9 de ago. de 2016

Educação Infantil e Tecnologia


O acesso inicial à língua escrita não se reduz ao aprender a ler e escrever no sentido de aprender a grafar palavras e decodificar palavras - não se reduz à alfabetização no sentido que é atribuído a essa palavra. É parte integrante e principal do acesso ao mundo da escrita, mesmo do acesso inicial a esse mundo, é preciso aprender a fazer uso dessa leitura e dessa escrita.


Conheçam o trabalho da Professora Kátia na E. I. 11, no CIEP Graciliano Ramos

A Professora inova e dispõe de recursos tecnológicos diversos, o que faz com que as crianças comecem, desde muito pequenas, a partir da Educação Infantil, a se apropriar das tecnologias.





"Acredito na importância da Educopédia na nossa educação.Vejo como um recurso rico a utlização das mídias sociais em sala de aula. Nos dias atuais, o uso de tais feramentas é fundamental e tornam as nossas aulas mais dinâmicas, envolventes e prazerosas.
Desde que fomos informados sobre a criação da plataforma Educopédia, achei interessante e consultava quando possível. Confesso que também tive resistência
na sua utlização e inserção no planejamento. Em março desse ano, tomei conhecimento através do Facebook, do "Funk do Alfabeto'' do Pé de Vento. Encantei-me e apresentei
a música pra minha turma de Educação Infantil."




A leitura e escrita do alfabeto já faziam parte da nossa rotina, junto com a escrita do nome, reconhecimento e representação de suas letras.





No primeiro momento, apresentei a música gravada no pen drive e depois no CD...eles adoraram! O ritmo contagiante e do cotidiano da maioria das crianças foi importante para o sucesso do trabalho.



Inseri a música no planejamento e na rotina escolar e por isso, passamos a cantá-la diariamente. Todos já sabem de cor o alfabeto, montam e brincam com letras móveis. Quando esquecem a sequência do alfabeto, a letra da música os faz lembrar. Aprendem e brincam!. Também fizemos o registro da música e atividades relacionadas ao tema.





A turma EI 11 sendo Educontagiada pelo Funk do Alfabeto!

Texto: Professora Kátia Marques

Parabéns à Professora Kátia por apropriar-se e utilizar as novas ferramentas tecnológicas em sala de aula, pois faz-se necessária a renovação cultural e, sobretudo, uma mudança rápida, face às novas exigências de uma sociedade que se torna cada vez mais tecnológica.





Fonte: 
http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=2224






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves