Aprender Brincando é Possível:As coisas mais simples e sutis do nosso dia-a-dia, tem uma eficiência muito grande no desenvolvimento das crianças. Com interesse, vamos descobrir que o aprender infantil depende muito da vontade do adulto, e pode mesmo nem precisar de métodos complicados e caros para isso.
Os sentidos infantis são muito apurados e o contato humano bem intencionado e carinhoso é fundamental para seu desenvolvimento sem traumas ou desvios...
Como tudo Começa
Você certamente já ouviu que, quando estão aprendendo, crianças são como esponjas, eles absorvem tudo. Mais ainda, aprendem através da imitação! Não há como ser de outra forma. Só podemos aprender imitando!Nas primeiras seis semanas de um bebê, ele começará a reconhecer quem é sua mãe, será estimulada pelos sons mais altos e audíveis, e escutará as vozes das pessoas mais próximas.
Durante os três primeiros meses de uma criança, ela aprenderá a sorrir; mostrará interesse pelas coisas à sua volta, se divertirá observando o rosto das pessoas, e com seus olhos, começará a acompanhar o movimento de coisas ou pessoas.
Assim não é surpresa, que os bebês aprendam os fundamentos da linguagem durante seus primeiros nove meses, mesmo que eles não falem palavra alguma.
A Atividade a seguir é um bom exemplo de como você pode ajudar seu bebê a desenvolver as bases elementares da linguagem.
Esconde-esconde na Banheira
Como vamos precisar de um personagem fictício para descrever nossa atividade, Este será uma menina, que iremos chamar de Anne.
Anne está em sua banheira batendo na água com as duas mãos. Sua Mãe ou Pai, está sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurança.
"Anne, Anne," se diz, enquanto se pega uma toalha de banho.
"Você está pronta para nossa brincadeira especial?"
Anne olha para cima e vê o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele, e dá uma gargalhada.
O adulto diz: "Vamos brincar de Cadê-você," e coloca a toalha na frente do rosto, de modo a escondê-lo dela.
Anne estende a mão e toca no alto da cabeça dele.
O adulto diz: "Cadê-você, Anne, não consigo ver você."
O adulto baixa um pouco a toalha, de modo que seus olhos fiquem à vista. Anne dá um grito de alegria.
O adulto cobre seus olhos outra vez e diz: "Cadê-você, Anne... ainda não consigo ver você."
O Adulto pega a toalha, e leva na direção dela, dizendo: "Agora é sua vez Anne."
Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu próprio rosto, tentando imitá-lo.
O adulto então dirá: "Onde está Anne?"
Anne derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as mãos agitando a água. Ela balbucia para o adulto:"Dadadada. Dabababa."
Ele diz: "Acho que você está dizendo que está cansada de brincar de Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?"
Como muitos bebês, Anne está aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma:
Anne está em sua banheira batendo na água com as duas mãos. Sua Mãe ou Pai, está sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurança.
"Anne, Anne," se diz, enquanto se pega uma toalha de banho.
"Você está pronta para nossa brincadeira especial?"
Anne olha para cima e vê o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele, e dá uma gargalhada.
O adulto diz: "Vamos brincar de Cadê-você," e coloca a toalha na frente do rosto, de modo a escondê-lo dela.
Anne estende a mão e toca no alto da cabeça dele.
O adulto diz: "Cadê-você, Anne, não consigo ver você."
O adulto baixa um pouco a toalha, de modo que seus olhos fiquem à vista. Anne dá um grito de alegria.
O adulto cobre seus olhos outra vez e diz: "Cadê-você, Anne... ainda não consigo ver você."
O Adulto pega a toalha, e leva na direção dela, dizendo: "Agora é sua vez Anne."
Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu próprio rosto, tentando imitá-lo.
O adulto então dirá: "Onde está Anne?"
Anne derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as mãos agitando a água. Ela balbucia para o adulto:"Dadadada. Dabababa."
Ele diz: "Acho que você está dizendo que está cansada de brincar de Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?"
Como muitos bebês, Anne está aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma:
- Ela sabe que é divertido brincar com outra pessoa.
- Ela levanta os olhos quando o adulto diz o seu nome.
- Ela sorri quando o adulto sorri para ela.
Eis como o responsável pela criança ajuda no desenvolvimento de sua linguagem:
- Falando com ela durante uma atividade diária - Que pode ser A hora do banho;
- Dizendo seu nome várias vezes, de modo que ela se familiarize com o mesmo, e aprenda a reconhecê-lo quando alguém o pronunciar;
- Repetindo várias vezes a brincadeira, e então encorajando ela quando diz: "Agora é a sua vez de jogar!"
- Respondendo aos seus balbucios, como se soubesse o que ela está dizendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário