15 de jul. de 2016

Álbum de Figurinhas



No ano de 2007 realizei um trabalho com as crianças da Educação Infantil da E.E.E.F. República tão especial, que ganhou o Prêmio Professores do Brasil do MEC. Eu construí um álbum de figurinhas com elas. Os personagens eram as próprias crianças. Cada álbum impresso tinha um pouco da vida de cada criança e da minha infância também.


Clique aqui para ver o álbum.

Desde aquela época estou devendo para minhas colegas professoras modelos de álbuns, e estou contente de colocá-los agora aqui no Blog. Nesta versão cada criança tem o seu álbum com 4 folhas e 6 páginas. As impressões devem ser feitas em frente e verso e tem um modelo em preto e branco para quem não tem como imprimir colorido e precisa xerocar.

O importante nessa atividade é a pesquisa feita com as crianças antes de fazer os álbuns, a confeccção das figurinhas (que pode ser feita no paint e impressas em folha adesiva ou desenhadas diretamente na folha adesiva), e a brincadeira de colar as figurinhas depois. O álbum é um registro da infância de cada aluno, e quando cada um tiver o seu pronto, vocês professores podem sugerir dinâmicas como troca de álbuns para leitura e conhecimento do outro, exposições na escola, brincar de banca de jornal e o que mais a sua criatividade mandar. O álbum de figurinhas é um exemplo prático de uso da mídia impressa na escola.

Pacote com 6 modelos em word de mini álbuns de figurinhas:



Modelo de figurinhas dos álbuns:



Versão grande com 9 páginas que fiz como sugestão de atividade para a SME/RJ:






Fonte: http://www.alfabeclicando.com.br/blog/category/atividades-alfa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves