30 de mar. de 2016

SITUAÇÃO-PROBLEMA


Quantas rodas têm "x" carrinhos?




Objetivo 
- Utilizar procedimentos próprios para resolver os primeiros problemas multiplicativos. 

Conteúdos 
- Proporcionalidade.
- Representação escrita. 

1º e 2º Anos. 

Material necessário 
Lápis e papel. 

Tempo estimado 
Uma aula.

Desenvolvimento:
Este problema é uma boa forma de explorar formas de registro em papel e estratégias de contagem. Discuti-las com a turma é a riqueza da atividade. Apresente o seguinte enunciado: 
Um carrinho tem 4 rodas. Quantas rodas têm 4 carrinhos? 
Como ainda estão iniciando a relação com as operações matemáticas, é comum as crianças fazerem representações com carrinhos desenhados. Se algum deles somar os termos apresentados no problema 
(4 rodas + 4 carrinhos => 4 + 4= 8), em vez de somar as rodas 4 vezes (4 + 4 + 4 + 4 = 16), recorra à própria representação feita no papel para que ela perceba que a adição dessa maneira não é válida. Afinal, onde estariam as rodas dos outros carrinhos? 

Avaliação:
Esse mesmo tipo de problema pode ser proposto várias vezes durante o ano letivo. O conteúdo dele será revisitado ao longo das séries do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Dessa forma, verifique apenas se os estudantes já podem operar com valores maiores do que os utilizados nesta atividade e proponha novos problemas a eles, fazendo mudanças no contexto: triciclos, bicicletas, motocicletas etc. É esperado que inicialmente algumas crianças utilizem apenas desenhos na resolução, mas depois passem a utilizar procedimentos numéricos, como soma sucessiva, e se apoiem em resultados conhecidos de memória.

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