3 de set. de 2013

Sugestão de atividade criativa para trabalhar os conceitos matemáticos, número e numeral, contagem etc.

Esta sugestão é excelente para trabalhar os conceitos matemáticos iniciais, a identificação dos numerais, a associação número/numeral, a contagem.

Veja:


archiedown

   Pode ser feito com simples fios de barbante ou lã colorida e contas plásticas. Cuide apenas para que as contas sejam grandes e tenham abertura suficiente para passarem nos fios.

   É importante perceber que o grupo precisa ser acompanhado durante toda a atividade, se for uma turma de Educação Infantil, para que ninguém engula as contas ou as coloque na boca.

São cartões de cartolina com números escritos. Ao escolher um cartão, a criança pega um barbante ou lã e coloca nele o número de contas que estiver no cartão. Em seguida, ela prende o cartão ao barbante.

  Com o auxílio do professor e dos amigos, aos poucos ela irá tirando as dúvidas e colocando a quantidade correta de contas.

 Pode ser feito associado também a objetos bem coloridos e que chamem a atenção, veja:

archiedown


   Considerei excelente a atividade, porque é concreta, eles irão pegar, contar objetos, e para as crianças que já conseguem, podem elas próprias confeccionarem os cartões, anotando os números neles.

  As crianças de menor faixa etária precisarão de auxílio para prender o cartão ao fio.


Eu trouxe a idéia e imagens  do archiedown  e a adaptei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves