30 de jul. de 2016

ATIVIDADES DE LEITURA DE NOMES PRÓPRIOS



1. Pegar o nome no chão. 
A professora irá colocar no chão as fichas de chamada e pedir que 
as crianças, de um em um, retirem seu nome e coloquem no canguru 
ou mesa. 
Obs.: Os alunos que já conhecem seu próprio nome, a professora 
indicará o nome de um colega que deverá ser pego. 

2. Ditar os nomes para a professora. 
Perguntar às crianças quem tem o nome que inicia com a letra “A”, a crianças mostra sua ficha e o profº escreve o nome numa listagem. As crianças que não conseguirem identificar a letra inicial terão 
auxílio do profº, que mostrará na reta alfabética ou escreverá a letra 
na lousa para que as crianças identifiquem melhor. 
Terá o mesmo procedimento com todas as letras do alfabeto. 
Essa listagem deverá ser utilizada como apoio para escrita do 
próprio nome e dos colegas, para marcar os ajudantes do dia, etc. 

3. Leitura dos nomes. 
O profº fará chamada mostrando o cartão de chamada e fazendo 
intervenções como: 
De quem será este nome? 
Adivinhe se puder! Mostrar a primeira letra enquanto cobre as 
demais e vai descobrindo as letras (utilizando outro cartão) conforme 
as crianças falam os nomes. Falar a letra inicial do nome do referido 
cartão. 
Obs.: Repetir várias vezes. 

4. Localizar seu nome na lousa. 
O profº escreve o nome das crianças na lousa. 
Cada criança deverá identificar o próprio nome e apagá-lo 
ou circulá-lo. 

5. Procurar seu nome para escolher a atividade do Diversificado. 
Cada cadeira estará na roda identificada com um nome 
(utilizar o cartão de chamada). A criança deverá procurar o seu nome 
e levar a cadeira no cantinho que deseja trabalhar. 
Variação: esta atividade poderá ser feita com a brincadeira da dança 
da cadeira, na qual o profº organiza as cadeiras em círculo com as 
fichas em cima, conforme a música for parando, a criança que parar 
no seu nome pode sentar e assim espera até o último a 
pegar e sentar. 

6. Brincar de roda com nomes. 
Formar uma roda com as crianças colocando as fichas de chamada 
na frente de cada um. 
Dar as mãos e cantar a música “roda, roda, roda, pé, pé, pé, roda, 
roda, roda, caranguejo peixe é”, neste momento a roda deverá 
parar e a criança que parou em frente 


Retirado da Revista Gestão Escolar




Etapas da alfabetização

1ª ETAPA = Pré-silábico



Atividades favoráveis
> Uso do nome próprio em situações significativas (lista da turma, cabides, pasta...)
> Ter contato com diferentes portadores de texto
> Uso de letras móveis *
> Bingo de letras
> Textos coletivos (professor como escriba)
> Recitar textos de memória


2ª ETAPA = Silábico sem valor sonoro




Atividades favoráveis


> Todas as anteriores
> Escrever pequenos textos memorizados
> Jogo da Frase
> Completar palavras com letras para evidenciar seu som
> Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial
> Cruzadinhas, Caça-Palavras...


3ª ETAPA = Silábico com valor sonoro






Atividades favoráveis


> Todas as anteriores
> Leitura de textos conhecidos
> Completar lacunas em textos e palavras
> Construção de um dicionário ilustrado (desde que o tema seja significativo) *


4ª ETAPA = Silábico-alfabético





Atividades favoráveis
> Todas as anteriores
> Separar as palavras de um texto memorizado *
> Atividades de associação letra/fonema
> Ditado de palavras conhecidas
> Produção de pequenos textos (EM DUPLA E INDIVIDUAL) *
> Reescrever histórias


5ª ETAPA = Alfabética



Atividades favoráveis
> Todas as anteriores
> Leituras diversas
> Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas (num momento significativo)
> Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto. *
> Jogos diversos como bingo, forca...


Ficha para acompanhar os progressos:




A Sondagem pode ser feita por imagens, desenhos ou uma lista de palavras( segue lista de exemplo).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves