8 de out. de 2014

Sobre a Iniciação à Matemática e aos Números



criança
O Ensino da Lógica permite ao Educador desenvolver habilidades nos seus alunos, tais como, Senso de Organização e competências extras para trabalhar a Solução de Problemas complexos...
  • Através das diversas atividades do Jardim, tais como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de pauzinhos, caixas, etc., a criança vai adquirir conhecimentos matemáticos.
  • Dessa iniciação dependerá muito seu interesse pela Matemática no decorrer de sua vida.
  • A Professora deve dar à criança oportunidade para observar tudo que a rodeia, contando, comparando, medindo, etc.
  • Deve a Professora aproveitar as situações reais, para a iniciação matemática.
  • A criança na idade pré-escolar é dotada de excelente memória .
  • É conveniente ensinar pequenas quadrinhas e canções envolvendo assuntos matemáticos.
  • A Professora, para dar conhecimentos numéricos, poderá dar exercícios como contar as rodas do automóvel, da carroça, as pernas da galinha, as patas do cavalo, etc.
  • Deve a Professora relacionar os números com coisas conhecidas da criança, a fim de auxiliar a formação de ideia geral.
  • No Jardim de Infância a Professora deve limitar seus ensinamentos à primeira dezena e em pequenos grupos de crianças.
  • Brincar com pequenos recipientes plásticos com líquidos dentro, ajuda a compreenderem o que vem a ser volume.
  • A medida do tempo e do espaço não deve ser esquecida.
  • Para esses ensinamentos deve ser levada em conta a capacidade cognitiva de cada criança.
  • A educação financeira simples, isto é, a explicação prática do que significam os gastos, deve começar já nessa fase etária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário