30 de mar. de 2016
ATIVIDADES COM NOMES
Atividades com Nomes das Crianças
1. Chamada
a. Escreva os nomes das crianças em letra de forma (destaque a letra inicial com outra cor);
b. Escreva o nome das crianças em letra cursiva (destaque a letra inicial com outra cor);
c. Escreva o nome das crianças faltando a letra inicial.
2. Chamada
a. Recorte as letras do seu nome;
b. Cole-as em uma ficha;
c. Desenhe o seu corpo.
3. Chamada
a. Faça o molde das letras do alfabeto;
b. Com os moldes cada criança desenha as letras do seu nome;
c. Esboce uma cruzada num papel pardo e desenhe a letra inicial de cada nome;
d. Cada criança deverá identificar o seu lugar pela letra inicial e/ou pelo número de letras.
4. Móbile
a. Desenhe as letras do alfabeto em papelão;
b. Recorte-as e pinte-as dos dois lados;
c. Coloque barbante na parte superior.
5. Bingo
a. Faça fichas com os nomes das crianças;
b. Cada letra deverá ficar eu um quadro;
c. Faça pequenas fichas com as letras dos alfabetos.
6. Caça-palavras
a. Faça um cartaz com os nomes das crianças misturados com outras letras;
b. Cada criança deverá identificar e pintar seu nome.
7. Chamada
a. Faça fichas com numerais de 0 a 9;
b. Faça fichas com as letras do alfabeto;
c. Faça fichas com os nomes das crianças;
d. Cada criança deverá identificar quantas letras tem seu nome e/ou qual é a letra inicial.
8. Palavras
a. Faça fichas com as sílabas dos nomes das crianças;
b. Faça um quadro em papel pardo;
c. Identificar com as crianças o número de sílabas;
d. Colocar os nomes no quadro e escrever o respectivo número de sílabas ao lado.
9. Atividades
a. Fazer colagens das letras usando palitos de picolés e lãs;
b. Fazer colagens no seu nome.
10. Atividades
a. Fazer traçados das letras (cursiva e de fôrma – minúscula e maiúscula);
b. Passar cola sobre eles e cobrir com areia.
11. Alfabetos
a. Construir alfabetos com materiais diferentes (espuma, madeira, isopor, lixa, papelão, etc.);
b. Colocar em uma caixa;
c. Solicitar que as crianças classifiquem.
12. Atividades
a. Faça fichas com as letras do alfabeto;
b. Faça fichas com desenhos de objetos;
c. A criança deverá identificar a letra inicial do objeto.
13. Atividades
a. Fazer um caminho dividido no chão com fita adesiva ou giz;
b. Colocar uma letra em cada divisão;
c. A criança deverá jogar um dado e andar o número de casas conforme o dado;
d. Deverá dizer o nome da letra e palavras que comecem ou tenham aquela letra.
14. Atividades
a. Faça um alfabeto e os numerais em papel branco;
b. Cole em garrafas de refrigerantes transparentes;
c. Encha as garrafas com água colorida.
15. Atividades
a. Faça fichas com o alfabeto para cada criança;
b. Faça fichas com gravuras de objetos diferentes;
c. Solicite para a criança formar o nome do objeto com as fichas.
16. Atividades
a. Solicitar às crianças para trazerem vários objetos pequenos de casa;
b. Colocar na parede fichas com os quatro tipos de letras;
c. Amarrar embaixo objetos trazidos após identificação da letra inicial;
d. Pode-se trabalhar o nome dos objetos.
17. Caixa/saco surpresa
a. Enfeitar uma caixa ou saco;
b. Colocar vários objetos dentro;
c. Solicitar que a criança identifique através do tato os objetos;
d. Trabalhar o nome dos objetos.
18. Atividades
a. Passear pelo pátio com as crianças;
b. Recolher tudo que encontrarem pelo chão referente às plantas;
c. Formar uma árvore com o material encontrado;
d. Fazer fichas com os nomes das partes das plantas.
19. Atividades
a. Recortar gravuras de revistas ou livros usados;
b. Colar as gravuras em papel sulfite;
c. Recortar as letras que formam as palavras.
20. Atividades
a. Recortar as letras do alfabeto e colar em folhas separadas de sulfite;
b. Recortar letras de palavras e colar de acordo com a letra indicada na folha.
21. Atividades
a. Recortar os rótulos dos objetos de uso diário;
b. Colar em sulfite ou papelão encapado;
c. Identificar a letra inicial do objeto.
22. Atividades
a. Fazer um esboço de cruzadinha no chão;
b. Colocar vários rótulos no chão;
c. Solicitar às crianças que procurem o lugar devido de cada um e, em seguida, coloquem as letras que formam o nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário