29 de jun. de 2016

PROJETO - CONTE UMA HISTÓRIA




PROJETO - CONTE UMA HISTÓRIA


"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
(Bill Gates)



INTRODUÇÃO:


A Literatura Infantil vem crescendo cada vez mais no meio educacional, mas o professor ainda precisa reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
Percebendo a importância e a necessidade da turma estar em constante contato com os livros e o mundo magico das histórias infantis, mesmo bem antes da alfabetização, criei um projeto de leitura, que pode ser trabalhado em todas as faixas etárias, basta o professor fazer adaptação.


Área de conhecimento: Interdisciplinaridade


JUSTIFICATIVA:

O projeto pedagógico literatura infantil, oferece a proposta de enriquecer a imaginação dos alunos, proporcionando-lhe a oportunidade de criar, tornando assim uma leitura prazerosa.
Segundo Malamut, “lidas ou contadas ás histórias constitui-se em generosos processos educativo, pois ensinam recriando, dando a criança os estímulos e motivação apropriadas para satisfazer seus interesses, necessidade e sensibilidade”.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos uma forma lúdica de compreender o mundo da literatura.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver o gosto de ouvir e contar história;
Conhecer os diferentes tipos de histórias;
Resgatar os clássicos da literatura infantil;
Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
Estimular a criatividade e expressão corporal;
Incentivar o manuseio de livros, revistas, gibis e jornais.


PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conto e reconto de histórias;
Montagem de livros de histórias;
Dramatizações;
Diferentes técnicas para apresentação da história: contadas, lidas, utilizando fantoches, histórias sem texto, clássicos, avental, DVD, dentre outros;
Modelagem, maquete, máscara;
Músicas;
Desenhos livres;
Pintura com dedos;
Recorte e colagem;
Leitura de imagem;
Atividades contextualizadas integrando os conteúdos.


RECURSOS MATERIAIS

• Giz de cera; giz colorido;
• Tinta guache;
• Massa de modelar;
• Papéis diversos; cola e tesoura;
• Livros, gibis e revistas;
• Dvds

AVALIAÇÃO:
Será continua no decorrer da prática do projeto e será observada a mudança na ação do aluno.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves