profissões PROJETO QUEM SOU EU? PROJETO REPÓRTER POR UM DIA Projeto Semana da alimentação Projeto Zum Projeto: Literatura Projeto: Minha identidade Projeto: Nomes próprios Projeto: Nosso Folclore PROJETO: O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO Projeto: Queijo Projeto: Rótulos Projeto: Seres Vivos PRONOMES - CARTAZES PARA IMPRIMIR E COLORIR PROVÉRBIOS Psicomotricidade: Campo minado em movimento Psicomotricidade: Vamos formar palavras? Psicomtricidade: Recorte sem tesoura Quadrinhas e trava-línguas ilustrados. Quadro de pregas Quadro Valor Lugar (QVL) e material de contagem Quando a Escola é de Vidro Quebra - cabeça (Multiplicação) Quebra - cabeça com caixinhas Quebra cabeça soletrando Quebra Cabeça de Número e Quantidade para Imprimir quebra cabeça-alfabeto Quebra-cabeça alfabético. QUEBRA-CABEÇA ANIMAIS 10 PARTES quebra-cabeça de animais para imprimir e escrever! Quebra-cabeça do alfabeto: QUEBRA-CABEÇA PRÉ 2 E 1 ANO Quem soltou o pum? Reaproveitando Giz de Cera Receitas para Festa Junina. Reciclagem de bandejas de isopor para fazer porta trecos Reciclagem-Jogo da Velha em caixa de pizza RECICLAGEM: CENTOPÉIA FEITO COM CAIXA DE OVO RECICLAGEM: LINDOS COGUMELOS FEITOS COM CAIXA DE OVO Reciclando RECICLANDO PARA BRINCAR reciclar giz de cera recortar e montar Recreação Na Escola RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA TRABALHAR COM AUTISTA Reflexão Regras para sala de aula REGRINHA PARA ENSINAR AOS NOSSOS ALUNOS REGRINHAS DO BANHEIRO REGRINHAS EM SALA DE AULA 2 Relatório Individual do aluno – Educação Infantil RELÓGIO PARA TRABALHAR HORAS COM CD USADO Repelente caseiro: Resolvendo Problemas Revista Criança REVISTA E.V.A - MOLDES Revista Figuras - 9 Revista figuras Maestra Primária e Infantil RIMAS COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS Risque e Rabisque com Crianças e suas Tecnologias Roda do Arrependimento Roleta Ciclo da água ROLETA DA SORTE Roleta das Palavras Rolo das letras. Roteiro para fazer um bom portfolio ROTINA PARA BERÇÁRIO - 1 A 2 ANOS Sabe Tudo Adivinhas 01 SAPATINHO E BOLA SAQUINHO DA MATEMÁTICA Saquinhos Sensoriais - Modelos retirados da NET Seja Parceiro do Aprendendo com a tia Debora Semáforo do comportamento Semelhanças e Diferenças SEPARE AS SILABAS - SÉRIES INICIAIS Sequência Didática – Alfabetização Sequência didática envolvendo frutas 1º ano Sequência Didática MEU DENTE CAIU Sequência Didáticas Sequência o sapo 1 e 2 ano Sequencia Para Alfabetizacao Tomatinho Vermelho Sequencia salva da net reorganizada para 2º ano e para turma de reforço seres vivos - animais vertebrados Seres Vivos e Seres não Vivos Série Autismo Sílaba Sílaba tônica SILABANDO Silabario SILABÁRIO SILABÁRIO DE DESENHOS ANIMADOS Silabário de parede completo Silabário deslizante Silabas complexas baú de palavras 1º e 2º ano sílabas móveis sílabas-cartelas Sinais em libras Sistema de numeração decimal Pacote com atividades sobre sistema de numeração decimal prontos para imprimir Sistema de Numeração Romano - Matemática. Sistema Digestivo para recortar e montar Site Para Criar Atividades Pontilhadas Smilinguido ( Cartaz Tempo) Smilinguido (Cartaz Quantos Somos?) sô! Sol SOLETRANDO - ENSINO FUNDAMENTAL 4ª SERIE 9 A 10 ANOS. sondagem Sondagem Alfabetização sondagem de leitura. sondagens para todos os bimestres Stop da multiplicação SUBTRAÇÃO - LIVRINHO SUGESTÃO - ROTINA PARA PRIMEIRA SEMANA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Sugestão com sucatas: jogo do varal SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA A 1ª FASE Sugestão de jogo: " Tapete das habilidades" Sugestão para cartaz "Em defesa do meio ambiente" SUGESTÃO SENSACIONAL sugestão: A Nova Aritmética da Emília Sugestões de Atividades - A Galinha Ruiva SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM CRIANÇAS ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR Sugestões de Atividades da História da Dona Baratinha Sugestões de Atividades de Arte Sugestões de Atividades Permanetes Sugestões de jogos para trabalhar a construção do número na Educação Infantil Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios de alunos Sustentabilidade Tabela de hipóteses de escrita e possibilidades de intervenção tabuada legal para fazer cartaz Tabuadas fatiadas Tabuleiro da multiplicação Tapete das famílias silábicas TAREFA DE CASA TAREFINHAS PARA CASA MATEMÁTICA TÉCNICA DA MATRIZ COM ÁLCOOL TÉCNICA DE PINTURA COM POTINHOS DE YAKULT Técnica de pintura para educação infantil. Técnica para Trabalhar com Tesoura com Crianças Da Ed.Infantil e Especiais Técnicas de pintura TÉCNICAS DE PINTURA: Outras Atividades para suas aulas de arte. Técnicas de uso de produtos (Apostilas de Arte) Técnicas em artes Terra TEXTO DO LIVRO OS DIREITOS DA CRIANÇA SEGUNDO RUTH ROCHA TEXTO E ATIVIDADES SOBRE BULLYING. TEXTO PARA PRIMEIRA REUNIÃO DE PROFESSORES DO ANO LETIVO TEXTO TURMA DA MONICA Textos TEXTOS INTERESSANTES TEXTOS LEGAIS TEXTOS LEGAIS 2 TEXTOS PARA COLAR NO CADERNO Textura com moedas TIA NÃO! PAULO FREIRE EM PDF TINDOLELÊ GRAMÁTICA E LETRAMENTO VOLUME 2 TINDOLELÊ GRAMÁTICA VOLUME 1 Tirinhas da Mafalda por conteúdos – Geografia todas as cores! de Ruth Rocha Torre da Rapunzel de papelão Trabalhando a leitura - POOH E AS ABELHAS Trabalhando Bula Trabalhando Ciências com a Educação Infantil ou Séries Iniciais. TRABALHANDO COM ALUNOS SURDOS Trabalhando Com As Vogais TRABALHANDO COM BLOCOS LÓGICOS trabalhando com listas-atividade de escrita-TM TRABALHANDO COM NOMES TRABALHANDO COM RÓTULOS... Trabalhando o Alfabeto Trabalhando os Encontros Consonantais Trabalhando os Encontros Vocálicos TRABALHANDO PONTUAÇÃO Trabalhando Receita de Cozinha Trabalho doméstico - Maurício de Souza - Mônica nº55 TRABALHOS AVALIATIVOS TRABALHOS COM PEDRAS trabalhos e datas comemorativas Travalínguas Treinando a caligrafia. TREINANDO OS NUMERAIS - TRAÇAR OS PONTILHADOS Treino ortografico - vogais para imprimir Trenzinho - Dias da Semana Trenzinho das vogais TRILHA DA HIGIENE PESSOAL. Trilha sonora para festa junina Trilhas Ortográficas TUDO SOBRE MATEMÁTICA DO 1º AO 5º ANO Turma da Mônica e os números TURMAS UNIFICADAS (MULTISSERIADAS) TV de Papelão Para Contar Histórias Um Bichinho Diferente-texto com atividade Um em cada 4 professores da educação básica não tem graduação Um jeito de aprender caligrafia Uma boa adaptação na escola uma pitada de motivação! USO DO DICIONÁRIO EM SALA DE AULA Utilização dos números. Vai começar a Brincadeira- 5 anos Vai um? Empresta um? Vai-e-vem reciclado. VAMOS APRENDER ATRAVÉS DA MUSICA - O ELEFANTE Vamos aprender o Alfabeto se divertindo ? Vamos brincar com os sinais?!! VAMOS BRINCAR DE JOGO DA VELHA - ALFABETIZAÇÃO. Vamos estudar um pouquinho de Matemática? VAMOS FAZER DOBRADURAS - FOLCLORE VAMOS FAZER UM DICIONÁRIO DIVERTIDO E ILUSTRADO - ALFABETIZAÇÃO. VAMOS FORMAR PALAVRAS - ALFABETIZAÇÃO. Vamos montar e depois pintar... VAMOS NESSA? Vamos passear no bosque Vamos somar? VAMOS TRABALHAR COM A VOGAL A- PROJETO VAMOS ALFABETIZAR VAMOS TRABALHAR COM A VOGAL E - PROJETO VAMOS ALFABETIZAR VAMOS TRABALHAR COM A VOGAL I - PROJETO VAMOS ALFABETIZAR VAMOS TRABALHAR COM A VOGAL O - PROJETO VAMOS ALFABETIZAR VAMOS TRABALHAR COM A VOGAL U - PROJETO VAMOS ALFABETIZAR VAMOS TREINAR AS LETRAS INICIAIS DO ALFABETO Vamos ver assistir a Turminha do Querubim em Libras?!! Varal de História - Branca de Neve Várias atividades de Alfabetização Matemática VÁRIOS TEXTOS COM INTERPRETAÇÕES PARA BAIXAR! Veja como contribuir com a aprendizagem do seu filho VESTUÁRIO - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Vinte passos para combater a indisciplina com alunos VIVENDO A DIVERSIDADE - VOL 1 - 9 E 10 ANOS VIVENDO A DIVERSIDADE - VOL. 2 - 9 E 10 ANOS. Vivendo a diversidade volume 2 Vocabulário de Apoio Vogais Vogais (libras) Vogais em versos Vogais ilustrativa Vogais Móveis - Formando Palavras com as Vogais