28 de ago. de 2013

A GRIPE VEM AÍ - SAÚDE. SAIBA COMO TRABALHAR ESSE TEMA COM SEUS ALUNOS.

COM A CHEGADA DA ESTAÇÃO MAIS FRIA DO ANO, AS ESCOLAS PRECISAM INCORPORAR E ENSINAR CUIDADOS PARA EVITAR SURTOS DE GRIPE E OUTRAS VIROSES.
(CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS)
ORIENTAÇÃO AOS PAIS
ALÉM DAS CRIANÇAS, OS PAIS TAMBÉM DEVEM RECEBER INSTRUÇÕES DA ESCOLA. A VILA DA CRIANÇA POSSUI UM MÉTODO CONSTANTE DE COMUNICAÇÃO, QUE CONSISTE EM ENVIAR PARA CASA MENSAGENS POR MEIO DA AGENDA DOS ALUNOS. ASSIM, QUANDO CHEGA O OUTONO, PROFESSORES OU COORDENADORES ENVIAM TEXTOS COM INFORMAÇÕES SOBRE AS DOENÇAS QUE, SE A CRIANÇA ESTIVER COM FEBRE, ELA PERMANEÇA EM CASA. A CRIANÇA SÓ DEVE RETORNAR PARA A ESCOLA QUANDO O MÉDICO RECOMENDAR.
VENTILAÇÃO
MESMO NOS DIAS DE FRIO, AS JANELAS E PORTAS DAS CLASSES DEVEM ESTAR SEMPRE ABERTAS. POR ISSO, AS CRIANÇAS DEVEM ESTAR IR AGASALHADAS! É BOM COMUNICAR OS PAIS SOBRE ISSO, POIS MUITAS VEZES AS CRIANÇAS SÃO TEIMOSAS E NÃO QUEREM LEVAR BLUSA PARA A ESCOLA. ELES DEVEM INSISTIR E CAPRICHAR PARA QUE NÃO PASSEM FRIO.
BEBIDA E COMIDA
ÀS CRIANÇAS, UMA DAS ORIENTAÇÕES É PARA QUE ELAS NÃO BEBAM ÁGUA OU OUTROS LÍQUIDOS NOS COPOS UMAS DAS OUTRAS, PARA EVITAR A TRANSMISSÃO DE ALGUMA DOENÇA. O COLÉGIO PIAGET, DE SÃO PAULO, RECOMENDA QUE TODO MUNDO CARREGUE PARA A ESCOLA SUA PRÓPRIA GARRAFINHA, "PARA NÃO COLOCAR A BOCA NO BEBEDOURO", EXPLICA PAULA PIMENTEL, ORIENTADORA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O 2º ANO. A BOCA DA GARRAFA TAMBÉM NÃO PODE TER CONTATO COM A FONTE.
CARTAZES
NA VILA DA CRIANÇA, UMA DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PARA ORIENTAR TANTO CRIANÇAS COMO PAIS SOBRE DETERMINADAS DOENÇAS É A ELABORAÇÃO DE CARTAZES PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. "A PARTIR DO 1º ANO, AS CRIANÇAS TÊM OFICINAS DE ESCRITA, EM QUE TRABALHAMOS COM DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS", EXPLICA EULÁLIA. SÃO ELAS QUE ESCREVEM NOS CARTAZES, A PARTIR DE INFORMAÇÕES QUE TRAZEM DE PESQUISAS E DO QUE APRENDEM EM SALA. ELAS TAMBÉM PODEM COLAR IMAGENS OU FAZER ILUSTRAÇÕES. DEPOIS, AS "OBRAS" SÃO ESPALHAAS PELA ESCOLA.
SISTEMA IMUNOLÓGICO E VACINAS
SEGUNDO SAYURI KATIA IKO, COORDENADORA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DO COLÉGIO HUGO SARMENTO, DE SÃO PAULO, NO 5º ANO OS ALUNOS JÁ TIVERAM UM PRIMEIRO CONTATO COM ALGUNS SITEMAS DO CORPO HUMANO E OBSERVARAM ALGUMAS CÉLULAS AO MICROSCÓPIO. "ELES INICIAM ESTÃO O ESTUDO DO SISTEMA IMUNITÁRIO, QUE ENVOLVE DESDE AS CÉLULAS E PROCESSOS ENVOLVIDOS NA DEFESA DO CORPO ATÉ UM TRABALHO COM AS DOENÇAS QUE PODEM SER EVITADAS ATRAVÉS DA VACINAÇÃO". PARA ISSO, A ESCOLA DESENVOLVE UMA SÉRIE DE ATIVIDADES, COMO O ESTUDO DA HISTÓRIA DAS VACINAS A PARTIR DE UM TEXTO ELABORADO PELO COLÉGIO, A ANÁLISE DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DOS PRÓPRIOS ALUNOS, E UMA PESQUISA SOBRE DOENÇAS EVITADAS PELAS VACINAS INCLUÍDAS NO CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA, DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
FAGOCITOSE NA TELINHA
NA AULA DE CIÊNCIAS DO HUGO SARMENTO, OS ALUNOS APRENDEM, COM VÍDEOS BAIXADOS DA INTERNET, SOBRE A FAGOCITOSE - PROCESSO EM QUE ALGUNS GLÓBULOS BRANCOS "ENGOLEM" CORPOS ESTRANHOS QUE INFECTAM O DOENTE. O OBJETIVO É QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM COMO O SISTEMA IMUNOLÓGICO DEFENDE O ORGANISMO. NO LINKhttp://dictybase.org/multimedia/phagocytosis/phagocytosis.htm, INDICADO POR SAYURI, É POSSÍVEL FAZER O DOWNLOAD DE UM VÍDEO COM IMAGENS DE CÉLULAS REALIZANDO FAGOCITOSE. "INDICO ESSE ENDEREÇO POR CONSIDERÁ-LO BASTANTE DIDÁTICO. TRATA-SE DE UM PROTOZOÁRIO REALIZANDO A FAGOCITOSE, MAS É MUITO SEMELHANTE AO QUE OCORRE COM OS GLÓBULOS BRANCOS". APÓS ASSISTIREM A VÍDEO, AS CRIANÇAS PODEM ELABORAR UM DESENHO, UTILIZANDO-SE DE PAPEL SULFITE, LÁPIS DE COR E CANETINHAS, CONTANDO EM UMA LIGUAGEM PRÓPRIA O QUE FOI ASSISTIDO.
ENQUANTO ISSO, A GRIPE A...
DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE, SOMENTE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 6 MESES E 2 ANOS DEVEM RECEBER NECESSARIAMENTE A VACINA CONTRA A DOENÇA, ALÉM DAQUELAS QUE TENHAM DOENÇAS CRÔNICAS. AÍ SE INCLUEM, SEGUNDO O PEDIATRA MÁRIO MAIA BRACCO, DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, DE SÃO PAULO, BRONQUITE, RINITE OU DIABETES. NO COLÉGIO PIAGET, O TRABALHO COM AS CRIANÇAS TRATANDO DA GRIPE A CONSISTE EM:
* REGISTRO DOS CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS, COM CADA CRIANÇA ANOTANDO EM SEUS CADERNO;
*ELABORAÇÃO DE CARTAZES.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA VISUALIZAR MELHOR.
FONTE: GUIA PRÁTICO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL I.N.75 . JUNHO 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário