19 de set. de 2014

Dicas de Ortografia e Linguagem

Para Aprender é preciso praticar, praticar e Praticar
"Conhecimento sem utilidade é como uma parede de tijolos sem cimento..."
Menina na Escola
A Atenção começa quando abrimos o primeiro olho e se completa quando abrimos o segundo...
Sugestões para o trabalho a ser realizado com os alunos que revelaram em suas composições deficiências relativas à Organização de Ideias, à pontuação e a Ortografia.
I - Organização de Ideias:

  1. Narrativas de histórias, passeios, viagens, etc.
  2. Apreciação de gravuras (enumeração de elementos, descrição, histórias sugeridas pelas gravuras, etc.)
  3. Excursões (Planejamento, execução, verificação - Aproveitamento de todas as situações que possam levar o aluno a expressar suas ideias, aquilo que observou, que lhe chamou atenção, que lhe despertou maior interesse, etc.)
  4. Formação de sentenças:
    1. Com palavras apresentadas pelo professor;
    2. Com palavras escolhidas pelo aluno;
    3. Referentes a uma história lida ou ouvida;
    4. Referente a uma gravura.
  5. Cópias de trechos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).
  6. Leituras interpretativas.
  7. Poesias e quadrinhas (recitativas - explicação pelo aluno, do conteúdo das mesmas.)
  8. Relato de experiências realizadas nas aulas de estudos naturais (germinação, gravidade, etc.)
  9. Preparação de notícias para o jornal de classe.
  10. Avisos, recados, etc.
  11. Jogos específicos.
II - Pontuação:

  1. Cópias motivadas:
    1. de sentenças
    2. de pequenos textos
  2. Leituras
    1. de histórias
    2. de trechos interessantes escolhidos pelo professor
    3. de trechos escolhidos pelo aluno.
  3. Apresentação de cartazes ilustrados e com sentenças ou contos devidamente pontuados (casas da pontuação ou estudo)
  4. Formação de sentenças
  5. Redação de avisos e ordens (Explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada)
  6. Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da classe
  7. Ditado-exercício e ditado-prova
  8. Trechos para pontuação (Exercícios).
III - Ortografia

  1. Ditado-exercício
  2. Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar
  3. Cópias motivadas
  4. Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objeto de estudo. Emprego dessas palavras em sentenças e ditados.
  5. Auto-ditado
  6. Ditado-prova
  7. Jogos específicos.


Observação Importante: 
Esta lista de forma alguma está completa; serve no entanto como um guia básico e dependendo da criatividade do professor, muitas outras situações poderão ser acrescentadas. 

Fonte:
Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais da S.E.C. do RS - Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves