21 de out. de 2015

Era Uma Vez Uma Bruxa - Livro Infantil

RESENHA

A bruxa Hildegarda, cansada da monotonia de sua floresta,vai à cidade em busca de aventuras. Mas a cidade é mais difícil do que ela imaginava: é ela quem acaba assustada com os perigos do trânsito e as traquinagens das crianças. Depois de uma temporada de repouso forçado, a bruxa tira proveito de sua desaventurada aventura e abre uma escola de modernas técnicas de feitiçarias.


COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA

É um livro que brinca com a transposição do mundo mágico para o mundo real e com a dualidade campo / cidade. A história, por si só já engraçada, torna-se mais divertida por ser narrada em forma de carta enigmática. Além disso, a autora, ao usar de forma bem-humorada o recurso das onomatopéias, e de brincar com o significante em muitas outras palavras, propicia um estímulo a um trabalho artístico.
Para crianças em fase de alfabetização, é muito bem-vinda a oportunidade de um trabalho com as letras, que aqui se apresentam em novas possibilidades, além das formas tradicionais.
Áreas envolvidas: Língua Portuguesa (contos de fadas, contos de assombração, onomatopéias, tipos de letras, jogos lingüísticos), Geografia (problemas dos grandes centros urbanos), Educação Artística
Temas transversais: Meio ambiente, Ética.
PROPOSTAS DE ATIVIDADES 
Antes da leitura:
1.Verificar se os alunos conhecem carta enigmática. Traga uma bem simples para a classe.
2. Abrir um debate: Onde há mais perigos: na cidade ou na floresta? Fazer uma lista dos possíveis perigos de um e de outro lugar. Averiguar se o que consideram perigoso tem base na realidade ou são perigos imaginários.
3.Verificar quem conhece uma história de bruxa. Alguém sabe o que as bruxas costumam fazer? Conhecem uma história em que o príncipe vira sapo? Ler uma dessas para a turma (a mais conhecida é O Príncipe Sapo, ou O Fiel Henrique, dos irmãos Grimm).
4. Peça aos alunos que folheiem o livro e observem como as ilustrações se distribuem na página de um modo diferente de outros livros de literatura infantil que eles conhecem. Peça, também, que vejam os jeitos diferentes como algumas palavras estão escritas.





































Nenhum comentário:

Postar um comentário