27 de mai. de 2017

PROJETO ALIMENTAÇÃO


PROJETO ALIMENTAÇÃO



OBJETIVOS:


Identificar vários tipos de alimentos

Desenvolver o conceito de alimentação e saúde

Desenvolver os conceitos de quantidades, cores e formas

Estimular a criatividade e alimentação

Desenvolver a psicomotrocidade e a socialização

Estimular a linguagem oral




EU SOU FORTE (cantar com a música ciranda-cirandinha)


Eu sou forte,forte,forte
De marré, marré, marré
Como pão com manteiga
No lugar do picolé

Gosto muito de legumes
De marré, marré,marré
Como ovo amarelinho
Que gostoso que ele é

Eu sou forte,forte,forte
De marré,marré,marré
Como verduras e frutas
Tomo leite com café

Eu sou como o coelhinho
Lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá
Gosto de cenouras cruas
Que têm vitaminas A

Acabou-se a cantoria
De marré,marré,marré
Quem quiser que conte outra
Que nós vamos dar no pé.

SUGESTÃO: Confeccionar máscaras ou fantoches dos alimentos que aparecem na música





SUGESTÃO: Cada criança mostrará o seu fantoche de fruta ou alimento e 
dirá o nome, a cor, se é doce ou azeda etc.


BRINCANDO DE FEIRA

Feira livre

Organizar 3 balcões na sala com as mesinhas
Uma mesa só de frutas, a outra de legumes e a última de verduras
Cada criança vai a feira comprar o que quiser

EXPERIMENTO 1
Levar os alunos a experimentar o gosto dos alimentos
A banana é doce?
O limão é azedo?
A pipoca é salgada?

EXPERIMENTO 2

Etapas do crescimento do feijão
1 potinho de yogurte vazio e limpo
Um chumaço de algodão
3 grãos de feijão
Um pouco de água

Como fazer:
Colocar no fundo do potinho de yogurte o algodão com os grãos de feijão. Colocar um pouco de água para umedecer os feijões
Todos os dias umedecer os feijões, relatar todas as etapas do crescimento.
O professor elabora um mural com todas as frases das crianças sobre a germinação do feijão e fotos da experiência.



QUAL É A FRUTA?
Descobri qual é a fruta pelo cheiro ou tato
Tapar os olhos da criança e pergunta que fruta está segurando

ATIVIDADES























CANTINHO DE RECEITAS

Salada de Frutas

Lave bem as frutas e descasque
Depois as frutas devem ser picadas em pedaços bem pequenos
Colocar suco de frutas
Colocar açucar misturando bem.

Suco Natural
Medir 1 copo de suco para cada medida de água filtrada, colocar açucar, mexer bem e tomar.

Vitamina de Banana
Descascar as bananas e colocar no liquidificador
Acrescentar 1 copo de leite para cada banana
1 colher de aveia
Açucar a gosto
Bater no liquidificador

sugestão: pedir que as mães enviem receitas com frutas




BRINCADEIRAS


A MORDIDA DA MAÇÃ

O professor coloca para cada dupla um maçã pendurada com fio de naylon.
O jogo consiste em duplas de alunos, com as mãos para trás tentando dar uma mordida na maçã
Ganha a dupla que der a primeira mordida na maçã


DANÇA DA MAÇÃ
O professor coloca algumas duplas no pátio com 1 maçã entre a testa de duas crianças
As crianças colocam as mãos para trás, dançando de acordo com o ritmo da música
Vence a dupla que ficar mais tempo sem deixar a maçã cair



fonte: O Dia-a-Dia do Professor vol 1 e 3




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves