2 de fev. de 2016
Como Ensinar Seu Filho a Ler
Ensinar os filhos a ler é um processo que traz realização e aprendizado, tanto para os pais como para os filhos. E o caminho pode começar a ser trilhado em casa, seja porque você deseja dar uma vantagem ao seu filho ou porque ele já demonstrou interesse. Com as ferramentas e táticas certas, seus filhos aprenderão a ler mais rápido do que você imagina.
Parte 1 de 3: Começando Cedo
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Leia para a criança regularmente. Como tudo na vida, ela não pode ficar boa em algo se não houver contato antes. Para despertar o interesse na leitura, é preciso que se leia para ela regularmente. Se possível, comece quando ela ainda for um bebê. Escolha livros apropriados para o nível de comreensão dela; isso significa que de 3 a 4 livros pequenos e bem simples podem ser um bom começo.
Conforme ela evoluir para o primário, leia livros que estejam um pouco acima do nível de compreensão dela, mas que tenha uma história interessante e cativante.
Procure livros que estimulem outros sentidos além da leitura para ajudar a criança a interagir conforme você conta a história para ela. Por exemplo, encontre livros que contenham páginas que estimulem o tato, produzam sons diferentes ou contenham aromas.
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Faça perguntas interativas. Mesmo antes da criança aprender a ler, elas podem aprender a compreensão de texto. Conforme você lê a história para ela, faça perguntas sobre os personagens e o enredo. Para um bebê de 2 anos, por exemplo, pergunte “Você está vendo o cachorro? Qual é o nome do cachorro?” As perguntas podem ir ficando cada vez mais difíceis conforme o nível de leitura aumenta.
Ajude seu filho a desenvolver uma linha de pensamento ao fazer perguntas que exijam uma frase completa. Talvez seja preciso esperar até que ele tenha 4 ou 5 anos de idade para conseguir fazer isso.
3
Deixe os livros acessíveis. Não adianta ter uma biblioteca se os livros não podem ser facilmente alcançados pela criança. Mantenha-os em lugares baixos e a onde ela costuma brincar para que ela comece a associar a leitura a algo lúdico.
Como seu filho irá manusear os livros com frequência, escolha aqueles que tenham um material de fácil limpeza e que podem ser danificados com o uso. Para crianças muito pequenas, não se aconselha comprar aqueles livros caríssimos que contêm figuras tridimensionais que se erguem conforme as páginas são abertas.
Até a criança ter idade para o primário, invista em um móvel para guardar os livros que seja funcional. Deixe o visual para mais tarde.
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Dê o bom exemplo. Mostre ao seu filho que a leitura é interessante e que traz um conhecimento de valor inestimável. E isso só pode ser feito se você mesmo tiver o hábito de ler. Passe pelo menos 10 minutos por dia lendo quando a criança estiver por perto para que ela veja que a leitura faz parte do seu dia-a-dia. Mesmo que você não seja um leitor ávido, sempre há alternativas - uma revista, jornal ou um livro de receitas. Todos contam. Seu filho logo logo ficará interessado em ler, simplesmente porque viu você fazendo isso.
Envolva o seu filho na sua rotina de leitura. Caso o conteúdo do que você estiver lendo for apropriado para crianças também, comente sobre isso. Ao mesmo tempo, aponte as palavras na página para ajudar a criança a associar as linhas lidas com os sons que formam as palavras.
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Obtenha acesso a uma biblioteca. Isso pode ser feito de duas maneiras: você pode montar a sua própria mini-biblioteca com dezenas de títulos em casa mesmo ou fazer uma carteirinha na biblioteca pública mais próxima da sua casa. Ao ter uma variedade de livros disponíveis, a criança ficará mais interessada em ler (o que vale principalmente para as mais velhas), além de ajudá-la a incorporar mais palavras ao vocabulário dela.
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Comece a associar as palavras com os seus respectivos sons. Antes mesmo de ensinar o alfabeto e o som de cada letra, ajude a criança a entender que as linhas da página estão diretamente relacionadas às palavras que você está dizendo. Vá apontando para as palavras conforme você for lendo. Assim ela irá aprender o padrão de tamanho e som das palavras nas linhas da página conforme você for lendo.
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Evite o uso de fichas ilustrativas. Até recentemente, as empresas vendiam fichas especiais para bebês e crianças em idade pré-escolar para que elas pudessem ler. Mas ao invés disso, essas fichas treinam as crianças a associarem determinada palavra com a imagem usada na ficha. Para aprender a ler de verdade, é melhor seguir as instruções abaixo.
Parte 2 de 3: Ensinando o Básico
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Ensine o alfabeto. Assim que a criança tiver consciência das palavras, comece a desmembrar as palavras em letras individuais. Há a música do alfabeto, mas você pode usar a criatividade para ajudar o pequeno a aprender o alfabeto. Explique que cada letra tem um nome, mas ainda não é preciso incorporar o som de cada uma.
Ensine as letras minúsculas primeiro. Elas formam a maioria das palavras impressas e são muito mais importantes para o desenvolvimento de habilidades de leitura.
Experimente fazer cada letra com massinha de modelar e usá-las para fazer um jogo no qual a criança tem que acertar uma letra específica com uma bolinha. Pode-se também brincar de pescar letras de isopor da banheirinha. Esses são jogos interativos que irão estimular o desenvolvimento da criança em vários níveis diferentes.
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Trabalhe com o desenvolvimento da consciência fonética. Um dos passos mais importantes ao ensinar a ler é associar um som falado a uma letra ou a um par de letras. Esse processo é conhecido como consciência fonética. Há 44 sons criados pelas 26 letras do nosso alfabeto, e cada som deve ser ensinado com o par de letras correspondente. Isso inclui tanto os sons curtos como os compridos de cada letra, assim como combinações especiais de letras (como ‘ch’ e ‘nh’, por exemplo).
Concentre-se em uma única letra/parte/som de cada vez. Evite confundir a criança e crie uma base sólida trabalhando em um ritmo constante através de todos os sons da fala.
Dê exemplos da vida real para cada som da fala. Por exemplo, diga que a letra ‘A’ faz o som de ‘á’, como no começo da palavra ‘amor’. Isso pode ser transformado em um jogo de adivinhação, no qual você fala uma letra e a criança tem que dar uma palavra que comece com essa letra.
Use jogos parecidos com aqueles usados para ensinar o alfabeto. Eles devem trazer uma combinação de pensamento crítico por parte da criança a fim de determinar correlações entre sons e letras.
Fica mais fácil para as crianças desenvolverem consciência fonética se as palavras forem desmembradas o máximo possível. Isso pode ser feito com um jogo de bater palmas (a criança bate palma para cada sílaba na palavra) ou soletrando as palavras.
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Ensine rimas. Elas ajudam a adquirir consciência fonética e a reconhecer as letras, além de aprender as palavras básicas. Leia rimas de canções para bebês, e depois faça listas fáceis de rimar, como não, pão, balão. Seu filho vai começar a reconhecer padrões de sons presentes quando determinadas letras aparecem juntas - nesse caso, o som do par de letras ‘ão’.
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Ensine seu filho a ler usando fonética explícita. Tradicionalmente, ensina-se as crianças a reconhecerem uma palavra baseadas no tamanho dela e na primeira e última letras, além do som produzido. Esse método é conhecido como fonética implícita - trabalhando da parte mais geral para a mais específica. Mas estudos tem mostrado que o vocabulário lido pode aumentar dramaticamente (de 900 para 30 mil até a terceira série) se for usado o método oposto - fonética explícita. Ajude a criança a começar a ler letra por letra sem se preocupar com a palavra inteira, pelo menos no começo.
Não comece esse método até que a criança tenha adquirido consciência fonética adequada. Se ela ainda não consegue associar sons com letras ou pares de letras rapidamente, elas precisam de um pouco mais de prática antes de lidarem com palavras completas.
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Ensine seu filho a decifrar palavras. Aqui, a criança lê a palavra falando os sons de cada letra ao invés de tentar ler a palavra inteira de uma só vez. A leitura é dividida em duas partes principais: decifrando a palavra e entendendo o seu sentido. Não espere que seu filho consiga reconhecer e compreender as palavras nesse ponto; agora, o importante é que ele saiba decifrar e ler letra por letra.
Ainda não é hora de usar histórias ou livros completos. É melhor usar listas de palavras ou uma história bem básica (a qual não é baseada em um enredo). Essa é outra excelente oportunidade para usar rimas.
Decifrar em voz alta é geralmente mais fácil para a criança aprender a ler a palavra. Use o método de bater palmas para cada sílaba se necessário.
Não seja muito rigoroso quanto à forma que a criança pronuncia os sons. Sotaques regionais e habilidades auditivas fracas dificultam a tarefa de pronunciar a maioria dos sons de uma forma academicamente correta. Aceite o esforço da criança. Reconheça que aprender os sons é só um passo intermediário até a criança aprender a ler.
6
Não se preocupe com a gramática. Crianças da pré-escola e ensino infantil são bem concretas na forma de pensar, não conseguindo lidar com conceitos complexos. Não é necessário, nesse momento, ensinar consoantes, vogais, etc. Eles podem aprender a ler tranquilamente sem essas regras. Aos 4 anos de idade, a criança já possui noções de gramática, e, com o tempo necessário, ela aprenderá todas as regras gramaticais formais. Neste estágio, você precisa apenas se concentrar na habilidade mecânica de leitura, que é aprender a decodificar novas palavras e incorporá-las na memória para obter fluência.
Parte 3 de 3: Aumentando o Nível de Dificuldade
1
Comece a dar histórias completas para seu filho. Ao começar o primário, seu filho terá uma lista de materiais de leitura na escola. Ajude-o a ler essas histórias inteiras estimulando o uso de fonética explícita e a reconhecer o vocabulário. Conforme o reconhecimento de vocabulário aumentar, a criança conseguirá uma maior compreensão de enredos e significados.
Deixe a criança apreciar as ilustrações. A associação de imagens e palavras ajuda bastante a construir o vocabulário.
2
Peça para seu filho descrever a história para você. Depois de cada sessão de leitura, peça a ele que descreva a história. Incentive a criança a dar mais detalhes, mas não espere uma resposta elaborada. Uma forma fácil e divertida é usar marionetes ou bonecos representando os personagens na história. Assim, seu filho pode usá-los para contar a história.
3
Faça perguntas sobre as histórias. Faça perguntas sobre o que a criança acabou de ler. No começo, ela terá um pouco de dificuldade para pensar com senso crítico sobre o significado das palavras e o desenvolvimento dos personagens e do enredo. Porém, com o passar do tempo, ela irá desenvolver as habilidades necessárias para responder as perguntas.
Faça uma lista de perguntas que seu filho consiga ler. A habilidade de ler e entender as perguntas é quase tão importante quanto a de respondê-las.
Comece com perguntas diretas, tais como ‘Quem era o personagem principal do livro?’ ao invés de perguntas vagas como ‘Por que o personagem principal estava triste?’
4
Ensine o seu filho a escrever ao mesmo tempo que ensina a ler. A criança aprende a ler mais rápido e com mais facilidade se aprender a escrever ao mesmo tempo. A memorização das letras, juntamente com o ato de ouvir os sons e de vê-las na forma escrita, vai reforçar o aprendizado. Por isso, ensine o seu filho a escrever letras e palavras.
Você perceberá uma melhora nas habilidades de leitura da criança conforme ela for decifrando as palavras e soletrando-as em voz alta. Mas trabalhe de forma gradual e sem cobrar perfeição dela.
5
Continue lendo para o seu filho. Assim como você ensinou a ele o prazer da leitura antes mesmo de ele saber como ler, procure continuar lendo para ele diariamente. A criança irá desenvolver uma consciência fonética mais forte, pois estarão vendo as palavras conforme você as lê.
6
Peça à criança para ler em voz alta para você. Assim você poderá avaliar melhor a habilidade de leitura dela, que será forçada a ir mais devagar e a pronunciar corretamente as palavras. Evite interrompê-la para fazer correções durante a leitura, pois isso pode interferir no proceso de pensamento linear da criança e dificultar a compreensão do que está sendo lido.
A leitura em voz alta não precisa ficar restrita a livros. Toda vez que houver palavras escritas ao redor, peça a seu filho para lê-las em voz alta. Sinais de trânsito são um ótimo exemplo visto todos os dias para a prática da leitura.
Dicas
Contrariando algumas propragandas enganosas, os bebês não conseguem aprender a ler. Eles podem até reconhecer alguns formatos de palavras e correlacioná-los a figuras, mas esse processo está longe de ser considerado leitura. A maioria das crianças só está pronta para ler com 3 ou 4 anos.
A maioria das crianças pode aprender a ler com 4 anos. Pode-se começar com os sons das letras. Instruções de leitura simples podem ser iniciadas com essa idade também.
Se o seu filho não tiver paciência para aprender a ler e preferir assistir TV, tente acionar a função "Close Caption" e encoraje-o a seguir a legenda.
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