Olá!
Sabemos que o respeito e a valorização da diversidade não se desenvolve com discurso. Bons exemplos em casa e na escola, principalmente partindo dos adultos, contribuem para que tudo e todos possam ser exatamente como são: diferentes!
Nesta proposta de trabalhar o jogo de trilha apresentamos três coelhos; sendo que um deles não tem uma das orelhas, outro usa óculos e outro não tem bigode. A ideia é apresentar os coelhos e não falar nada para as crianças. Caso elas mencionem as diferenças, deixe-as falar a respeito. Se ocorrer rejeição por um deles, pergunte o motivo. Enfim, esta é na verdade uma maneira de promover uma reflexão para o respeito e valorização da diversidade.
Para este jogo além de uma trilha e coelhos você vai precisar de um cronômetro e fichas com desafios.
Como jogar:
Cada criança escolhe um dos coelhos e o posiciona na linha de saída.
Inicia-se a contagem do tempo com o cronômetro.
Uma das crianças vira um dos círculos e lê o desafio. Para poder pular para a próxima casa ela deverá executar a tarefa pedida. Exemplo: “Não encoste nenhuma parte do seu corpo no chão por cinco segundos.” Pode contar com a ajuda dos colegas para isso.
O jogo termina quando todos alcançarem a linha de chegada. Então, para-se o cronômetro para anotar o tempo que levaram na execução de todas as tarefas.
Depois inicia-se uma nova jogada. Agora com o objetivo de melhorar o tempo.
Fonte:http://www.psicosol.com/trilha-dos-coelhos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário