28 de nov. de 2017
PROJETO COLÔNIA DE FÉRIAS
MATERNAL I E II
TEMA: Enquanto brinco eu Aprendo
JUSTIFICATIVA
O ambiente pedagógico, ou seja, a escola é um lugar de fascinação e criatividade, onde a invenção da asas à imaginação. É primordial propiciar doses de entusiasmo para que o processo de aprendizagem aconteça em todos os sentidos. Precisamos reintroduzir na escola o princípio de que todo conhecimento tem algo a ver com a experiência do prazer. Quando este está ausente, a aprendizagem vira um processo meramente instrucional.
Aprender é um processo criativo que se dinamiza em cada projeto construído e desenvolvido pela escola. Dentro desta perspectiva acreditamos que a educação só consegue "bons resultados" quando se preocupa com gerar experiências de aprendizagens, que seduzem e encantam.
As atividades oferecidas na colônia de férias, levam à criança a oportunidade de se socializar com crianças de diferentes faixas etária, ao mesmo tempo em que desenvolve atividades de pura riqueza tanto para o intelecto quanto para o corpo, podendo desta forma desenvolver todas as suas potencialidades. Esta colônia tem como principal objetivo promover a integração das crianças de forma prazerosa e educativa. Através da exploração de diversas atividades lúdicas orientadas, incluindo músicas, oficina de sucata, origami, brincadeiras, jogos e outros.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças que freqüentarão a colônia de férias, atividades prazerosas ludicamente voltadas ao seu desenvolvimento integral e entretenimento, bem como suprir as necessidades da criança e de suas famílias durante o período de recesso escolar.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Promover a recreação através de brinquedos, brincadeiras, jogos, passeios, vídeos, músicas e arte;
Ø Promover a socialização;
Ø Desenvolver a linguagem oral e escrita;
Ø Estimular a criatividade e a imaginação;
Ø Ampliar a coordenação motora ampla e fina;
Ø Incentivar o gosto pela música e canto.
DESENVOLVIMENTO
Ä Brincadeiras de roda;
Ä Passeios;
Ä Brincadeiras ao ar livre;
Ä Parque;
Ä Música e interpretação;
Ä História e interpretação;
Ä Brincadeiras e registro;
Ä Vídeos e registro;
Ä Reescrita do nome;
Ä Atividades com seu nome;
Ä Parlendas;
Ä Maquete;
Ä Sucata;
Ä Massa de modelar;
Ä Jogos;
Ä Formas geométricas;
Ä Pintura.
METODOLOGIA
Æ Realização de brincadeiras de roda, a fim de promover a socialização entre os educandos e educadores, registrando-as;
Æ Promover passeios pelo bairro e no Parque Warry World, possibilitando o contato com a natureza;
Æ Desenvolvimento de brincadeiras no pátio explorando cantigas, jogos, brincadeiras livres e o parque do C.E.I;
Æ Escutar diversas músicas e cantos, para após interpretá-las a partir de sucatas;
Æ Utilização da música e dança como expressão corporal;
Æ Contação de histórias, dramatizando-as através de fantoches. Releitura das histórias por meio de pinturas com tinta guache, desenhos, colagem, etc;
Æ Filmes diversos com registro através de colagem (serragem colorida) individual e coletiva.
Æ Produção do auto retrato através do desenho;
Æ Confecção do bicho do nome com recorte e pintura;
Æ Reescrita do nome para as crianças maiores e para os menores pesquisa com recorte e colagem;
Æ Utilização de parlendas, recitar e utilizar sucata para o desenvolvimento dos trabalhos;
Æ Confecção de uma maquete a partir de massa de modelar, caixas e do material coletado no momento do passeio ao Parque Warry World;
Æ Utilização de jogos diversos como: bingo do nome, bingo do alfabeto, bingo dos números, boliche e etc, a fim de desenvolver o raciocínio lógico e atenção;
Æ Confecção de uma amarelinha no pátio contendo as formas geométricas, cada criança jogará o dado que possui as formas geométricas (circulo, quadrado, triângulo e retângulo), ao cair o dado a criança pulará a amarelinha até chegar a forma geométrica correspondente;
Æ Utilização de cordas e bambôles para representar conjuntos no chão, por exemplo: a partir da história “Os três porquinhos” trabalhar o numeral 3. Representar quantidades de 1 à 5 nos conjuntos através de brinquedos e realizar contagens;
Æ Confecção de lembrancinhas para as crianças que participaram da colônia de férias, com a frase: “Estar com você merece Bis”, e, um chocolate bis como presente.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual, observando-se a atenção, participação, socialização e interesse durante as atividades e brincadeiras propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário