18 de set. de 2014

Aquisição da Escrita


O processo de alfabetização, o período de aquisição da escrita, 
passa por quatro diferentes fases, 
sendo elas: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética.

Ao passar por cada uma dessas fases,
a criança vai construindo a sua escrita de forma a
 perceber que a palavra é composta por várias letras, 
diferentes símbolos, e que se fragmentadas em pedaços não tem significado.
 Na verdade, trabalha-se com a palavra como um todo 
e não mais com partes (sílabas) que se agrupam para formá-las.

Exercícios de cobrir linhas pontilhadas 
servem para desenvolver a coordenação motora fina, 
mas esta pode ser trabalhada de outras formas como:
 massinha; colagens feitas com objetos pequenos,
 como macarrões de sopinha, grãos, miçangas,
além de punção e alinhavos, e vários outros.

o processo de desenvolvimento da escrita 
depende do parte cognitiva e motora. 
É preciso que a criança compreenda a formação da palavra,
 identifique os diferentes sons relacionados aos diversos códigos,
 estabeleça em seu pensamento essas construções.


Este aprendizado exige das crianças um grande domínio motor.
 Para escrever em cursiva é necessário que a 
criança realize atividades que antecedam a escrita, 
atividades estas relacionadas à psicomotricidade.
Atividades lúdicas e muito divertidas!

Uma destas atividades é o uso de massinha de modelar
. Primeiramente trabalhamos a musculatura das mãos 
com movimentos específicos para, mais tarde, 
escrevermos nossos nomes utilizando a massinha.

Com a aula Educação Física pode desenvolver
a motricidade com atividades muito divertidas!


A letra de fôrma é mais fácil de aprender pois está inserida nos livros, 
logotipos, cartazes, rótulos, etc. 
Faz parte do contexto da criança muito mais do que a letra cursiva. 
A escrita cursiva é parte integrante de nossa cultura;
 porém, é muito mais simples usar a letra de 
fôrma devido à facilidade de seu traçado.

Esta escolha está relacionada ao processo de construção
 das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial,
 os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras
são necessárias para escrever as palavras. 
As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, 
já que são caracteres isolados e 
com traçado simples - diferentemente das cursivas,
 emendadas umas às outras. 
O aprendizado das chamadas letras de mão
 deve ser trabalhado com crianças alfabéticas,
 que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.
 Antes de estarem alfabetizadas, 
elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas.

Fonte:http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/

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