Um estudo publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine do Journal of the American Medical Association comprova que brincadeiras entre pai e filho ajudam no desenvolvimento da criança e influencia o rendimento escolar.
Os pesquisadores também concluíram que crianças de famílias com baixa renda tem um rendimento escolar mais baixo, e os programas de interação pai-filho que podem ser feitos nas visitas ao pediatra auxiliam no desenvolvimento já no primeiro ano de vida.
Para este estudo, os pesquisadores agruparam 675 pares de mães e bebês que recebiam atendimento pediátrico no Bellevue Hospital Center, em Nova York. Eles foram divididos aleatoriamente em três grupos: 225 pares para o grupo de controle, 225 para o Projeto de Vídeo Interação (PVI) e 225 para o Projeto Blocos de Construção (PBC).
No programa PVI, as mães e seus bebês tiveram quinze sessões de 30 a 45 minutos com um especialista em desenvolvimento infantil no mesmo dia das consultas habituais.
Nessa visita, mãe e filho praticavam atividades como jogos, leitura de livros e simulação de rotinas diárias. Tudo era gravado em vídeo e assistido pela dupla e pelo especialista, a fim de identificar as dificuldades da criança e reforçar os cuidados nesses aspectos.
No projeto Blocos de Construção, materiais como brinquedos e livros são enviados à família mensalmente, junto com panfletos educativos que explicavam aos pais como eles deveriam agir diante de determinadas dificuldades e estipulavam metas de leitura. O grupo de controle recebeu apenas o cuidado pediátrico padrão.
No primeiro relatório, os pesquisadores descobriram que as famílias participantes tanto na do PVI quanto do PBC haviam aumentado suas interações entre pai e filho no que diz respeito a jogos e atividades de leitura. Além disso, as famílias que participaram do PVI aumentaram as atividades de ensino e as interações verbais durante as rotinas diárias.
No segundo relatório, os investigadores descobriram ainda que o Projeto Vídeo Interação diminuiu o tempo que as crianças passavam em frente à televisão.
Os pesquisadores acreditam que os resultados tenham sido melhores pois o raciocínio e o desenvolvimento do cérebro é mais rápido na infância, e o uso de estratégias inovadoras, como a filmagem e a estipulação de metas, também contribuíram para o sucesso da pesquisa.
A pesquisa mostra que novos métodos pediátricos podem desempenhar um papel importante na solução de problemas críticos como a grande diferença de nível escolar entre crianças de baixa e alta renda.
Fonte: Guia do Bebê - Minha vida.
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