7 de nov. de 2016

CURSO PROINFANTIL DO MEC PARA BAIXAR



Baixe todo o material do Curso Proinfantil do MEC para estudar sozinho ou com professores em sua escola. Material ricamente produzido para professores de educação infantil por professores renomados em todo o Brasil.
O PROINFANTIL é um programa de formação inicial do Ministério da Educação – MEC – voltado especificamente para professores em exercício na Educação infantil.
Trata-se de um curso à distância preparado para professores que já trabalham com crianças de 0 a 6 anos em creches, pré-escolas e em turmas de Educação Infantil que funcionam em escolas de Ensino Fundamental. As unidades foram escritas por diferentes profissionais de educação convidados pelo MEC para colaborarem com esse programa de formação, o PROINFANTIL. Esses autores e autoras das unidades são professores e estudiosos desses temas há muitos anos e trabalham na educação infantil ou na formação de professores em várias universidades brasileiras.






CURSO PROINFANTIL DO MEC PARA BAIXAR E ESTUDAR
LIVROS DE ESTUDO DO PROINFANTIL


CADERNOS DE APRENDIZAGEM


COMO ESTUDAR O MATERIAL DO CURSO
Você pode fazer o curso com os materiais em hora-atividade, HTPC, em grupo com colegas de profissão, ou mesmo estudando sozinho. Mas, como todo aprendizado, é preciso um pouco de dedicação e organização, pois todo curso exige cuidados e condições.
Uma organização básica é necessária para que seja possível acompanhar o curso, ler os textos, escrever os trabalhos, fazer as tarefas. Isso vale para cursos presenciais e vale mais ainda para cursos à distância, já que às vezes as pessoas que nos cercam – família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho – nem sempre compreendem ou aceitam o que estamos fazendo. Assim, de um lado, é preciso conversar com as pessoas com as quais convivemos no cotidiano, explicar bem como funciona o curso, quanto tempo vai durar, contar sobre os encontros quinzenais etc., combinar com familiares, marido ou esposa, namorado ou namorada, pais, filhos(as) e amigos(as) a necessidade de reservar tempo e espaço para estudo de maneira que não haja conflitos e cada um(a) se sinta bem com a opção feita.
De outro lado, é preciso garantir condições de funcionamento e uma infra-estrutura mínima: um canto em casa, estante ou mesa para guardar o material do PROINFANTIL (livros, cadernos, memorial, portfólio, dicionário). Também é importante procurar saber se existe uma biblioteca pública ou sala de leitura perto da sua casa ou do seu lugar de trabalho. Essa biblioteca pode ser da escola, de um órgão público municipal, estadual ou federal ou mesmo ligada a alguma ONG ou associação.
É interessante verificar o horário de funcionamento e qual sistema de consulta e empréstimo de livros e se precisa de retrato para a carteira. Ainda seria bom verificar se existe algum jornal local na cidade ou se circulam jornais de cidades próximas, se as escolas recebem algum tipo de jornal ou outro material impresso e também se têm acesso à internet. Enfim, gostaríamos ainda de dizer que as práticas consideradas mais importantes, ao longo de todo o curso, são observar, ler e escrever.
Observar, porque o PROINFANTIL tem como objetivo pensar as práticas cotidianas e oferecer subsídios para o trabalho com as crianças na Educação Infantil realizado em creches, pré-escolas e escolas. Ler, porque a leitura amplia a compreensão das ideias e o conhecimento do mundo. Escrever, porque a escrita organiza o pensamento, ajuda a sistematizar as ideias, a perceber as dúvidas, a se posicionar diante das diferentes situações e a saber o que precisa ser mais estudado. Escrever é uma forma viva e interessante da gente se acompanhar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves