19 de set. de 2014

Como Escolher um Software Educativo para seu Filho ou Aluno

A Autorreciclagem é Preciso...
"Existe algo mais Além de boa vontade e paciência nessa hora..."
mãos com tlclado de computador
Assimilar um hábito é coisa fácil, difícil é descartar depois...
Prólogo

"Em um futuro não muito remoto, o professor que não souber avaliar e escolher um Software ou aplicativo educativo, será considerado analfabeto."
Introdução

De uma coisa todo mundo já sabe:difícil é encontrar criança que não fique fascinada ao entrar em contato com um computador. O apelo visual, primeiro critério que a criança usa para aprovar alguma coisa, é muito forte. O fato de poder lidar com uma máquina feita para os adultos também a atrai muito, além das cores, movimento, sons, música e imagens fantásticas, e todo aquele apelo multimídia.
Isto deveria ser então o cenário ideal para se usar o computador como ferramenta eficiente de ensino. Mas, não é o que acontece. O que se vê, mesmo entre os chamados "Especialistas" é uma completa falta de bom senso. E assim os pais e professores são na maioria das vezes induzidos, conduzidos, enganados, pela indústria do Software que se diz educativo, se diz, porque quase sempre não é.
Assim jogam em cima das crianças programas que são baseados apenas nas ideias dos "Teóricos Educacionais", aqueles acadêmicos que sabem tanto da realidade educacional quanto um monge ermitão conhece de especulação no mercado financeiro. Desse modo, acabam por criar produtos de valor didático, na melhor das hipóteses, discutível; mas na realidade imprestável.
O poder do computador como ferramenta educacional é inquestionável, mas se usado com critérios. A coisa mais importante é saber o que se está colocando nas mãos das crianças tanto em casa como na escola. Não é brincadeira. Qualquer impressão errada passada à criança nesse estágio etário, onde seu repertório cerebral carece do esclarecimento adequado e de boa qualidade, terá repercussão em seu temperamento e processo cognitivo pelo resto de sua vida.
Cuidados Especiais

Não adianta acreditar em tudo que dizem os fabricantes e distribuidores de software. Estes farão de tudo para vender seus produtos, entretanto, se terão valor educativo de fato, bom, isso não importa.
Educação é uma coisa só, com ou sem tecnologia. Para educar bem é preciso entender como funciona uma criança. Criança não é psicologicamente igual a adulto. Criança tem seu próprio ritmo e forçá-la a tornar-se adulto antes do tempo - o que a maioria das pessoas tenta fazer - vai trazer prejuízos irreparáveis ao seu processo cognitivo, caráter, capacidade intelectual e maneira de se comportar diante da vida, ante os seus inumeráveis problemas, quando adulto se tornar.
Lembrete Importante:

"A presença do pai ou professor será sempre necessária no processo do aprender. O computador é apenas uma grande ferramenta de trabalho auxiliar nessa tarefa. Pai ou professor, orientando, encurtando os caminhos, usando os métodos tradicionais, incentivando brincadeiras de campo, nunca poderão ou deverão estar ausentes. A presença humana na educação é insubstituível. Sem ela não há educação; sem ela apenas sobrará a alienação e a ilusão de que se aprendeu alguma coisa."
Vamos voltar aos Cuidados Especiais

Um bom professor ensina de um modo que o aluno não percebe que está estudando. Ali não existem as obrigações explícitas comuns do aprender, então tudo é como diversão. Assim também deve ser um software educativo.
Então, como "ensinar" sem que o aluno perceba que está cumprindo a árdua missão de aprender alguma coisa? Afinal de contas, sabemos bem que para uma criança, ou jovem, pelo menos a maioria, ir à escola não é uma tarefa que considere das mais agradáveis.
Resumindo tudo: como associar um rico conteúdo didático a um programa ou aplicativo que ensine e divirta ao mesmo tempo?
Quando uma brincadeira é divertida e envolvente a criança tem prazer em praticá-la, e conta as horas até que possa novamente repeti-la. Dificilmente a esquecerá, mesmo que suas regras sejam complexas e lhe exija disciplina.
Quais seriam então as brincadeiras que mais agradam as crianças? Para saber disso, é preciso entender como a criança vê o mundo à sua volta. E é um mundo muito diferente daquele que os adultos vêem. Sendo bom observador, paciente e tendo interesse, esse adulto, no papel de pai ou educador, pode descobrir. Mas enquanto isso não é feito, aqui vão algumas dicas que muito poderão ajudar na hora de escolher um software educativo ou uma atividade educativa qualquer, para seu filho ou aluno.
  1. Em primeiro lugar, crianças são seres individuais e, portanto, apesar de viverem em coletividade, precisam ser tratadas de forma individual. Por uma questão cultural meninos podem preferir softwares diferentes daqueles idealizados para o público feminino. Do ponto de vista didático esta diferença não existe, e não deve ser incentivada.
  2. A criança que pergunta muito, só o faz se a pessoa ao seu lado for receptiva e lhe inspirar total confiança.
  3. Do ponto de vista de uma criança, a última impressão é a que fica. Pai ou professor de bom humor durante 364 dias do ano e de cara feia no último dia, apenas este último dia será levado em conta. Nesse caso a última impressão é a que fica mesmo.
  4. O que soa agradável para uma criança, pode não ser para outra, então, se possível, a escolha do software deve obedecer a critérios individuais.
  5. Errar e tentar de novo, infinitas vezes, é a regra básica de uma criança, desde de que ela sinta que é capaz de conseguir.
  6. A frase "Tá errado" deve ser substituída por "Vamos tentar agora dessa outra maneira". "Tá errado", condiciona a instabilidade e insegurança na criança. Ao término de uma tarefa, a frase destruidora da criatividade humana, "Você tem certeza?", deve ser evitada. Diga simplesmente que está certo e pronto.
  7. Aqui vale um alerta importante. Pais e professores não se enganem, crianças adoram jogos violentos, daqueles com muita destruição à volta, principalmente pela ação, movimentação, explosões, tiros, efeitos sonoros incríveis e o farto apelo visual que possuem estes softwares. Cabe então a cada responsável mantê-los afastados deste repertório. E caso o educador saiba por que elas não devem usar esse tipo de jogo, vale a pena explicar o motivo.
  8. Os danos psicológicos que estes softwares causam nas crianças além de ansiedade, já comprovada, são muitos. Dentre eles, provocam desequilíbrio emocional, estados psicopatológicos de bipolaridade, comportamentos violentos – não acredite nos “especialistas” que negam esse fato -, e seus efeitos negativos são devastadores e evidentes, e mesmo um leigo é capaz de comprovar tudo isso sem pedir conselho de ninguém. E de fato nem precisa, uma vez que inúmeros estudos atestam o fato, e sobre isso, não mais dúvida alguma. Agora, acreditar nos estudos patrocinados pelos fabricantes, ou nos “entendidos” de esquina, que digam o contrário, isso fica por sua conta e risco.
  9. Uma coisa muito importante: A criança é muito exigente quanto a qualidade gráfica e estética de um programa, e isso tem influência decisiva na sua aceitabilidade do mesmo. O programa pode ser o melhor do mundo em conteúdo, se não tiver boa qualidade gráfica, é bom nem tentar.
  10. Só lembrando: a boa estética dos objetos e qualidade gráfica é coisa de extrema importância na formação psicológica da criança. Significa para ela: higiene, limpeza e asseio; organização pessoal e disciplina, pensamento retilíneo, positivismo, objetivos possíveis de serem alcançados, bem estar mental, e assim por diante.Precisa dizer mais alguma coisa?Frase Enfática

    "O Educador por vocação é como um agricultor. Trabalha com aquilo que tem ao seu alcance, e mesmo na precariedade, sabe cultivar sua horta com criatividade, por isso ela é sempre a mais produtiva..."
    As Preferências Infantis e Partindo para a Ação

    Criança basicamente gosta de:Explorar, de ser desafiada, de desenhar, de objetos que se movem, de música, de sons engraçados, de fantasiar as coisas, de animais engraçados, de ver como as coisas funcionam, de ver o que as outras crianças estão fazendo. E também de ensinar a outras crianças, de ouvir histórias, de Ter a atenção de alguém mais velho, de objetos estranhos, de brincar de construir alguma coisa, de observar formas curiosas e de não Ter obrigações, ou pelo menos de não achar que tem.
    Então o que a criança verdadeiramente gosta de fazer no computador e o que tem valor educacional, cognitivo, de verdade para ela?
    Aqui vamos destacar programas de dois tipos; os chamados"Jogos Criativos", por serem de grande importância para este público, e os de "Desenho e Pintura".
    1. Softwares educativos quanto a sua vida útil, são classificados por um critério simples chamado, "Repetibilidade".
      Mas o que Significa isso? É simples, trata-se da vontade que a criança tem de jogá-lo outra vez, repetidas vezes, sem lhe causar cansaço ou saturação.
    2. Os softwares educacionais são normalmente categorizados pelo assunto tratado; Leitura, Escrita, Geografia, Matemática, por exemplo.
    3. As enciclopédias, atlas geográficos, livros de ciências, cursos multimídia, dicionários infantis e outras coisas nesse gênero, são exemplos deste segundo segmento.
    Os Jogos Criativos

    Os programas do tipo "Criatividade" usam da diversão e da curiosidade natural da criança para ensinar o que é menos óbvio. São ensinamentos complementares para as coisas do seu dia a dia, ou até mais valiosos para o seu futuro. Pela apresentação de atraentes e envolventes mundos novos prontos para serem explorados, repletos de desafios, enigmas, e jogos, estes softwares de objetivo livre, ensinam as crianças a desenvolver os conceitos básicos - desde a maneira correta de sentar à mesa, até soluções de problemas complexos - coisas que elas com certeza vão precisar mais tarde na vida.
    A idéia central é que a criança se diverte e nem nota que está aprendendo.
    Podemos comparar estes programas do tipo "Criatividade", com os "livros de atividades" repletos de figuras para desenhar e pintar, e quebras cabeças para resolver. Só que as versões do computador acrescentam a tudo isso a beleza das ilustrações cheias de cores, animações, efeitos sonoros, e a possibilidade da interação virtual, o que acaba por torná-los ainda mais divertidos e atraentes.
    Estes "Jogos Criativos" desenvolvem a capacidade de resolver problemas, o pensamento crítico e o raciocínio lógico e são indicados para uma faixa etária, na maioria, entre 3 e 8 anos, e em uns poucos casos para 8 anos e acima.
    Os "Jogos Criativos", concentram um grande número de atividades. Vamos destacar algumas.
    1. Ensinar a tomar decisões, mostrar conceitos de comportamento social correto, cidadania, normas de higiene, conceito de errado e certo.
    2. Ensinar conceitos de ecologia, biologia, reciclagem de materiais, o dar nomes aos objetos, identificar objetos usados em casa, escola, cidade, campo, etc.
    3. Ligar os pontos para formar figuras, compor cenários variados, ambientes internos, vestir personagens humanos ou não de modo adequado e diversificado, quebra cabeças, jogos de memória, labirintos repletos de obstáculos, desafios e objetos escondidos.
    4. Reconhecimento de objetos, formas, letras, números e noções de contagem.
    Criança adora explorar o mundo à sua volta. Quer saber como as coisas funcionam e como reagem ao seu contato. Jogos do tipo: explorar lugares em busca de objetos escondidos superando obstáculos são dos mais preferidos. Os populares jogos de memória, tipo formar pares ocultos, desde que tenham diversificação, quer dizer um bom acervo de ilustrações, assim como boa qualidade gráfica e sonora, elas simplesmente adoram.
    Programas que ofereçam desafios não repetitivos, onde o jogador precise vencer barreiras para conquistar algum objetivo, são excelentes para desenvolver a autoconfiança, autoestima, e a capacidade individual de resolver problemas. Desafios muito complexos não são recomendáveis para crianças entre 3 e 7 anos, elas não gostam, ficam logo frustradas por tentarem em vão.
    Analisando Softwares dessa Natureza

    A seguir, eis uma breve análise dos Pontos negativos e positivos, quando destacamos os recursos ou características, desse tipo de Software, de acordo com as faixas etárias.
    1. Pontos positivos, faixa etária entre 3 e 9 anos: 
      Som, música, voz de outras crianças, gráficos bem feitos.
    2. Pontos negativos, mesma faixa etária: 
      Música desagradável, voz de adultos, interface confusa (aparência geral da tela, a disposição dos controles, botões de comando, etc.), desenhos com poucos detalhes.
    3. Pontos positivos, faixa etária 10 anos e acima: 
      Som, música, voz de adultos ou crianças mais velhas que elas, desafios mais elaborados, interface mais sóbria (não muito infantil) e gráficos bem feitos.
    4. Pontos negativos, mesma faixa etária: 
      Música desagradável, voz de crianças menores, interface muito infantil, desafios muito simples e desenhos com poucos detalhes.

    5. menina escrevendo
      Uma tarefa que pode ser realizada, significa para a criança muito mais que uma simples atividade lúdica...
      Frase Enfática

      "Um Educador que não se recicla todos os dias, seja no estudo de si mesmo, seja na observação silenciosa e sistemática dos hábitos e carências de filhos ou alunos, deve mudar com urgência de profissão..."
      Os Programas de Desenho e Pintura

      1. Os Programas de Desenho e Pinturadesenvolvem a criatividade e imaginação infantil. Estes softwares são indicados para uma faixa etária muita dinâmica entre 4 e 14 anos, e em uns poucos casos de 14 anos e acima.
      Este tipo de software agrada a todos sem distinção. Normalmente meninos e meninas gostam muito.
      Criança gosta muito de desenhar com ou sem o computador. Através do desenho ela exercita seu lado criativo e é capaz de expressar suas fantasias. Com os recursos gráficos e cores abundantes que os programas de computador desse tipo oferecem, ela vai se sentir no paraíso.
      Programas que permitam desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos, são muito bem aceitos e tem grande valor educativo e cognitivo, além de uma alta capacidade de entretenimento.
      Eis alguns recursos que merecem destaque neste tipo de software:
      1. ATIVIDADES: O desejo que as crianças têm de tentar coisas novas, aliado a sua natural impaciência, pode contribuir para que rapidamente se sintam saturadas, por exemplo, com um software que apenas a deixe pintar e desenhar. Atividades artísticas pré-definidas tais como; livros para colorir, construção de cartões e cartazes, construção de objetos ou ambientes a partir de uma galeria de formas existentes, resolvem esse problema.
      2. TEXTOS: Efeitos especiais na elaboração de textos é um diferencial importante. A maioria dos programas não oferece a possibilidade de se usar letras estilizadas com formatos gráficos especialmente elaborados para a ocasião.
      3. ANIMAçãO: Slides, e possibilidade de se fazer animações com seus próprios desenhos é uma atração que agrada a todos.
      4. FERRAMENTAS DE PINTURA E DESENHO: Vários tipos de lápis, pincéis, traços de formatos variados, quanto mais recursos desse tipo melhor.
      5. GALERIA DE OBJETOS: Galerias de objetos e formas, onde a criança pode selecionar uma figura ou cenários de fundo, digamos uma árvore, um animal, um acessório, e copiá-lo para o seu desenho, é um atrativo que deveria ser obrigatório. Isto tem um grande peso e é altamente recomendado, pois deixa a imaginação da criança fluir diante das possibilidades que ela terá diante de si para incrementar sua obra.
      Para finalizar uma observação importante: Nunca compre software apenas pelo que está escrito e desenhado na embalagem, dê um jeito de testá-lo antes. Algumas lojas possuem cópias disponíveis para este fim, outras não testam. Outro meio de descobrir é consultando Blogs ou sites idôneos - Atenção, têm muitos que só dizem que são, quando não são - especializados em comentar a avaliar esse tipo de software.
      Se a loja não testa, procure uma que o faça, para não ter surpresas desagradáveis depois. Apesar do direito do consumidor alegar que você pode trocar produtos à vontade, a loja tem obrigação apenas de trocar o software por outro igual, e nesse caso, apenas se comprovado algum defeito de fabricação no mesmo.
      Fontes de informações adicionais:

      1. Family PC Magazine: http://www.familypc.com

      Pygame - Python Game Development: http://www.pygame.org/wiki/about

      The State of Children's Software Evaluation:


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