9 de nov. de 2016

RIMAS COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS


RIMAS COM AS FORMAS GEOMÉTRICAS
Professora Carla Fernanda Fischer

EU SOU O QUADRADO
BONITO DEMAIS
TENHO QUATRO LADOS
E TODOS IGUAIS

E EU SOU O CÍRCULO
SOU IGUAL À LUA
SOU O MAIS BONITO
LÁ DA MINHA RUA

EU SOU O TRIÂNGULO
TENHO TRÊS BIQUINHOS
DE CHAPÉU EU SIRVO
PARA OS PALHACINHOS

EU SOU O RETÂNGULO
CRESCI MAIS DE UM LADO
PARA FAZER INVEJA
AO SENHOR QUADRADO



Através do poema “ Rimas com as Formas Geométricas”, trabalhamos com Matemática, Língua Portuguesa e Artes.

1º PASSO

Apresentação do poema com a leitura pela professora;


2º PASSO

Manuseio das formas geométricas;



Observação na sala de aula de objetos com as formas geométricas, como: mesas, cadeiras, estojos, ventilador...

Desenho livre com as formas geométricas;



Colorir um porco com formas geométricas e fazer a contagem das mesmas;


3º PASSO

Atividades de sequencia lógica com formas geométricas. A professora desenha uma sequencia no quadro e os alunos montam com as formas geométricas.



4° PASSO
Distribuir pelos alunos as partes da primeira estrofe do poema EU SOU O QUADRADO. Cada aluno recebe um pedaço em forma de sílabas ex. QUA DRA DO
Em seguida a professora pede quem tem a sílaba e o aluno que a tem traz para a confecção do cartaz coletivo.
Cada dia fizemos com estrofes diferentes o mesmo ritual.





5° PASSO

Colorir a capa do livrinho;



6º PASSO

Após a estrofe estar pronta e lida coletivamente, cada aluno recebeu uma folha com a parte do poema referente onde contornou o nome da forma. Em seguida utilizou o bloco lógico da forma, onde contornou e desenvolveu a atividade dentro do espaço delimitado da forma.


QUADRADO- papel de revista rasgado;



CIRCULO - papel laminado prata (lua);



TRIANGULO – dobradura do chapéu; (Observação: Cantar a música “O MEU CHAPÉU"




RETÂNGULO - desenhar um aquario dentro da forma geometrica;


7º PASSO

Atividades impressas;






Fonte: https://escolajeanpiaget.wikispaces.com/RIMAS+COM+AS+FORMAS+GEOMÉTRICAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves