JUSTIFICATIVA
Os animais têm uma importante presença em nosso e cotidiano, estão inseridos em nossas vidas de varias formas, alguns se destacam pelos seres humanos pela sua aproximação e bom convívio, outros fornecendo alimentos, vestuário e meio de transporte. Por outro lado, existem animais que, apesar de serem necessários para o equilíbrio da natureza, podem provocar problemas para os humanos, que são aqueles capazes de transmitir doenças e perigo.
Este projeto visa identificar os animais e os cuidados para sua sobrevivência, refletir sobre suas qualidades, características e seu habitat.
OBJETIVO GERAL
· Definir de diversos animais suas principais características;
· Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie).
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Identificar os animais e suas diferentes características;
· Desenvolver conceitos como tamanho, peso, altura, largura, espessura...;
· Identificar animais domésticos, rurais e selvagens;
· A família e os bichos de estimação e os cuidados necessários para sua sobrevivência. (Alimentação e higiene);
· Locomoção dos animais ( quadrúpedes, rastejantes, voadores, nadadores...);
· Estimular a linguagem oral e a coordenação motora;
· Relacionar alimentos de origem animal;
· Estimular valores de afetividade;
· Diferenciar as cores;
· Desenvolver conceitos de moradia (habitat);
· Identificar texturas ( penas, pelo, couro...);
· A proteção da fauna;
· Animais em extinção;
· Utilização como meio de transporte;
· Animais peçonhentos e perigosos.
ATIVIDADES PREVISTAS
Roda de conversa
Interpretação e gesticulação de músicas
Leitura de histórias
Sessão de filme
Confecção de cartazes
Brincadeiras dirigidas sobre o tema em questão
Confecção de animais com materiais recicláveis
Modelagem
Explorar o brincar, o dançar o dramatizar do tema;
Pintura e colagem com diferentes meios e suportes;
Apreciação de imagens;
MATERIAL DIDÁTICO E RECURSOS
Livros didáticos
CD
Televisão
Sucata
Folhas xerocadas
Revistas
Cola
Tesoura
Espelho
Mascaras
Fantoches
Som
Filmes
Papeis diversos
Tinta
Pincel
Lápis de cor
Giz cera
Livros literatura infantil
AVALIAÇÃO
O registro será realizado diariamente, após a realização das atividades, observando a participação, o interesse dos alunos no decorrer das aulas sobre o tema proposto.
REFERÊNCIAS
Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.:il.
Nenhum comentário:
Postar um comentário