27 de mai. de 2017

Corpo, Órgãos dos sentidos e Higiene


PROJETO CORPO


Utilizar o espelho para identificar as partes do corpo.
O professor deverá mostrar na crianças as partes do seu corpo e levá-la a movimentá-las
Reconhecer e movimentar as partes do corpo quando indicadas pelo professor>cabeça,ombro,braço,mão etc.(ex:olha amão do Serginho, vamos dar adeus, vamos bater palmas)
Pedir as crianças para identificarem em desenhos ou gravuras de revistas as partes do corpo











BRINCAR DE ALEGRIA/TRISTEZA


Fazer uma rodinha com as crianças assentadas no chão
o professor fará para os alunos cara de alegria e tristeza para que eles o imitem
Confeccionar fantoches de bichinhos com carinhas de alegria e tristeza
Pedir que as crianças identifiquem as carinhas alegres e tristes de diversos animais
Utilizar palitos de picolé para colar as carinhas




PROJETO SENTIDOS


Desenvolver os sentidos
Estimular a coordenação motora
Desenvolver a linguagem oral
Desenvolver a percepção



OS OLHOS (VISÃO) MÚSICA MARCHA SOLDADO

FECHO PARA DORMIR
ABRO PARA ACORDAR
VEJO TUDO COM MEUS OLHOS
SÓPRECISO OLHAR!



OUVIDINHO (AUDIÇÃO) MÚSICA TEREZINHA DE JESUS

QUERO OUVIR UMA MÚSICA
BEM BONITA E ALEGRE
COM O OUVIDO EU ESCUTO
O BARULHO DESTE MUNDO






MINHA BOQUINHA (PALADAR) TEREZINHA DE JESUS

DOIS OLHOS, DUAS ORELHAS
E A BOCA NÃO TEM PAR
É PRA VOCÊ FICAR SABENDO
VER, OUVIR E FALAR




NARIZINHO (OLFATO) FRERE JACQUES

QUE CHEIRINHO (BIS)
COMO É BOM (BIS)
COM O NARIZINHO( BIS)
VOU CHEIRAR (BIS)





MÃOZINHAS (TAT0) FRERE JACQUES

TUAS MÃOZINHAS (BIS)
QUE SABEM FAZER (BIS)
PEGAR, APALPAR, PINTAR, DESENHAR
E AINDA ESCREVER (BIS)


SUGESTÕES:

Colocar as crianças em círculo e distribuir com elas pedrinhas de gelo
Elas vão brincar com as pedrinhas sentindo a sua temperatura
Conversar com as crianças sobre as sensações que tiveram
Relacionar a sensação com objetos ou alimentos (picolé, refrigerante)
Fazer a brincadeira da batata quente
Após a brincadeira comentar tipos de alimentos quentes: chá, leite, café, sopa, etc.







HORA DA HIGIENE

Ensinar os alunos a pentear os cabelos
Ensinar a escovar os dentes em frente ao espelho
Vestir-se e despir-se ( vamos vestir a camiseta; colocar a meia;)
Brincado de banho (verbalizar as partes do corpo na hora da higiene de mentirinha; lavar o rosto; lavar as mãos;lavar os pés; as orelhas;o rosto;os joelhos etc)
Mural amigos da higiene ( utilizar gravuras de revistas com pessoas utilizando os hábitos de higiene; recortar e colar produtos de higiene no mural)

















fonte: O Dia-a-Dia do Professor e coleção Tic-Tac





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves