O processo de alfabetização, o período de aquisição da escrita,
passa por quatro diferentes fases,
sendo elas: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética.
Ao passar por cada uma dessas fases,
a criança vai construindo a sua escrita de forma a
perceber que a palavra é composta por várias letras,
diferentes símbolos, e que se fragmentadas em pedaços não tem significado.
Na verdade, trabalha-se com a palavra como um todo
e não mais com partes (sílabas) que se agrupam para formá-las.
Exercícios de cobrir linhas pontilhadas
servem para desenvolver a coordenação motora fina,
mas esta pode ser trabalhada de outras formas como:
massinha; colagens feitas com objetos pequenos,
como macarrões de sopinha, grãos, miçangas,
além de punção e alinhavos, e vários outros.
o processo de desenvolvimento da escrita
depende do parte cognitiva e motora.
É preciso que a criança compreenda a formação da palavra,
identifique os diferentes sons relacionados aos diversos códigos,
estabeleça em seu pensamento essas construções.
Este aprendizado exige das crianças um grande domínio motor.
Para escrever em cursiva é necessário que a
criança realize atividades que antecedam a escrita,
atividades estas relacionadas à psicomotricidade.
Atividades lúdicas e muito divertidas!
Uma destas atividades é o uso de massinha de modelar
. Primeiramente trabalhamos a musculatura das mãos
com movimentos específicos para, mais tarde,
escrevermos nossos nomes utilizando a massinha.
Com a aula Educação Física pode desenvolver
a motricidade com atividades muito divertidas!
A letra de fôrma é mais fácil de aprender pois está inserida nos livros,
logotipos, cartazes, rótulos, etc.
Faz parte do contexto da criança muito mais do que a letra cursiva.
A escrita cursiva é parte integrante de nossa cultura;
porém, é muito mais simples usar a letra de
fôrma devido à facilidade de seu traçado.
Esta escolha está relacionada ao processo de construção
das hipóteses da escrita. Durante a alfabetização inicial,
os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras
são necessárias para escrever as palavras.
As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa,
já que são caracteres isolados e
com traçado simples - diferentemente das cursivas,
emendadas umas às outras.
O aprendizado das chamadas letras de mão
deve ser trabalhado com crianças alfabéticas,
que já têm a lógica do sistema de escrita organizada.
Antes de estarem alfabetizadas,
elas entram em contato naturalmente com as letras cursivas.
Fonte:http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/
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