As atividades mostradas no vídeo, na postagem anterior, são sugestões para turmas de alfabetização com alunos com dislexia.
Todo aluno disléxico necessita de material de apoio como suporte, exemplo: dicionários, calculadoras, gravador, livros falados ( livros adaptados para alunos com deficiência visual), calculadoras, tabuada, acesso aos rascunhos, quando for fazer uso da escrita e da leitura, seja nas atividades ou nas avaliações.
A sugestão para o aluno disléxico em turmas de alfabetização, é a construção de um livro básico personalizado. Neste livro, após cada conteúdo trabalhado com a turma, a professora vai construir com o aluno páginas, maior quantidade de páginas, de atividades, sobre conteúdo, o tema, focando sempre na relação imagem e som – gravuras e letras (fonemas). Mesmo que a atividade seja de matemática ou de outra disciplina. Cada página trabalhada vai obedecer uma sequência numérica e no final do semestre deverá ser encadernado e servirá como suporte para escrita, leitura e interpretacão, que o aluno disléxico vai ser estimulado a consultar sempre que surgir uma dificuldade de um conteúdo já trabalhado.
Psicomotricidade – é a representação mental da expressão motora.
Isso significa a relação entre o pensamento e a ação. Essa é uma das principais dificuldades da pessoa com dislexia. As pessoas, em qualquer idade, com falhas nessa área terá uma série de dificuldades nos processos cognitivos, lembrando que o seu desenvolvimento pode acontecer em qualquer idade.
Esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial… são imprescindíveis par o processo de alfabetização. Veja sobre isso neste artigo: "Atividades para desenvolvimento da Psicomotricidade
Dessa forma há várias atividades de desenvolvimento psicomotor através da escrita e leitura. Na próxima postagem, há sugestões que acompanham as atividades escritas: jogos e ludicidade.
Estas atividades são sugestões para se criar outras, que podem ser diversificadas de acordo com o conteúdo trabalhado e com a criatividade, não só do professor mas como a do aluno. Nada deve ser ofertado pronto ao aluno. Abra discussões e aceite ideias que vem do aluno pois estas são mais significativas, e terão significado para o aluno, o que faz acontecer “o aprender”.
USE TAMBÉM COMPUTADOR(EDITOR DE TEXTOS), IMPRESSOS, LETRAS CURSIVAS, SIMULTANEAMENTE COM CAIXA ALTA.
Produção de texto- reconto- com registro da professora
Atividades de contextualização do tema - animais que botam ovos. "O coelho não bota ovo"
Atividade do aluno - identificando letra/fonema - palavra trabalhada
Caça- palavras com intervenção da professora - som nasal e oral da letra O
Contextualização: frases( registro da professora - letras caixa alta maiúsculas e minúsculas
Atividade construída pela aluna - identificar a letra O- nasa e oral - em outras palavras
Interdisciplinando: matemática quantificação/números e introdução a adição sem algoritmo
Números e quantidades - adição
situação-problema - sequência numérica
Psicomotricidade: sons iniciais- percepção auditiva
Psicomotricidade: relações e afinidades - relações causais
Relações e afinidades - Ralações causais - produção de textos
Esquema corporal - identificação e representação de posições
Psicomotricidade = relações e afinidades -
Relações e afinidades - compreensão de oposições semânticas - coordenação motora: colorir respeitando limites
Veja na próxima postagem sugestões de atividades de psicomotricidade através de jogos e brincadeiras com objetivos definidos que o professor vai perceber os resultados nos processos de ensino/aprendizagem do disléxico .
Por: Júlia Virginia de Moura
Referências:
ABD – Associação Brasileira de Dislexia.dislexia.org.br/
Dificuldade de Aprendizagem – Dislexia em Questão
Artigos Recomendados
Ensinar do Jeito que ele aprende
Fundamentação Científica – Psicomotricidade e Aprendizagem
Sugestão para trabalhar a Autoestima
Fonte:http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/04/atividades-para-alunos-dislexicos-livro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário