21 de jun. de 2016

Desenhando na areia


Material: Forma de metal rasa, papel escuro, areia (observação: areia fina e limpa de lojas de artigos escolares ou ferragem será melhor, mas uma areia peneirada, de praia ou de rio), instrumentos para desenhar, com dedos, colheres plásticas, palitos de picolé e canudos.

Preparação (adultos): Forre o fundo de uma forma com papel escuro. Cubra o papel com cerca de dois centímetros de areia. Sacuda a forma para que a areia cubra o papel de maneira homogênea. Trabalhe no chão ou sobre uma mesa baixa.

Processo (criança): Sinta e explore a areia antes de desenhar. Desenhe linhas ou curvas na areia, usando os dedos, uma colher ou outros instrumentos. Desmanche os desenhos, alisando a areia com as mãos, e comece novamente.

Obs.: Sacuda a forma de um lado para outro para remover o desenho e fazer com que a areia cubra o papel de maneira homogênea, deixando-a pronta para desenhar de novo.


Dicas: Como as crianças geralmente brincam em uma caixa de areia grande, elas ficam curiosas com essa pequena quantidade em uma forma, e irão brincar com ela de um jeito bastante diferente. O ruído de arranhar, produzido pelo desenho na areia, é uma das melhores partes da atividade. Instrumentos diferentes produzem sons diferentes. Algumas crianças não gostam de ter areia nas mãos; então, tenha sempre uma toalha macia e velha para limpeza. Coloque a areia em uma caixa de papelão rasa, em vez da forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves