21 de out. de 2015

PROJETO ANIMAIS









Idade:3 a 4 anos

JUSTIFICATIVA

Os animais têm uma importante presença em nosso e cotidiano, estão inseridos em nossas vidas de varias formas, alguns se destacam pelos seres humanos pela sua aproximação e bom convívio, outros fornecendo alimentos, vestuário e meio de transportePor outro lado, existem animais que, apesar de serem necessários para o equilíbrio da natureza, podem provocar problemas para os humanos, que são aqueles capazes de transmitir doenças e perigo.
 Este projeto visa identificar os animais e os cuidados para sua sobrevivência, refletir sobre suas qualidades, características e seu habitat.

OBJETIVO GERAL

·         Definir de diversos animais suas principais características;
·         Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie).

OBJETIVOS ESPECIFICOS

·         Identificar os animais e suas diferentes características;
·         Desenvolver conceitos como tamanho, peso, altura, largura, espessura...;
·         Identificar animais domésticos, rurais e selvagens;
·         A família e os bichos de estimação e os cuidados necessários para sua sobrevivência. (Alimentação e higiene);
·         Locomoção dos animais ( quadrúpedes, rastejantes, voadores, nadadores...);
·         Estimular a linguagem oral e a coordenação motora;
·         Relacionar alimentos de origem animal;
·         Estimular valores de afetividade;
·         Diferenciar as cores;
·         Desenvolver conceitos de moradia (habitat);
·         Identificar texturas ( penas, pelo, couro...);
·         A proteção da fauna;
·         Animais em extinção;
·         Utilização como meio de transporte;
·         Animais peçonhentos e perigosos.

ATIVIDADES PREVISTAS

Roda de conversa
Interpretação e gesticulação de músicas
Leitura de histórias
Sessão de filme
Confecção de cartazes
Brincadeiras dirigidas sobre o tema em questão
Confecção de animais com materiais recicláveis
Modelagem
Explorar o brincar, o dançar o dramatizar do tema;
Pintura e colagem com diferentes meios e suportes;
Apreciação de imagens;


MATERIAL DIDÁTICO E RECURSOS

Livros didáticos
CD
Televisão
Sucata
Folhas xerocadas
Revistas
Cola
Tesoura
Espelho
Mascaras
Fantoches
Som
Filmes
Papeis diversos
Tinta
Pincel
Lápis de cor
Giz cera
Livros literatura infantil

AVALIAÇÃO

O registro será realizado diariamente, após a realização das atividades, observando a participação, o interesse dos alunos no decorrer das aulas sobre o tema proposto.


REFERÊNCIAS


Referencial curricular nacional para a educação infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.:il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário