25 de nov. de 2017
Sequência didática – Os Números
Sequência didática – Os Números
Objetivo de ensino
Perceber a importância de uma linguagem simbólica universal na representação e modelagem de situações matemática como forma de comunicação.
Objetivo de aprendizagem:
Identificar números em diferentes e funções, por exemplo: indicando
quantidade, posição ou ordem;
reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de sons e formas ou padrões numéricos simples;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de efetuar a ordenação numérica;
Reconhecer a seqüência numérica por meio de jogo.
Constar a importância dos números e descrever sua utilização em nosso cotidiano;
Conteúdos
Números, ordem crescente e decrescente, números ordinais (matemática)
Gênero textual: texto, escrita de números por extenso.
Estratégias:
Contar a história: A Fila dos Números, usando figuras de números animados.
Jogos lúdicos através das figuras dos números da história.
A partir do texto (A Fila dos Números), encontrar e circular os números escritos por extenso.
Ilustração do texto observando a sequência numérica e formas dos números.
Tabela dos números escritos por extenso e atividades de escrita.
Atividades orais e escritas de seqüência numérica dos números trabalhados.
Brincar de amarelinha em forma de caracol e atividade escrita.
A FILA DOS NUMEROS
ERA UMA VEZ UMA ESCOLA ONDE OS ALUNOS ERAM OS NÚMEROS. NA ESCOLA DOS NÚMEROS A PROFESSORA ERA O ZERO.
TODOS OS DIAS A PROFESSORA FAZIA UMA FILA PARA LEVAR OS ALUNOS AO REFEITÓRIO. ELA GOSTAVA DE ORDEM E POSICIONAVA OS ALUNOS NÚMEROS DO MENOR PARA O MAIOR.
O PRIMEIRO DA FILA ERA O NÚMERO UM, QUE MUITO OBEDIENTE, ANDAVA EM FILA OLHANDO SEMPRE PARA FRENTE, E NÃO OLHAVA NEM PARA A DIREITA E NEM PARA A ESQUERDA. SEGUINDO SEU EXEMPLO VINHA EM SEGUNDO LUGAR ONÚMERO DOIS, EM TERCEIRO O TRÊS, E EM QUARTO LUGAR ONÚMERO QUATRO.
MAS PARA SURPRESA DA PROFESSORA ZERO O QUINTO NÚMERO, O NÚMERO CINCO, VINHA VIRADO PARA TRAS COM SUA ATENÇÃO TODA VOLTADA PARA O SEXTO NÚMERO QUE PARA ADMIRAÇÃO DE TODOS E TRISTEZA DA PROFESSORA SEGUIA NA FILA VIRADO PARA TAMBÉM PARA TRÁS E COMO SE NÃO BASTASSE, DE PONTA CABEÇA. ISTO MESMO, O NÚMERO SEIS ANDAVA DE CABEÇA PARA BAIXO E NÃO TINHA JEITO DE SE APRUMAR.
MAS FELIZMENTE OS NÚMEROS SETE, OITO E NOVE NÃO SEGUIRAM O EXEMPLO DO NÚMERO CINCO E SEIS, E SEGUIAM NA FILA VIRADOS PARA FRENTE COMO OS DEMAIS COLEGAS NÚMEROS.
POR ISSO NÃO DEVEMOS ESQUECER A FILA DOS NÚMEROS, TODOS ESTÃO VIRADOS PARA FRENTE SOMENTE O CINCO E SEIS ESTÃO VIRADOS PARA TRÁS.
ATIVIDADES
1 - OS NÚMEROS DE ZERO A NOVE APARECEM ESCRITOS POR EXTENSO NO TEXTO, ENCONTRE-OS, CIRCULE E PINTE-OS:
2 - FAÇA UMA LINDA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA.
Atividades da sequencia didática para imprimir
Nenhum comentário:
Postar um comentário