Jogo da Autonomia pretende ajudar a criança no seu processo de crescer e aumentar as suas responsabilidades. Todas as crianças necessitam desenvolver esta área, mas aquelas que apresentam algum tipo de dificuldades de aprendizagem, como por exemplo a dislexia, beneficiarão especialmente deste tipo de jogo de aprendizagem.
O que é Autonomia
Durante o seu crescimento, a criança está habituada a que a vistam, a lavem, lhe preparem a alimentação, arrumem os brinquedos, mas a uma determinada altura estas tarefas têm de se tornar responsabilidade pessoal, desenvolvendo a sua autonomia como ser independente assim como a sua auto-estima e auto-satisfação. Assim, é importante que a criança conforme vai crescendo em idade também se vá tornando cada vez mais autónoma.
Jogo da Autonomia
Crie um
O que é Autonomia
Durante o seu crescimento, a criança está habituada a que a vistam, a lavem, lhe preparem a alimentação, arrumem os brinquedos, mas a uma determinada altura estas tarefas têm de se tornar responsabilidade pessoal, desenvolvendo a sua autonomia como ser independente assim como a sua auto-estima e auto-satisfação. Assim, é importante que a criança conforme vai crescendo em idade também se vá tornando cada vez mais autónoma.
Jogo da Autonomia
Crie um
relógio das tarefas/responsabilidades com a criança. Converse sobre as tarefas que ela já é capaz de fazer sozinha, aquelas que precisa de ajuda e também todas as coisas que fazem parte da rotina diária.
Por cada tarefa realizada rode o ponteiro preto do relógio, mas por cada uma que não tenha sido cumprida, coloque um ponteiro vermelho. No final do dia aplique o castigo adequado, por exemplo,menos 10 minutos a ver televisão ou a brincar com os amigos no dia seguinte, por cada actividade não realizada.
É importante adequar as tarefas à idade e respeitar o ritmo da criança dentro do razoável (“nem tanto ao mar, nem tanto à terra”).
Com o tempo os comportamentos vão-se tornando autónomos sem necessidade de constante controle.
Por cada tarefa realizada rode o ponteiro preto do relógio, mas por cada uma que não tenha sido cumprida, coloque um ponteiro vermelho. No final do dia aplique o castigo adequado, por exemplo,menos 10 minutos a ver televisão ou a brincar com os amigos no dia seguinte, por cada actividade não realizada.
É importante adequar as tarefas à idade e respeitar o ritmo da criança dentro do razoável (“nem tanto ao mar, nem tanto à terra”).
Com o tempo os comportamentos vão-se tornando autónomos sem necessidade de constante controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário