27 de mai. de 2016

Projeto Interdisciplinar _ LIBRAS


Recurso Tecnológico facilitador no processo de comunicação e aprendizagem do aluno surdo.

Comunicação alternativa:
A chave para uma boa comunicação com uma pessoa surda é o claro e apropriado contato visual.
O sucesso escolar depende, em grande parte, do domínio da língua de escolarização. Além disso, a linguagem escrita é a modalidade de comunicação mais facilmente partilhável por surdos e ouvintes. No entanto, a língua de aquisição natural e espontânea da criança surda não é, obviamente, uma língua oral, logo, para a população surda o conhecimento da escrita implica a aprendizagem de uma nova língua.


Integração espaço-visual:

A utilização de imagens contextualizadas com o assunto proposto pela instituição, através da orientação do educador.
Recursos como, por exemplo: cartões de comunicação, prancha de comunicação com símbolos, fotos ou figuras, prancha de comunicação alfabética; ou até um software com PCS – Símbolos de Comunicação Pictórica.

Cartões de comunicação:
A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelos são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verdes são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar"); laranjas são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e brancos são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").



Prancha de comunicação com símbolos, fotos ou figuras:
Uma pasta do tipo arquivo, contendo várias páginas de sacos plásticos transparentes está sobre o colo de um usuário de CA. Cada página representa uma prancha de comunicação temática e na imagem visualiza-se a prancha com o tema "animais".



Prancha de comunicação alfabética:
Sobre uma mesa está uma pasta de comunicação e nela, há uma prancha que contém as letras do alfabeto e os números. O usuário está apontando o dedo indicador na letra "X".




PCS – Símbolos de Comunicação Pictórica:
Visualiza-se uma prancha de comunicação com dezoito símbolos gráficos PCS cujas mensagens servirão para escolher alimentos e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias sociais (oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer, beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).




A partir dessa demonstração percebe-se que tais recursos podem trazer benefícios ao aprendizado do aluno surdo, inserindo o deficiente no ambiente escolar, elevando sua auto-estima visto que não só estará aprendendo como também proporcionando aos demais alunos um novo aprendizado.
Através do laboratório de informática devidamente preparado para a utilização do software com PCS, os alunos se integrarão tecnológica e socialmente, aumentando assim o nível de aprendizagem.
Os recursos apresentados são de baixo custo, sendo acessível a todos uma vez que a própria instituição pode produzi-los, com exceção do software com PCS, que deverá ser adquirido por um custo determinado pelos fornecedores.

Fontes de pesquisa:

http://www.assistiva.com.br/ca.html
http://www.portaldosurdo.com/

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