19 de set. de 2014
Dicas de Ortografia e Linguagem
Para Aprender é preciso praticar, praticar e Praticar
"Conhecimento sem utilidade é como uma parede de tijolos sem cimento..."
A Atenção começa quando abrimos o primeiro olho e se completa quando abrimos o segundo...
Sugestões para o trabalho a ser realizado com os alunos que revelaram em suas composições deficiências relativas à Organização de Ideias, à pontuação e a Ortografia.
I - Organização de Ideias:
- Narrativas de histórias, passeios, viagens, etc.
- Apreciação de gravuras (enumeração de elementos, descrição, histórias sugeridas pelas gravuras, etc.)
- Excursões (Planejamento, execução, verificação - Aproveitamento de todas as situações que possam levar o aluno a expressar suas ideias, aquilo que observou, que lhe chamou atenção, que lhe despertou maior interesse, etc.)
- Formação de sentenças:
- Com palavras apresentadas pelo professor;
- Com palavras escolhidas pelo aluno;
- Referentes a uma história lida ou ouvida;
- Referente a uma gravura.
- Cópias de trechos escolhidos pelas crianças (em prosa e verso).
- Leituras interpretativas.
- Poesias e quadrinhas (recitativas - explicação pelo aluno, do conteúdo das mesmas.)
- Relato de experiências realizadas nas aulas de estudos naturais (germinação, gravidade, etc.)
- Preparação de notícias para o jornal de classe.
- Avisos, recados, etc.
- Jogos específicos.
II - Pontuação:
- Cópias motivadas:
- de sentenças
- de pequenos textos
- Leituras
- de histórias
- de trechos interessantes escolhidos pelo professor
- de trechos escolhidos pelo aluno.
- Apresentação de cartazes ilustrados e com sentenças ou contos devidamente pontuados (casas da pontuação ou estudo)
- Formação de sentenças
- Redação de avisos e ordens (Explicação prévia do professor referente à pontuação a ser usada)
- Notícias para serem afixadas no quadro de avisos da classe
- Ditado-exercício e ditado-prova
- Trechos para pontuação (Exercícios).
III - Ortografia
- Ditado-exercício
- Leitura com observância das palavras cuja grafia a criança deve fixar
- Cópias motivadas
- Organização de cartazes com a relação das palavras cuja grafia esteja sendo objeto de estudo. Emprego dessas palavras em sentenças e ditados.
- Auto-ditado
- Ditado-prova
- Jogos específicos.
Observação Importante:
Esta lista de forma alguma está completa; serve no entanto como um guia básico e dependendo da criatividade do professor, muitas outras situações poderão ser acrescentadas.
Fonte:
Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais da S.E.C. do RS - Brasil
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