27 de mai. de 2017
PROJETO ALIMENTAÇÃO
PROJETO ALIMENTAÇÃO
OBJETIVOS:
Identificar vários tipos de alimentos
Desenvolver o conceito de alimentação e saúde
Desenvolver os conceitos de quantidades, cores e formas
Estimular a criatividade e alimentação
Desenvolver a psicomotrocidade e a socialização
Estimular a linguagem oral
EU SOU FORTE (cantar com a música ciranda-cirandinha)
Eu sou forte,forte,forte
De marré, marré, marré
Como pão com manteiga
No lugar do picolé
Gosto muito de legumes
De marré, marré,marré
Como ovo amarelinho
Que gostoso que ele é
Eu sou forte,forte,forte
De marré,marré,marré
Como verduras e frutas
Tomo leite com café
Eu sou como o coelhinho
Lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Gosto de cenouras cruas
Que têm vitaminas A
Acabou-se a cantoria
De marré,marré,marré
Quem quiser que conte outra
Que nós vamos dar no pé.
SUGESTÃO: Confeccionar máscaras ou fantoches dos alimentos que aparecem na música
SUGESTÃO: Cada criança mostrará o seu fantoche de fruta ou alimento e
dirá o nome, a cor, se é doce ou azeda etc.
BRINCANDO DE FEIRA
Feira livre
Organizar 3 balcões na sala com as mesinhas
Uma mesa só de frutas, a outra de legumes e a última de verduras
Cada criança vai a feira comprar o que quiser
EXPERIMENTO 1
Levar os alunos a experimentar o gosto dos alimentos
A banana é doce?
O limão é azedo?
A pipoca é salgada?
EXPERIMENTO 2
Etapas do crescimento do feijão
1 potinho de yogurte vazio e limpo
Um chumaço de algodão
3 grãos de feijão
Um pouco de água
Como fazer:
Colocar no fundo do potinho de yogurte o algodão com os grãos de feijão. Colocar um pouco de água para umedecer os feijões
Todos os dias umedecer os feijões, relatar todas as etapas do crescimento.
O professor elabora um mural com todas as frases das crianças sobre a germinação do feijão e fotos da experiência.
QUAL É A FRUTA?
Descobri qual é a fruta pelo cheiro ou tato
Tapar os olhos da criança e pergunta que fruta está segurando
ATIVIDADES
CANTINHO DE RECEITAS
Salada de Frutas
Lave bem as frutas e descasque
Depois as frutas devem ser picadas em pedaços bem pequenos
Colocar suco de frutas
Colocar açucar misturando bem.
Suco Natural
Medir 1 copo de suco para cada medida de água filtrada, colocar açucar, mexer bem e tomar.
Vitamina de Banana
Descascar as bananas e colocar no liquidificador
Acrescentar 1 copo de leite para cada banana
1 colher de aveia
Açucar a gosto
Bater no liquidificador
sugestão: pedir que as mães enviem receitas com frutas
BRINCADEIRAS
A MORDIDA DA MAÇÃ
O professor coloca para cada dupla um maçã pendurada com fio de naylon.
O jogo consiste em duplas de alunos, com as mãos para trás tentando dar uma mordida na maçã
Ganha a dupla que der a primeira mordida na maçã
DANÇA DA MAÇÃ
O professor coloca algumas duplas no pátio com 1 maçã entre a testa de duas crianças
As crianças colocam as mãos para trás, dançando de acordo com o ritmo da música
Vence a dupla que ficar mais tempo sem deixar a maçã cair
fonte: O Dia-a-Dia do Professor vol 1 e 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário